A partir de abril, os passageiros dos voos de longo curso da TAP poderão assistir ao filme da Romaria d’Agonia, que se realiza anualmente em agosto, em Viana do Castelo, e já arrecadou mais de vinte distinções a nível mundial.
O filme promocional de 2023 destaca o espírito de comunidade vivido em Viana do Castelo, onde, ano após ano, milhares de pessoas unem esforços para preparar a maior “Romaria” de sempre, enchendo as ruas de cor, alegria e devoção.
Entre mais de 300 filmes submetidos, a equipa de entretenimento a bordo da TAP sublinha a importância da presença destas produções promocionais nos voos de longo curso. Esta iniciativa representa uma montra privilegiada para quem entra no país, apresentando Portugal de forma diferenciada na “maior sala de cinema” nacional — a TAP, que transporta anualmente mais de 4 milhões de passageiros.
Nos voos de e para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé e Príncipe), será possível sentir a essência da rainha das Romarias de Portugal. O filme integrará uma seleção criteriosa dos melhores filmes nacionais, escolhidos entre os premiados da edição de 2024 do Festival ART&TUR, realizado em outubro na Lousã.
Com produção da VianaFestas e realização do vianense Flávio Cruz, o filme que arrecadou vários prémios e distinções em festivais pelos quatro cantos do mundo está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo a todo o mundo e a todos os que gostam da festa.
“Só em 2024 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos digitais que chegaram a mais de um milhão de pessoas em todo o mundo”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Na opinião da direção do Festival, o êxito desta parceria, traduzido no facto dos filmes portugueses premiados no Festival ART&TUR, integrarem a programação da plataforma de entretenimento da TAP, “é uma demonstração da elevada qualidade dos conteúdos audiovisuais para turismo produzidos em Portugal e a uma aposta eficaz da TAP no apoio à promoção internacional dos destinos turísticos existentes em Portugal”.
Esta cooperação vem acrescentar valor a um trabalho continuado e consistente por parte do Festival ART&TUR ao longo dos últimos 17 anos, valorizando e premiando as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em qualquer país do mundo, do qual faz parte o filme promocional da Romaria d’Agonia produzido em 2023.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que decorre de 12 a 20 de agosto, é a maior festa religiosa e profana de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. Com um programa repleto de tradição, fé e festa, a edição de 2025 promete consolidar ainda mais o evento como um dos maiores ícones culturais do país.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.