A Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) distinguiu Portugal, e mais especificamente o seu representante português, Alberto Rego, enquanto “FIDAF Best Activity Country 2023” – País com Melhor Atividade FIDAF 2023, no seu Congresso Mundial em Cheonan, Coreia do Sul.
Para isso, muito contribuiu o facto de Portugal passar a ter, em 2023, e pela primeira vez, dois Festivais com a chancela FIDAF: o Festival de Folclore Internacional Alto Minho (Viana do Castelo) e o FestARTE (Matosinhos), que integram uma lista de festivais de 5 continentes distinguidos por esta organização.
Alberto Rego, um dos Diretores da Comissão Europeia da FIDAF desde 2016, em representação de Portugal, refere que este prémio deve ser partilhado com os dois Festivais entretanto certificados, com Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho – AGFAM, de que é presidente desde 1994, e com a VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, cuja direção integra desde 2002.
As inúmeras atividades desenvolvidas por estas instituições, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, muito têm contribuído para reconectar pessoas e associações de todo o mundo ligadas ao folclore e muito têm engrandecido a imagem das danças, das cantigas e das músicas de cariz popular.
São exemplo destas atividades o próprio Festival da Folclore Internacional Alto Minho, de que Alberto Rego foi presidente durante 20 anos (1997-2016), mas também a comemoração do Dia Mundial da Dança e do Canto, a comemoração do Dia Europeu do Folclore, os espetáculos “A Minha Terra é Viana” e “Encontro de Culturas” (este último com a colaboração de inúmeros migrantes residentes em Viana do Castelo), e as Jornadas de Reflexão da AGFAM.
Embora de forma indireta, 2023 foi, ainda, o ano em que, em Viana do Castelo, as danças tradicionais chegaram a centenas de pessoas através da “Festa da Dança” da AGFAM, mas, também, a mais de duas dezenas de turmas dos Agrupamentos de Escolas Vianenses, e em que mais de 50 professores começaram a fazer formação nesta área.
Ainda em 2023, Alberto Rego esteve em constante contacto com representantes de outras comissões da FIDAF e esteve presente no Cheonan World Dance Festival, assim como na reunião anual do seu Comité Executivo, na Coreia do Sul.
O prémio foi atribuído em ex aequo com a Polónia, de que é representante nacional Maria Szupiluk, um país onde a relevância governamental dada à cultura popular é muito significativa.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.