Logo
Internacional

FIDAF distingue Portugal como País com a Melhor Atividade 

4 Novembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) distinguiu Portugal, e mais especificamente o seu representante português, Alberto Rego, enquanto “FIDAF Best Activity Country 2023” – País com Melhor Atividade FIDAF 2023, no seu Congresso Mundial em Cheonan, Coreia do Sul. 

Para isso, muito contribuiu o facto de Portugal passar a ter, em 2023, e pela primeira vez, dois Festivais com a chancela FIDAF: o Festival de Folclore Internacional Alto Minho (Viana do Castelo) e o FestARTE (Matosinhos), que integram uma lista de festivais de 5 continentes distinguidos por esta organização. 

Alberto Rego, um dos Diretores da Comissão Europeia da FIDAF desde 2016, em representação de Portugal, refere que este prémio deve ser partilhado com os dois Festivais entretanto certificados, com Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho – AGFAM, de que é presidente desde 1994, e com a VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, cuja direção integra desde 2002.

As inúmeras atividades desenvolvidas por estas instituições, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, muito têm contribuído para reconectar pessoas e associações de todo o mundo ligadas ao folclore e muito têm engrandecido a imagem das danças, das cantigas e das músicas de cariz popular. 

São exemplo destas atividades o próprio Festival da Folclore Internacional Alto Minho, de que Alberto Rego foi presidente durante 20 anos (1997-2016), mas também a comemoração do Dia Mundial da Dança e do Canto, a comemoração do Dia Europeu do Folclore, os espetáculos “A Minha Terra é Viana” e “Encontro de Culturas” (este último com a colaboração de inúmeros migrantes residentes em Viana do Castelo), e as Jornadas de Reflexão da AGFAM. 

Embora de forma indireta, 2023 foi, ainda, o ano em que, em Viana do Castelo, as danças tradicionais chegaram a centenas de pessoas através da “Festa da Dança” da AGFAM, mas, também, a mais de duas dezenas de turmas dos Agrupamentos de Escolas Vianenses, e em que mais de 50 professores começaram a fazer formação nesta área.   

Ainda em 2023, Alberto Rego esteve em constante contacto com representantes de outras comissões da FIDAF e esteve presente no Cheonan World Dance Festival, assim como na reunião anual do seu Comité Executivo, na Coreia do Sul. 

O prémio foi atribuído em ex aequo com a Polónia, de que é representante nacional Maria Szupiluk, um país onde a relevância governamental dada à cultura popular é muito significativa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.