A performance criada por Filipe Moreira e Lola Sousa parte das potencialidades plásticas do figurino para explorar as emoções humanas associadas à ideia de ambiguidade, deformidade e metamorfose. As limitações e adaptações da peça vestível, ao corpo, servem de pretexto para pensar o belo e o feio, bem como a relação entre a matéria, o artista e o espectador.
A Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi criada em 2014 pelo Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), pelas Comédias do Minho e pelo Teatro Municipal do Porto. Surgiu para manter vivo o legado de Isabel Alves Costa através do apoio a novas criações no domínio das artes performativas contribuindo, assim, para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios. São privilegiados projetos de pequeno/médio formato atravessados por grande liberdade criativa, inovação e cruzamento de linguagens.
A IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa foi atribuída ao projeto FIBRA em 2020. O espetáculo estreou, no mesmo ano, no FIMP’20.
No entanto, a digressão pelo território de atuação das Comédias do Minho ficou comprometida pelo contexto pandémico. Até 4 de fevereiro, a performance cumpre o seu destino de circulação pelas salas de Monção, Melgaço, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença – num total de cinco datas. Filipe Moreira é o performer que explora os limites e possibilidades da epiderme roupa-corpo, em palco. Em FIBRA, o visível assume uma dança de inúmeras identidades.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.