De 11 a 14 e julho, o Município de Ponte da Barca recebe o Festival Ecos do Lima, organizado pela Associação Juvenil do Lima. Música, literatura, cinema e artes visuais unem a paisagem e a comunidade em quatro dias de animação e pensamento crítico.
De maneira a dinamizar a região e fazer mais e melhor pela população da vila minhota, o Município de Ponte da Barca não só dá palco e apoio logístico à iniciativa, bem como um apoio de 15 000€ para a organização.
As festividades começam na quinta-feira, dia 11 de julho, às 22hoo, com Foliada Dançada pelos Gaiteiros de Bravães, no Largo do Urca.
Dia 12 de julho, às 10h00 anima-se a manhã com Marcha Alegórica, pela oficina juvenil, na Praia Fluvial. No choupal, a noite inicia-se com a atuação de Just Fish, às 19h00, seguindo-se de um jantar convívio, às 20h00, e dos concertos de Za!, às 22h00 e de Chalk, às 23h30. No Grémio, segue-se noite fora com Chris Imler à 1h00 e Mother Jupiter & Wurm DJ Set às 2h30.
No sábado, 13 de julho, aproveita-se o sol e ar puro matinal num Círculo de Meditação, às 10h00, na Praia Fluvial. A tarde, começa às 17h30, no Bar do Rio, com Chibata, seguindo, na zona do Choupal, com jantar convívio, às 20h00; Maquina, às 21h30; Smudged, às 22h30; e Dame Area, às 23h30. No Grémio, a animação fica a cargo de Maquina DJ Set, à 1h00, e Oxcia Sundor às 2h30.
Já no domingo, também no Bar do Rio, o DJ Set começa pelas 16h00.
Para além da animação diária, conta-se, ainda, com as instalações: Phantom, de Mariana Pimenta, Sara Alves e Ana Arantes, com obras de Martin Bruce, no Choupal; Altar, de Gustavo Cunha e Jaime Del Solar, no Grémio; e Floating Creatures, de Josephine Gerhardt, Maria Lopez e Francisca figueiredo, no Bar do Rio. No choupal e na Praia Fluvial, podem ainda ver-se a exposição-arquivo do Festival Ecos do Lima 2015-2024 e a oficina em construção Jangada, respectivamente.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que “É um enorme orgulho para o Município de Ponte da Barca poder apoiar e incentivar este tipo de iniciativas, que dão vida à nossa vila e lhe trazem animação e juventude”. Acrescenta ainda que: “Este evento permite-nos, por um lado, apoiar os jovens barquenses e, por outro, dar a conhecer a região e o nosso território a jovens visitantes, e animando e enriquecendo culturalmente o povo de Ponte da Barca”.
*CC Fotografia: Ivo Lima
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.