Vila Praia de Âncora, freguesia do Município de Caminha, está a postos para receber a 10ª edição do Sonicblast. O entusiasmo da organização é grande, numa altura em que os bilhetes estão praticamente esgotados e em que se esperam cerca de cinco mil pessoas em cada um dos três dias.
“É bom estar de volta, depois de dois anos de paragem. Estamos supercontentes com o novo recinto e com a parceria com a Câmara Municipal de Caminha”, sublinha Ricardo Rios, da organização do Sonicblast.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, que visitou o recinto, “num ano de regressos, um dos mais esperados é o do Sonicblast, que vem para celebrar uma década de vida e boas vibrações. Creio que fomos felizes ao escolher a nova casa para o festival. Para além das óbvias considerações sobre a beleza do espaço natural, da qualidade do acampamento em floresta e da proximidade à praia, a dimensão do espaço permite à organização sonhar com outros voos, melhores condições e mais festivaleiros felizes”.
“Da parte do Município, mobilizámos todas as nossas forças para apoiar a organização que é de gente da nossa terra e para criar um novo foco de atratividade para Âncora e Vila Praia de Âncora. Há um novo evento no vale do Âncora de impacto internacional e temos que saber potenciá-lo!” sublinha ainda Miguel Alves.
Sol, praia, natureza, boa música e milhares de pessoas desejosas de regressar ao espírito do Sonicblast, tudo reunido num evento que vai decorrer na área envolvente da Duna dos Caldeirões durante três dias. Tudo a postos para vibrar com o melhor rock psicadélico e stoner.
As boas vindas vão acontecer ao ritmo dos Temple Fang, El Perro, ShiMa e Enganoso. No recinto há dois palcos, zonas para campismo e áreas de restauração para os festivaleiros.
Nos próximos dias, entre outros, estarão em palco os Orange Goblin e Electric Wizard, W.I.T.C.H. (We Intend to Cause Havoc) e Mdou Moctar, mas o cartaz é longo, com mais de quatro dezenas de bandas.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.