A partir de abril, os passageiros dos voos de longo curso da TAP poderão assistir ao filme da Romaria d’Agonia, que se realiza anualmente em agosto, em Viana do Castelo, e já arrecadou mais de vinte distinções a nível mundial.
O filme promocional de 2023 destaca o espírito de comunidade vivido em Viana do Castelo, onde, ano após ano, milhares de pessoas unem esforços para preparar a maior “Romaria” de sempre, enchendo as ruas de cor, alegria e devoção.
Entre mais de 300 filmes submetidos, a equipa de entretenimento a bordo da TAP sublinha a importância da presença destas produções promocionais nos voos de longo curso. Esta iniciativa representa uma montra privilegiada para quem entra no país, apresentando Portugal de forma diferenciada na “maior sala de cinema” nacional — a TAP, que transporta anualmente mais de 4 milhões de passageiros.
Nos voos de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé e Príncipe), será possível sentir a essência da rainha das Romarias de Portugal. O filme integrará uma seleção criteriosa dos melhores filmes nacionais, escolhidos entre os premiados da edição de 2024 do Festival ART&TUR, realizado em outubro na Lousã.
Com produção da VianaFestas e realização do vianense Flávio Cruz, o filme que arrecadou vários prémios e distinções em festivais pelos quatro cantos do mundo está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo a todo o mundo e a todos os que gostam da festa.
“Só em 2024 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos digitais que chegaram a mais de um milhão de pessoas em todo o mundo”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Na opinião da direção do Festival, o êxito desta parceria, traduzido no facto dos filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR, integrarem a programação da plataforma de entretenimento da TAP, “é uma demonstração da elevada qualidade dos conteúdos audiovisuais para turismo produzidos em Portugal e a uma aposta eficaz da TAP no apoio à promoção internacional dos destinos turísticos existentes em Portugal”.
Esta cooperação vem acrescentar valor a um trabalho continuado e consistente por parte do Festival ART&TUR ao longo dos últimos 17 anos, valorizando e premiando as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em qualquer país do mundo, do qual faz parte o filme promocional da Romaria d’Agonia produzido em 2023.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que decorre de 12 a 20 de agosto, é a maior festa religiosa e profana de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. Com um programa repleto de tradição, fé e festa, a edição de 2025 promete consolidar ainda mais o evento como um dos maiores ícones culturais do país.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.