O Festival Folk Celta regressa a Ponte da Barca, de 28 a 30 de julho, num programa abrangente e diversificado que aposta "no reforço da marca identitária do festival".
O Parque do Choupal volta a ser palco do Festival Folk Celta que este ano tem como alinhamento para a noite de abertura, sexta-feira, os nomes: BÖJ, Galandum Galundaina e Budiño. Já na noite de sábado, Retimbrar, Jesús Del Castillo e SAL, vão animar o público.
Nesta XVI edição, em simultâneo com os concertos decorre a Feira Celta, que além dos mais diversos expositores de comércio de cerveja artesanal, licores, vinho, queijo, enchidos, sabonetes artesanais entre outros produtos manufaturados, inclui ainda uma área de restauração.
No programa do festival consta também um conjunto de atividades inspiradas na cultura celta, como a pintura de um mural, poesia, sessão de meditação “conexão com a essência da energia celta” e ainda um espetáculo de artes performativas, com o envolvimento dos jovens do concelho.
O sábado ficará ainda marcado por uma a atividade surpresa “que permitirá fazer fotos inesquecíveis”.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.