A iniciativa “Arcos Inverno” está de regresso com mais de 100 eventos e atividades a decorrer entre os meses de janeiro, fevereiro e março em Arcos de Valdevez.
O “22º Festival Sons de Vez”, o primeiro festival do ano em Portugal, inaugura esta programação, todos os sábados, de 3 de fevereiro a 23 de março, com a melhor música portuguesa da atualidade.
Nos dias 9 a 13 fevereiro “o maior Carnaval do Norte de Portugal”, regressa a Arcos de Valdevez, com grande animação, onde não vão faltar os bailes de fantasiados e de máscaras e o maior corso carnavalesco transfronteiriço, com mais de 1500 participantes.
No fim de semana de 10 e 11 de fevereiro o “Arcos à Mesa” regressa às mesas dos restaurantes arcuenses com o Cozido à Moda dos Arcos, a gastronomia, os vinhos e os doces aquecem os almoços e jantares com quem mais gostamos.
Nos dias 7 a 9 de março a maior concentração de motos todo o terreno o “Arcos TT” regressa a Arcos de Valdevez, com muitas novidades e atividades, na celebração dos 25 anos.
De destacar no dia 17 de março mais uma edição da iniciativa “Bois da Páscoa”, que comtempla mais um tradicional desfile de bois pela avenida do campo trasladário, a exposição de animais e o concurso pecuário.
Na sessão de apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves enalteceu a “importância desta programação na dinamização da atividade económica e turística e o seu contributo na diminuição da sazonalidade, no aumento da oferta turística diferenciadora, na atração de turistas, nacionais e estrangeiros e no aumento do investimento, rendimento e emprego em Arcos de Valdevez”.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.