Conhecida pela sua gastronomia, a vila mais antiga de Portugal, Ponte de Lima, vai voltar a promover o "Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo", de 17 a 19 de fevereiro, na véspera de entrudo.
O cozido à portuguesa e o arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima são os pratos tradicionalmente consumidos durante o domingo gordo, escolhidos pela sua riqueza e pelo seu sustento numa altura em que se avizinha o período de jejum.
Ponte de Lima retoma a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, integrado no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração. Esta iniciativa abrange as campanhas especiais de alojamento, com 10% de desconto nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, e oferta de um leite-de-creme por cada dose de sarrabulho, nos restaurantes aderentes, nas refeições de sábado e domingo.
Para além das atrações gastronómicas, o fim de semana contará com arruadas de grupos musicais limianos e uma demonstração de showcooking com produtos agrolimianos. No Teatro Diogo Bernardes os espetáculos terão o sabor da Galiza com uma peça de dança contemporânea do coreógrafo Javier Martín e o concerto da artista galega Gaudi Galego que irá apresentar seu novo álbum “Roibén”.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.