A performance criada por Filipe Moreira e Lola Sousa parte das potencialidades plásticas do figurino para explorar as emoções humanas associadas à ideia de ambiguidade, deformidade e metamorfose. As limitações e adaptações da peça vestível, ao corpo, servem de pretexto para pensar o belo e o feio, bem como a relação entre a matéria, o artista e o espectador.
A Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi criada em 2014 pelo Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), pelas Comédias do Minho e pelo Teatro Municipal do Porto. Surgiu para manter vivo o legado de Isabel Alves Costa através do apoio a novas criações no domínio das artes performativas contribuindo, assim, para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios. São privilegiados projetos de pequeno/médio formato atravessados por grande liberdade criativa, inovação e cruzamento de linguagens.
A IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi atribuída ao projeto FIBRA em 2020. O espetáculo estreou, no mesmo ano, no FIMP’20.
No entanto, a digressão pelo território de atuação das Comédias do Minho ficou comprometida pelo contexto pandémico. Até 4 de fevereiro, a performance cumpre o seu destino de circulação pelas salas de Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença – num total de cinco datas. Filipe Moreira é o performer que explora os limites e possibilidades da epiderme roupa-corpo, em palco. Em FIBRA, o visível assume uma dança de inúmeras identidades.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.