Um lusodescendente, de 25 anos, neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, está entre as vítimas mortais do ataque de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A informação foi avançada ao Jornal LusoAmericano por um primo de Matthew Tenedório.
Segundo confirmou Michael Tenedório, Matthew está entre os 14 mortos do ataque, mas não morreu atropelado. O jovem foi baleado pelo suspeito.
A família de Matthew Tenedório tem origens no Minho. O jovem era filho do emigrante português Luís Tenedório, conhecido como Lou, e neto paterno dos emigrantes João e Dalila Tenedório.
Matthew tinha estado com os pais num jantar de ano novo e juntou-se depois aos amigos no local onde ocorreu o ataque.
“Abracei-o e disse-lhe, ‘amo-te muito. Bom Ano Novo! Por favor manda-me uma mensagem quando chegares a casa’. E a mensagem nunca chegou”, disse a mãe, Kathy Tenedório, à ABC. “O meu filho morreu na hora… Ontem à noite abracei-o e beijei-o. Disse-lhe que o amava. Ele tinha tanta esperança, um grande futuro”, lamentou.
O lusodescendente trabalhava como produtor de vídeo para a equipa de futebol americano New Orleans Saints, que lamentou a morte.
“Matthew era jovem, talentoso e tinha um futuro brilhante”, disseram, em comunicado. “Os nossos pensamentos, orações e mais profundas condolências estão com a família Tenedório e todos os afetados por este ato de terrorismo sem sentido”, acrescentaram.
A família criou uma angariação de fundos para as despesas do funeral na plataforma GoFundMe, onde o descrevem como “um filho, irmão, tio e amigo amado, cujo espírito descontraído e risadas contagiantes traziam alegria a todos ao seu redor”.
Matthew deixa também os irmãos Jonathon e Jeremy.
As cerimónias fúnebres deverão realizar-se daqui a duas semanas, no estado de Mississippi, onde vive a família.
Os Estados Unidos identificaram Shamsud-Din Bahar Jabbar, um cidadão norte-americano de 42 anos, como o autor do atentado registado nas festas de Ano Novo. Com a morte do suspeito, que acabou por ser alvejado pelas autoridades, o número total de mortos fixou-se em 15.
O homem, que perpetrou o ataque com um carro, também colocou duas bombas artesanais no bairro francês da cidade, onde multidões se aglomeravam para celebrar o Ano Novo.
As autoridades também informaram que o alegado autor do ataque proclamou em vários vídeos o seu apoio ao grupo Estado Islâmico (EI) e invocava ter aderido à organização.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.