A performance criada por Filipe Moreira e Lola Sousa parte das potencialidades plásticas do figurino para explorar as emoções humanas associadas à ideia de ambiguidade, deformidade e metamorfose. As limitações e adaptações da peça vestível, ao corpo, servem de pretexto para pensar o belo e o feio, bem como a relação entre a matéria, o artista e o espectador.
A Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi criada em 2014 pelo Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), pelas Comédias do Minho e pelo Teatro Municipal do Porto. Surgiu para manter vivo o legado de Isabel Alves Costa através do apoio a novas criações no domínio das artes performativas contribuindo, assim, para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios. São privilegiados projetos de pequeno/médio formato atravessados por grande liberdade criativa, inovação e cruzamento de linguagens.
A IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi atribuída ao projeto FIBRA em 2020. O espetáculo estreou, no mesmo ano, no FIMP’20.
No entanto, a digressão pelo território de atuação das Comédias do Minho ficou comprometida pelo contexto pandémico. Até 4 de fevereiro, a performance cumpre o seu destino de circulação pelas salas de Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença – num total de cinco datas. Filipe Moreira é o performer que explora os limites e possibilidades da epiderme roupa-corpo, em palco. Em FIBRA, o visível assume uma dança de inúmeras identidades.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.