Este fim-de-semana vai ser marcado por duas modalidades reconhecidas em Vila Nova de Cerveira, local de partida do Grande Trail da Serra D’Arga e de passagem da 2ª L’Étape Portugal by Tour de France.
Esta sexta-feira, 29 de setembro, arranca mais uma edição do Grande Trail da Serra D’Arga, cujo ponto de partida dos 100km Trail Endurance acontece da Praça da Liberdade, de Vila Nova de Cerveira, às 22h00. A prova vai passar pela União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e de Lovelhe, assim como pelas freguesias de Gondarém, Loivo, Sopo e Covas.
O evento desportivo prossegue no sábado com o Ultra Trail 45km, com partida às 08h00, de Dem no concelho de Caminha. Já no domingo decorrem as restantes provas, com partida em São Lourenço da Montaria, no concelho de Viana do Castelo, nomeadamente o Trail longo 27km (09h00) e Trail Curto 17km (09h30), além das provas de caráter não competitivo Caminhada de 12km (09h30) e o Trail Kids (12h30).
As provas proporcionam aos participantes uma experiência em ambiente natural com vistas panorâmicas únicas. O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events e a colaboração das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, assim como as Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Covas, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo, Amonde, Gondar, Orbacém, Vila Praia de Âncora e Afife.
No domingo, dia 1 de outubro, vários concelhos do Alto Minho, incluindo o de Vila Nova de Cerveira, acolhem a 2ª L’Étape Portugal by Tour de France, um evento de Ciclismo de Estrada, aberto a ciclistas amadores federados e não federados, estando prevista a participação de cerca de 1000 ciclistas.
Com partida marcada para as 09h00 e chegada em Viana do Castelo, o evento apresenta-se com três distâncias: 147 km, com uma elevação de 2791m; 103 km e uma elevação de 1905m; e 51 km, com uma elevação de 700m.
Trata-se de uma organização da Podium Events, S.A., em conjunto com a Stream Plan Lda e o Clube Desportivo e Recreativo Chronos, tendo como parceiros dos Municípios de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura, Infraestruturas de Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Fotografia: Carlos Sá
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.