A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e em parceria com as empresas de restauração e alojamentos turísticos aderentes, estão a promove o Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo, evento integrado no programa “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.
Em destaque, o tradicional prato “Bacalhau à Viana“, servido nos restaurantes aderentes a esta iniciativa. As “Pataniscas de Bacalhau“, a “Torta de Viana“, doce típico e produto certificado, são um ótimo complemento para a refeição, assim como os vinhos dos diversos produtores do concelho.
Nesta edição vão participar 21 restaurantes e 14 empreendimentos turísticos. Ao longo dos três dias, haverá oferta de copo de vinho da região nos restaurantes aderentes e desconto de 5% nos alojamentos aderentes.
Na sexta-feira foi promovido o evento “Consuma Português”, com degustação do Loureiro de Viana do Castelo, ao som de música ambiente, no República Bar (Praça da Erva).
Este sábado, decorreu, esta manhã, a Caminhada “Passos de Memória” pelo Trilho do Castro de Roques | PR 19, com início no Largo das Neves.
A Praça da República acolhe, das 10h00 às 13h00, o Feirão da Patanisca, que promove a venda de produtos gastronómicos locais e animação por grupos folclóricos do concelho.
Das 15h00 às 17h00, acontece uma visita à quinta e prova de vinho do Paço d’ Anha, limitado a 15 pessoas. Contactos para marcação: 258 322 459 ou geral@pacoanha.com, 15 euros por pessoa.
Neste fim-de-semana, aproveite para visitar o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas, o Centro de Mar, o Navio-Hospital Gil Eannes e os núcleos museológicos dispersos pelo concelho de Viana do Castelo.
Conheça todos os estabelecimentos aderentes e o programa de animação em:
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.