A 22.ª edição do festival Sons de Vez arrancou em Arcos de Valdevez, no sábado, com The Legendary Tigerman.
A abertura da 22.ª edição ficou a cargo de The Legendary Tigerman, que apresentou “Zeitgeist”, álbum editado em setembro.
O Sons de Vez “está de volta à Casa das Artes de Arcos de Valdevez todos os sábados, até 23 de março, com o melhor do que se faz na música portuguesa da atualidade, numa iniciativa do município arcuense”.
No dia 10 de fevereiro atuam os Budda Power Blues, que “celebram 20 anos, 12 álbuns editados e trazem o mais recente álbum ‘Collective’, onde o trio passa a sexteto, com a participação de João Andressen (harmónica), João Martins (saxofone) e Rui Pedro Silva (trompete)”, e os TT Syndicate, que editam este ano um novo álbum.
A voz de Ornatos Violeta, Pluto e Supernada, Manel Cruz, apresenta-se a solo no dia 17 de fevereiro, dia em que também atua Siricaia.
Em 24 de fevereiro sobem a palco os Bizarra Locomotiva e a dupla NO!ON.
Para março ficam agendados os concertos de Agir, no dia 02, Salvador Sobral, no dia 09, Albaluna e Zeca Medeiros, no dia 16, e Tiago Nacarato e o projeto Vocal Gym Mar, “um conceito de ensino informal da música e da voz aberto à comunidade, criado por Mariangela Demurtas, que se materializa agora em palco”, no dia 23.
O programa do Sons de Vez inclui uma exposição de fotografia, no ‘foyer’ da Casa das Artes, com os “momentos mais marcantes da edição de 2023 do festival”. As imagens expostas são da autoria de Miguel Lobo e Marta Alves.
Os bilhetes para o 22.º Sons de Vez são colocados à venda na semana de cada espetáculo, “via telefone, pelo número da Casa das Artes 258 520 520”.
O concelho de Viana do Castelo será palco de mais um fim de semana marcado pela diversidade e dinamismo, com várias iniciativas a decorrer entre sábado, 30 de agosto, e domingo, 31 de agosto. Desporto, tradição e cultura popular marcam presença numa programação que promete atrair participantes e público de diferentes idades.
Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.
O Município de Arcos de Valdevez assinou um protocolo de cooperação com o Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD, I.P.), com vista à prevenção de comportamentos aditivos em contexto laboral.
A menos de um mês do fim da concessão do serviço de transporte urbano em Viana do Castelo, a empresa Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda. alertou esta segunda-feira para a possibilidade de uma rutura iminente no serviço público, caso não seja encontrada uma solução eficaz e atempada para assegurar a continuidade da operação após 22 de setembro.
Entre os dias 19 e 25 de agosto, a campanha nacional “Taxa Zero ao Volante” alertou os condutores para os perigos da condução sob o efeito do álcool, com ações de sensibilização e fiscalização em todo o país, incluindo no distrito de Viana do Castelo.
Um incêndio de grandes proporções deflagrou esta tarde na freguesia de Vale, em Arcos de Valdevez, alastrando rapidamente para as zonas de mato de Mezio, Cabana Maior e Soajo, nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala hoje, 26 de agosto, o Dia Mundial do Cão, com uma homenagem especial aos cães que integram a sua componente cinotécnica. Estes animais, altamente treinados, desempenham diariamente um papel essencial na proteção, segurança e bem-estar da população, em estreita colaboração com os seus tratadores.