De 11 a 14 e julho, o Município de Ponte da Barca recebe o Festival Ecos do Lima, organizado pela Associação Juvenil do Lima. Música, literatura, cinema e artes visuais unem a paisagem e a comunidade em quatro dias de animação e pensamento crítico.
De maneira a dinamizar a região e fazer mais e melhor pela população da vila minhota, o Município de Ponte da Barca não só dá palco e apoio logístico à iniciativa, bem como um apoio de 15 000€ para a organização.
As festividades começam na quinta-feira, dia 11 de julho, às 22hoo, com Foliada Dançada pelos Gaiteiros de Bravães, no Largo do Urca.
Dia 12 de julho, às 10h00 anima-se a manhã com Marcha Alegórica, pela oficina juvenil, na Praia Fluvial. No choupal, a noite inicia-se com a atuação de Just Fish, às 19h00, seguindo-se de um jantar convívio, às 20h00, e dos concertos de Za!, às 22h00 e de Chalk, às 23h30. No Grémio, segue-se noite fora com Chris Imler à 1h00 e Mother Jupiter & Wurm DJ Set às 2h30.
No sábado, 13 de julho, aproveita-se o sol e ar puro matinal num Círculo de Meditação, às 10h00, na Praia Fluvial. A tarde, começa às 17h30, no Bar do Rio, com Chibata, seguindo, na zona do Choupal, com jantar convívio, às 20h00; Maquina, às 21h30; Smudged, às 22h30; e Dame Area, às 23h30. No Grémio, a animação fica a cargo de Maquina DJ Set, à 1h00, e Oxcia Sundor às 2h30.
Já no domingo, também no Bar do Rio, o DJ Set começa pelas 16h00.
Para além da animação diária, conta-se, ainda, com as instalações: Phantom, de Mariana Pimenta, Sara Alves e Ana Arantes, com obras de Martin Bruce, no Choupal; Altar, de Gustavo Cunha e Jaime Del Solar, no Grémio; e Floating Creatures, de Josephine Gerhardt, Maria Lopez e Francisca figueiredo, no Bar do Rio. No choupal e na Praia Fluvial, podem ainda ver-se a exposição-arquivo do Festival Ecos do Lima 2015-2024 e a oficina em construção Jangada, respectivamente.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que “É um enorme orgulho para o Município de Ponte da Barca poder apoiar e incentivar este tipo de iniciativas, que dão vida à nossa vila e lhe trazem animação e juventude”. Acrescenta ainda que: “Este evento permite-nos, por um lado, apoiar os jovens barquenses e, por outro, dar a conhecer a região e o nosso território a jovens visitantes, e animando e enriquecendo culturalmente o povo de Ponte da Barca”.
*CC Fotografia: Ivo Lima
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.