Um lusodescendente, de 25 anos, neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, está entre as vítimas mortais do ataque de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A informação foi avançada ao Jornal LusoAmericano por um primo de Matthew Tenedório.
Segundo confirmou Michael Tenedório, Matthew está entre os 14 mortos do ataque, mas não morreu atropelado. O jovem foi baleado pelo suspeito.
A família de Matthew Tenedório tem origens no Minho. O jovem era filho do emigrante português Luís Tenedório, conhecido como Lou, e neto paterno dos emigrantes João e Dalila Tenedório.
Matthew tinha estado com os pais num jantar de ano novo e juntou-se depois aos amigos no local onde ocorreu o ataque.
“Abracei-o e disse-lhe, ‘amo-te muito. Bom Ano Novo! Por favor manda-me uma mensagem quando chegares a casa’. E a mensagem nunca chegou”, disse a mãe, Kathy Tenedório, à ABC. “O meu filho morreu na hora… Ontem à noite abracei-o e beijei-o. Disse-lhe que o amava. Ele tinha tanta esperança, um grande futuro”, lamentou.
O lusodescendente trabalhava como produtor de vídeo para a equipa de futebol americano New Orleans Saints, que lamentou a morte.
“Matthew era jovem, talentoso e tinha um futuro brilhante”, disseram, em comunicado. “Os nossos pensamentos, orações e mais profundas condolências estão com a família Tenedório e todos os afetados por este ato de terrorismo sem sentido”, acrescentaram.
A família criou uma angariação de fundos para as despesas do funeral na plataforma GoFundMe, onde o descrevem como “um filho, irmão, tio e amigo amado, cujo espírito descontraído e risadas contagiantes traziam alegria a todos ao seu redor”.
Matthew deixa também os irmãos Jonathon e Jeremy.
As cerimónias fúnebres deverão realizar-se daqui a duas semanas, no estado de Mississippi, onde vive a família.
Os Estados Unidos identificaram Shamsud-Din Bahar Jabbar, um cidadão norte-americano de 42 anos, como o autor do atentado registado nas festas de Ano Novo. Com a morte do suspeito, que acabou por ser alvejado pelas autoridades, o número total de mortos fixou-se em 15.
O homem, que perpetrou o ataque com um carro, também colocou duas bombas artesanais no bairro francês da cidade, onde multidões se aglomeravam para celebrar o Ano Novo.
As autoridades também informaram que o alegado autor do ataque proclamou em vários vídeos o seu apoio ao grupo Estado Islâmico (EI) e invocava ter aderido à organização.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.