O Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo realiza-se de 22 a 24 de março de 2024, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que inclui a oferta de um copo de vinho na restauração e de um desconto de 10% na hotelaria e iniciativas diversas.
Assim, ao longo deste fim-de-semana, os estabelecimentos de restauração aderentes vão promover a oferta de um copo de vinho de boas vindas da região em todo o fim-de-semana gastronómico (desde o jantar de sexta-feira, dia 22 de março, até ao almoço de domingo dia 24 de março) aos clientes que se apresentem no âmbito dos Fim-de-semana Gastronómico.
Já os empreendimentos turísticos aderentes vão oferecer um desconto de 10% nas noites de sexta-feira (22 de março) e sábado (23 de março) aos clientes que efetuem reservas no âmbito da iniciativa.
Esta iniciativa inclui um diversificado programa de animação para acompanhar o tradicional prato Bacalhau à Viana, servido nos restaurantes aderentes a esta iniciativa, onde serão também destaque as Pataniscas de Bacalhau. A Torta de Viana, doce típico e produto certificado, promete ser um ótimo complemento para a refeição, assim como os vinhos dos diversos produtores do concelho vianense.
Na sexta-feira, 22 de março, o Poço Bar & Petiscos recebe, às 17h30, um Happy Hour – Loureiro, num momento de degustação de produtos gastronómicos locais, acompanhado de Vinho Loureiro.
No sábado, 23 de março, a Praça da República é palco do Feirão da Patanisca, com venda de produtos gastronómicos locais e animação por grupos folclóricos do concelho de Viana do Castelo, das 10h00 às 13h00.
Nesse dia, o Solar de Merufe promove está disponível para visitas e provas de vinhos, das 10h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 (preço, 12 euros por pessoa; solardemerufe@gmail.com). Também o Solar do Louredo promove visita às vinhas, adega e prova de vinhos, das 9h00 às 13h00 (preço, 12 euros por pessoa; rita.araujo@solardolouredo.com).
Neste fim-se-semana, sábado e domingo, a Praça da República apresenta ainda a Mesa da Páscoa, numa feira de produtos gastronómicos associados a esta celebração que se prolonga até ao Sábado Santo.

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.