“O Pior Homem de Londres”, rodado no norte do país, estreou em Portugal na passada quinta-feira, 08 de fevereiro. A longa-metragem contou com filmagens em Alvarães, Viana do Castelo e vários figurantes vianenses.
“O pior homem de Londres” é um filme de época do século XIX, do realizador Rodrigo Areias. O filme produzido pela Leopardo Filmes, foi rodado no norte do país, foca a história de Charles Augustus Howell, um português de nascimento embora com origens inglesas.
A rodagem da película decorreu na cidade do Porto, em lugares com interesse arquitetónico e interesse para a época, como o Palacete Pinto Leite, Quinta Museu Santiago ou ainda o Jardim Botânico.
A cidade de Viana do Castelo também foi palco das filmagens do filme devido à sua “luminosidade e aspeto arquitetónico”. A rodagem na capital do Alto Minho aconteceu na Antiga Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, com características do património industrial, onde foi recriado o ambiente das ruas de Londres, o ambiente dos pubs e dos trabalhadores.

Na Londres da época vitoriana, por entre a comunidade artística e a conspiração política, movimenta-se um homem de espírito aventureiro e grande argúcia: Charles Augustus Howell, the Portugee, nascido no Porto de mãe portuguesa e pai inglês, agente de grandes artistas e negociador de arte, agente secreto e mestre na chantagem. Arthur Conan Doyle fê-lo personagem das histórias do detective Sherlock Holmes e apelidou-o de o pior homem de Londres.
O filme de Rodrigo Areias conta com a participação dos atores, Albano Jerónimo, Edward Ashley, Victoria Guerra, entre outros.
“O Pior Homem de Londres” teve o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.