O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe hoje, quinta-feira, às 17h30, a apresentação oficial da longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada numa lenda vianense que promete levar ao cinema o espírito e as tradições do Minho.
O evento revelação, promovido pela Watermelon Productions, marca o primeiro contacto do público com este projeto de grande dimensão, que representa um investimento de 15 milhões de euros. A sessão contará com a presença dos atores Pêpê Rapazote, Mário Redondo e Diogo Carriço, e, por vídeo, das atrizes Melânia Gomes e Daniela Melchior.
Com realização de Rodrigo Carvalho e argumento de João Ramos e Henrique Silva, o filme é produzido pela Watermelon Productions e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e do Turismo Porto e Norte de Portugal.
Segundo o produtor Rui Miranda, cofundador da Watermelon Productions, “‘Viana, A Lenda dos Corações de Ouro’ é uma história fantástica, muito bem escrita e capaz de atrair famílias e crianças”. O responsável acredita que o filme “foi feito com os ingredientes certos para o sucesso”.
A narrativa acompanha Ana, uma jovem vianense, e Thomas, um humilde artesão, cujo amor é posto à prova pelas exigências do pai da jovem. Com o apoio das mulheres de Viana e da arte da filigrana, o casal mostra que o amor é uma força transformadora capaz de vencer todas as barreiras.
A produção deverá estar concluída em março de 2026, com antestreia prevista para o verão, também no Teatro Municipal Sá de Miranda.
“Este filme celebra o amor, a cultura e a identidade vianense, levando o nome de Viana do Castelo além-fronteiras através da animação portuguesa”, sublinha Rui Miranda.
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
A cidade de Viana do Castelo conta com um espaço único no país dedicado à preservação da história das motocicletas. O Museu da Moto, criado pela Associação Velhas Bielas de Viana, é o resultado de um projeto iniciado em 2008, com o objetivo de reunir, conservar e divulgar o património ligado ao motociclismo.