Um lusodescendente, de 25 anos, neto e filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira, está entre as vítimas mortais do ataque de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A informação foi avançada ao Jornal LusoAmericano por um primo de Matthew Tenedório.
Segundo confirmou Michael Tenedório, Matthew está entre os 14 mortos do ataque, mas não morreu atropelado. O jovem foi baleado pelo suspeito.
A família de Matthew Tenedório tem origens no Minho. O jovem era filho do emigrante português Luís Tenedório, conhecido como Lou, e neto paterno dos emigrantes João e Dalila Tenedório.
Matthew tinha estado com os pais num jantar de ano novo e juntou-se depois aos amigos no local onde ocorreu o ataque.
“Abracei-o e disse-lhe, ‘amo-te muito. Bom Ano Novo! Por favor manda-me uma mensagem quando chegares a casa’. E a mensagem nunca chegou”, disse a mãe, Kathy Tenedório, à ABC. “O meu filho morreu na hora… Ontem à noite abracei-o e beijei-o. Disse-lhe que o amava. Ele tinha tanta esperança, um grande futuro”, lamentou.
O lusodescendente trabalhava como produtor de vídeo para a equipa de futebol americano New Orleans Saints, que lamentou a morte.
“Matthew era jovem, talentoso e tinha um futuro brilhante”, disseram, em comunicado. “Os nossos pensamentos, orações e mais profundas condolências estão com a família Tenedório e todos os afetados por este ato de terrorismo sem sentido”, acrescentaram.
A família criou uma angariação de fundos para as despesas do funeral na plataforma GoFundMe, onde o descrevem como “um filho, irmão, tio e amigo amado, cujo espírito descontraído e risadas contagiantes traziam alegria a todos ao seu redor”.
Matthew deixa também os irmãos Jonathon e Jeremy.
As cerimónias fúnebres deverão realizar-se daqui a duas semanas, no estado de Mississippi, onde vive a família.
Os Estados Unidos identificaram Shamsud-Din Bahar Jabbar, um cidadão norte-americano de 42 anos, como o autor do atentado registado nas festas de Ano Novo. Com a morte do suspeito, que acabou por ser alvejado pelas autoridades, o número total de mortos fixou-se em 15.
O homem, que perpetrou o ataque com um carro, também colocou duas bombas artesanais no bairro francês da cidade, onde multidões se aglomeravam para celebrar o Ano Novo.
As autoridades também informaram que o alegado autor do ataque proclamou em vários vídeos o seu apoio ao grupo Estado Islâmico (EI) e invocava ter aderido à organização.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.