De 11 a 14 e julho, o Município de Ponte da Barca recebe o Festival Ecos do Lima, organizado pela Associação Juvenil do Lima. Música, literatura, cinema e artes visuais unem a paisagem e a comunidade em quatro dias de animação e pensamento crítico.
De maneira a dinamizar a região e fazer mais e melhor pela população da vila minhota, o Município de Ponte da Barca não só dá palco e apoio logístico à iniciativa, bem como um apoio de 15 000€ para a organização.
As festividades começam na quinta-feira, dia 11 de julho, às 22hoo, com Foliada Dançada pelos Gaiteiros de Bravães, no Largo do Urca.
Dia 12 de julho, às 10h00 anima-se a manhã com Marcha Alegórica, pela oficina juvenil, na Praia Fluvial. No choupal, a noite inicia-se com a atuação de Just Fish, às 19h00, seguindo-se de um jantar convívio, às 20h00, e dos concertos de Za!, às 22h00 e de Chalk, às 23h30. No Grémio, segue-se noite fora com Chris Imler à 1h00 e Mother Jupiter & Wurm DJ Set às 2h30.
No sábado, 13 de julho, aproveita-se o sol e ar puro matinal num Círculo de Meditação, às 10h00, na Praia Fluvial. A tarde, começa às 17h30, no Bar do Rio, com Chibata, seguindo, na zona do Choupal, com jantar convívio, às 20h00; Maquina, às 21h30; Smudged, às 22h30; e Dame Area, às 23h30. No Grémio, a animação fica a cargo de Maquina DJ Set, à 1h00, e Oxcia Sundor às 2h30.
Já no domingo, também no Bar do Rio, o DJ Set começa pelas 16h00.
Para além da animação diária, conta-se, ainda, com as instalações: Phantom, de Mariana Pimenta, Sara Alves e Ana Arantes, com obras de Martin Bruce, no Choupal; Altar, de Gustavo Cunha e Jaime Del Solar, no Grémio; e Floating Creatures, de Josephine Gerhardt, Maria Lopez e Francisca figueiredo, no Bar do Rio. No choupal e na Praia Fluvial, podem ainda ver-se a exposição-arquivo do Festival Ecos do Lima 2015-2024 e a oficina em construção Jangada, respectivamente.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que “É um enorme orgulho para o Município de Ponte da Barca poder apoiar e incentivar este tipo de iniciativas, que dão vida à nossa vila e lhe trazem animação e juventude”. Acrescenta ainda que: “Este evento permite-nos, por um lado, apoiar os jovens barquenses e, por outro, dar a conhecer a região e o nosso território a jovens visitantes, e animando e enriquecendo culturalmente o povo de Ponte da Barca”.
*CC Fotografia: Ivo Lima
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.