Este fim-de-semana vai ser marcado por duas modalidades reconhecidas em Vila Nova de Cerveira, local de partida do Grande Trail da Serra D’Arga e de passagem da 2ª L’Étape Portugal by Tour de France.
Esta sexta-feira, 29 de setembro, arranca mais uma edição do Grande Trail da Serra D’Arga, cujo ponto de partida dos 100km Trail Endurance acontece da Praça da Liberdade, de Vila Nova de Cerveira, às 22h00. A prova vai passar pela União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e de Lovelhe, assim como pelas freguesias de Gondarém, Loivo, Sopo e Covas.
O evento desportivo prossegue no sábado com o Ultra Trail 45km, com partida às 08h00, de Dem no concelho de Caminha. Já no domingo decorrem as restantes provas, com partida em São Lourenço da Montaria, no concelho de Viana do Castelo, nomeadamente o Trail longo 27km (09h00) e Trail Curto 17km (09h30), além das provas de caráter não competitivo Caminhada de 12km (09h30) e o Trail Kids (12h30).
As provas proporcionam aos participantes uma experiência em ambiente natural com vistas panorâmicas únicas. O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pela Carlos Sá Nature Events e a colaboração das Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, assim como as Juntas de Freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Covas, Estorãos, Arga S. João, Arga de cima, Arga de Baixo, Amonde, Gondar, Orbacém, Vila Praia de Âncora e Afife.
No domingo, dia 1 de outubro, vários concelhos do Alto Minho, incluindo o de Vila Nova de Cerveira, acolhem a 2ª L’Étape Portugal by Tour de France, um evento de Ciclismo de Estrada, aberto a ciclistas amadores federados e não federados, estando prevista a participação de cerca de 1000 ciclistas.
Com partida marcada para as 09h00 e chegada em Viana do Castelo, o evento apresenta-se com três distâncias: 147 km, com uma elevação de 2791m; 103 km e uma elevação de 1905m; e 51 km, com uma elevação de 700m.
Trata-se de uma organização da Podium Events, S.A., em conjunto com a Stream Plan Lda e o Clube Desportivo e Recreativo Chronos, tendo como parceiros dos Municípios de Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura, Infraestruturas de Portugal e Federação Portuguesa de Ciclismo.
Fotografia: Carlos Sá
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.