Este fim de semana, dias 25 e 26 de março, a vila de Darque, no concelho de Viana do Castelo, vai voltar a ser palco do Festival Gastronómico da Lampreia do rio Lima. Com organização de várias associações da freguesia, este evento vai decorrer na Avenida dos Pescadores, no Cais Velho, com o rio como paisagem.
No festival será servido o tradicional arroz de lampreia, a lampreia assada no espeto e a lampreia à bordalesa.
Segundo a organização, o XII Festival Gastronómico da Lampreia de Darque tem o “selo de qualidade” dos “nossos pescadores”, que aliam “a arte da confeção e tradição à de bem receber aqueles que se deliciam com estes manjares típicos destas terras”.
Augusto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Darque, disse que “este festival já é uma tradição em Darque” e apela à participação da população no evento, que “para além de gastronómico tem muito de cultural”.

A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.