“O Pior Homem de Londres”, rodado no norte do país, estreou em Portugal na passada quinta-feira, 08 de fevereiro. A longa-metragem contou com filmagens em Alvarães, Viana do Castelo e vários figurantes vianenses.
“O pior homem de Londres” é um filme de época do século XIX, do realizador Rodrigo Areias. O filme produzido pela Leopardo Filmes, foi rodado no norte do país, foca a história de Charles Augustus Howell, um português de nascimento embora com origens inglesas.
A rodagem da película decorreu na cidade do Porto, em lugares com interesse arquitetónico e interesse para a época, como o Palacete Pinto Leite, Quinta Museu Santiago ou ainda o Jardim Botânico.
A cidade de Viana do Castelo também foi palco das filmagens do filme devido à sua “luminosidade e aspeto arquitetónico”. A rodagem na capital do Alto Minho aconteceu na Antiga Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, com características do património industrial, onde foi recriado o ambiente das ruas de Londres, o ambiente dos pubs e dos trabalhadores.

Na Londres da época vitoriana, por entre a comunidade artística e a conspiração política, movimenta-se um homem de espírito aventureiro e grande argúcia: Charles Augustus Howell, the Portugee, nascido no Porto de mãe portuguesa e pai inglês, agente de grandes artistas e negociador de arte, agente secreto e mestre na chantagem. Arthur Conan Doyle fê-lo personagem das histórias do detective Sherlock Holmes e apelidou-o de o pior homem de Londres.
O filme de Rodrigo Areias conta com a participação dos atores, Albano Jerónimo, Edward Ashley, Victoria Guerra, entre outros.
“O Pior Homem de Londres” teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.