De 11 a 14 e julho, o Município de Ponte da Barca recebe o Festival Ecos do Lima, organizado pela Associação Juvenil do Lima. Música, literatura, cinema e artes visuais unem a paisagem e a comunidade em quatro dias de animação e pensamento crítico.
De maneira a dinamizar a região e fazer mais e melhor pela população da vila minhota, o Município de Ponte da Barca não só dá palco e apoio logístico à iniciativa, bem como um apoio de 15 000€ para a organização.
As festividades começam na quinta-feira, dia 11 de julho, às 22hoo, com Foliada Dançada pelos Gaiteiros de Bravães, no Largo do Urca.
Dia 12 de julho, às 10h00 anima-se a manhã com Marcha Alegórica, pela oficina juvenil, na Praia Fluvial. No choupal, a noite inicia-se com a atuação de Just Fish, às 19h00, seguindo-se de um jantar convívio, às 20h00, e dos concertos de Za!, às 22h00 e de Chalk, às 23h30. No Grémio, segue-se noite fora com Chris Imler à 1h00 e Mother Jupiter & Wurm DJ Set às 2h30.
No sábado, 13 de julho, aproveita-se o sol e ar puro matinal num Círculo de Meditação, às 10h00, na Praia Fluvial. A tarde, começa às 17h30, no Bar do Rio, com Chibata, seguindo, na zona do Choupal, com jantar convívio, às 20h00; Maquina, às 21h30; Smudged, às 22h30; e Dame Area, às 23h30. No Grémio, a animação fica a cargo de Maquina DJ Set, à 1h00, e Oxcia Sundor às 2h30.
Já no domingo, também no Bar do Rio, o DJ Set começa pelas 16h00.
Para além da animação diária, conta-se, ainda, com as instalações: Phantom, de Mariana Pimenta, Sara Alves e Ana Arantes, com obras de Martin Bruce, no Choupal; Altar, de Gustavo Cunha e Jaime Del Solar, no Grémio; e Floating Creatures, de Josephine Gerhardt, Maria Lopez e Francisca figueiredo, no Bar do Rio. No choupal e na Praia Fluvial, podem ainda ver-se a exposição-arquivo do Festival Ecos do Lima 2015-2024 e a oficina em construção Jangada, respectivamente.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que “É um enorme orgulho para o Município de Ponte da Barca poder apoiar e incentivar este tipo de iniciativas, que dão vida à nossa vila e lhe trazem animação e juventude”. Acrescenta ainda que: “Este evento permite-nos, por um lado, apoiar os jovens barquenses e, por outro, dar a conhecer a região e o nosso território a jovens visitantes, e animando e enriquecendo culturalmente o povo de Ponte da Barca”.
*CC Fotografia: Ivo Lima
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.