A Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF) distinguiu Portugal, e mais especificamente o seu representante português, Alberto Rego, enquanto “FIDAF Best Activity Country 2023” – País com Melhor Atividade FIDAF 2023, no seu Congresso Mundial em Cheonan, Coreia do Sul.
Para isso, muito contribuiu o facto de Portugal passar a ter, em 2023, e pela primeira vez, dois Festivais com a chancela FIDAF: o Festival de Folclore Internacional Alto Minho (Viana do Castelo) e o FestARTE (Matosinhos), que integram uma lista de festivais de 5 continentes distinguidos por esta organização.
Alberto Rego, um dos Diretores da Comissão Europeia da FIDAF desde 2016, em representação de Portugal, refere que este prémio deve ser partilhado com os dois Festivais entretanto certificados, com Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho – AGFAM, de que é presidente desde 1994, e com a VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, cuja direção integra desde 2002.
As inúmeras atividades desenvolvidas por estas instituições, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, muito têm contribuído para reconectar pessoas e associações de todo o mundo ligadas ao folclore e muito têm engrandecido a imagem das danças, das cantigas e das músicas de cariz popular.
São exemplo destas atividades o próprio Festival da Folclore Internacional Alto Minho, de que Alberto Rego foi presidente durante 20 anos (1997-2016), mas também a comemoração do Dia Mundial da Dança e do Canto, a comemoração do Dia Europeu do Folclore, os espetáculos “A Minha Terra é Viana” e “Encontro de Culturas” (este último com a colaboração de inúmeros migrantes residentes em Viana do Castelo), e as Jornadas de Reflexão da AGFAM.
Embora de forma indireta, 2023 foi, ainda, o ano em que, em Viana do Castelo, as danças tradicionais chegaram a centenas de pessoas através da “Festa da Dança” da AGFAM, mas, também, a mais de duas dezenas de turmas dos Agrupamentos de Escolas Vianenses, e em que mais de 50 professores começaram a fazer formação nesta área.
Ainda em 2023, Alberto Rego esteve em constante contacto com representantes de outras comissões da FIDAF e esteve presente no Cheonan World Dance Festival, assim como na reunião anual do seu Comité Executivo, na Coreia do Sul.
O prémio foi atribuído em ex aequo com a Polónia, de que é representante nacional Maria Szupiluk, um país onde a relevância governamental dada à cultura popular é muito significativa.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.