Logo
Regional

“FIBRA” em digressão pelo Vale do Minho

24 Janeiro, 2023 | 10:10
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A performance criada por Filipe Moreira e Lola Sousa parte das potencialidades plásticas do figurino para explorar as emoções humanas associadas à ideia de ambiguidade, deformidade e metamorfose. As limitações e adaptações da peça vestível, ao corpo, servem de pretexto para pensar o belo e o feio, bem como a relação entre a matéria, o artista e o espectador.

A Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi criada em 2014 pelo Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), pelas Comédias do Minho e pelo Teatro Municipal do Porto. Surgiu para manter vivo o legado de Isabel Alves Costa através do apoio a novas criações no domínio das artes performativas contribuindo, assim, para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios. São privilegiados projetos de pequeno/médio formato atravessados por grande liberdade criativa, inovação e cruzamento de linguagens.

A IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi atribuída ao projeto FIBRA em 2020. O espetáculo estreou, no mesmo ano, no FIMP’20.

No entanto, a digressão pelo território de atuação das Comédias do Minho ficou comprometida pelo contexto pandémico. Até 4 de fevereiro, a performance cumpre o seu destino de circulação pelas salas de Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença – num total de cinco datas. Filipe Moreira é o performer que explora os limites e possibilidades da epiderme roupa-corpo, em palco. Em FIBRA, o visível assume uma dança de inúmeras identidades.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.