Conhecida pela sua gastronomia, a vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima, vai voltar a promover o "Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo", de 17 a 19 de fevereiro, na véspera de entrudo.
O cozido à portuguesa e o arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima são os pratos tradicionalmente consumidos durante o domingo gordo, escolhidos pela sua riqueza e pelo seu sustento numa altura em que se avizinha o período de jejum.
Ponte de Lima retoma a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, integrado no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração. Esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 10% de desconto nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, e oferta de um leite-de-creme por cada dose de sarrabulho, nos restaurantes aderentes, nas refeições de sábado e domingo.
Para além das atrações gastronómicas, o fim de semana contará com arruadas de grupos musicais limianos e uma demonstração de showcooking com produtos agrolimianos. No Teatro Diogo Bernardes os espetáculos terão o sabor da Galiza com uma peça de dança contemporânea do coreógrafo Javier Martín e o concerto da artista galega Gaudi Galego que irá apresentar seu novo álbum “Roibén”.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.