A partir de abril, os passageiros dos voos de longo curso da TAP poderão assistir ao filme da Romaria d’Agonia, que se realiza anualmente em agosto, em Viana do Castelo, e já arrecadou mais de vinte distinções a nível mundial.
O filme promocional de 2023 destaca o espírito de comunidade vivido em Viana do Castelo, onde, ano após ano, milhares de pessoas unem esforços para preparar a maior “Romaria” de sempre, enchendo as ruas de cor, alegria e devoção.
Entre mais de 300 filmes submetidos, a equipa de entretenimento a bordo da TAP sublinha a importância da presença destas produções promocionais nos voos de longo curso. Esta iniciativa representa uma montra privilegiada para quem entra no país, apresentando Portugal de forma diferenciada na “maior sala de cinema” nacional — a TAP, que transporta anualmente mais de 4 milhões de passageiros.
Nos voos de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé e Príncipe), será possível sentir a essência da rainha das Romarias de Portugal. O filme integrará uma seleção criteriosa dos melhores filmes nacionais, escolhidos entre os premiados da edição de 2024 do Festival ART&TUR, realizado em outubro na Lousã.
Com produção da VianaFestas e realização do vianense Flávio Cruz, o filme que arrecadou vários prémios e distinções em festivais pelos quatro cantos do mundo está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo a todo o mundo e a todos os que gostam da festa.
“Só em 2024 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos digitais que chegaram a mais de um milhão de pessoas em todo o mundo”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Na opinião da direção do Festival, o êxito desta parceria, traduzido no facto dos filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR, integrarem a programação da plataforma de entretenimento da TAP, “é uma demonstração da elevada qualidade dos conteúdos audiovisuais para turismo produzidos em Portugal e a uma aposta eficaz da TAP no apoio à promoção internacional dos destinos turísticos existentes em Portugal”.
Esta cooperação vem acrescentar valor a um trabalho continuado e consistente por parte do Festival ART&TUR ao longo dos últimos 17 anos, valorizando e premiando as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em qualquer país do mundo, do qual faz parte o filme promocional da Romaria d’Agonia produzido em 2023.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que decorre de 12 a 20 de agosto, é a maior festa religiosa e profana de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. Com um programa repleto de tradição, fé e festa, a edição de 2025 promete consolidar ainda mais o evento como um dos maiores ícones culturais do país.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.