Este fim-de-semana vai ser marcado por duas modalidades reconhecidas em Vila Nova de Cerveira, local de partida do Grande Trail da Serra D’Arga e de passagem da 2ª L’Étape Portugal by Tour de France.
Esta sexta-feira, 29 de setembro, arranca mais uma edição do Grande Trail da Serra D’Arga, cujo ponto de partida dos 100km Trail Endurance acontece da Praça da Liberdade, de Vila Nova de Cerveira, às 22h00. A prova vai passar pela União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e de Lovelhe, assim como pelas freguesias de Gondarém, Loivo, Sopo e Covas.
O evento desportivo prossegue no sábado com o Ultra Trail 45km, com partida às 08h00, de Dem no concelho de Caminha. Já no domingo decorrem as restantes provas, com partida em São Lourenço da Montaria, no concelho de Viana do Castelo, nomeadamente o Trail longo 27km (09h00) e Trail Curto 17km (09h30), além das provas de caráter não competitivo Caminhada de 12km (09h30) e o Trail Kids (12h30).
As provas proporcionam aos participantes uma experiência em ambiente natural com vistas panorâmicas únicas. O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events e a colaboração das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, assim como as Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Covas, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo, Amonde, Gondar, Orbacém, Vila Praia de Âncora e Afife.
No domingo, dia 1 de outubro, vários concelhos do Alto Minho, incluindo o de Vila Nova de Cerveira, acolhem a 2ª L’Étape Portugal by Tour de France, um evento de Ciclismo de Estrada, aberto a ciclistas amadores federados e não federados, estando prevista a participação de cerca de 1000 ciclistas.
Com partida marcada para as 09h00 e chegada em Viana do Castelo, o evento apresenta-se com três distâncias: 147 km, com uma elevação de 2791m; 103 km e uma elevação de 1905m; e 51 km, com uma elevação de 700m.
Trata-se de uma organização da Podium Events, S.A., em conjunto com a Stream Plan Lda e o Clube Desportivo e Recreativo Chronos, tendo como parceiros dos Municípios de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura, Infraestruturas de Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Fotografia: Carlos Sá
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.