Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, insere-se no âmbito da programação da cidade como Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Na sexta-feira, dia 12, o destaque vai para nomes como Luís Represas, TÁXI, Mizzy Miles, Kátia Guerreiro, Rita Guerra, HMB, Noble e Di Ponti.
Já no sábado, dia 13, sobem ao palco artistas como Carolina de Deus, A Garota Não, Fillas de Cassandra, Gil do Carmo, Beatriz Rosário, Chyna, Todagente e Puto.
Os concertos terão início pelas 21h30 nos palcos principais (Praça da República e Praça da Liberdade) e às 00h00 no Palco da Erva, onde a noite se prolonga com atuações mais viradas para a música urbana e eletrónica.
Com entrada gratuita, o festival “Viana Bate Forte” afirma-se como um dos principais eventos culturais do calendário vianense, apostando numa programação eclética e numa forte ligação ao espaço urbano. A ocupação simultânea das três praças do centro histórico cria uma dinâmica única, aproximando a música da população e incentivando a circulação entre diferentes pontos da cidade.
A organização espera milhares de visitantes, tanto locais como turistas, numa altura em que Viana do Castelo continua a afirmar-se como destino cultural de referência no norte do país.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.
O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.
A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).