O iAMnature Fest, festival dedicado ao turismo de natureza sustentável, está de volta nos dias 8 e 9 de março. Este ano, o evento tem como tema a "Essência do Nosso Mar", um convite para explorar, conhecer e celebrar a relação única da região com o oceano, a sua biodiversidade e património cultural.
O Alto Minho será, mais uma vez, o palco de uma série de actividades e experiências imersivas, que vão desde caminhadas à beira-mar, até degustações de produtos locais e interações com especialistas em história e cultura marítima. O festival promove uma profunda conexão com a natureza e com a história marítima da região, num evento que é tanto uma celebração como um convite à reflexão sobre a sustentabilidade ambiental.
Entre os destaques, os participantes poderão desfrutar de caminhadas à beira-mar, atelier de pintura de paisagem, visita guiada ao Monumento Natural das Pedras Ruivas, ou assistir a uma conversa sobre algas e agricultura sustentável. O evento inclui ainda atividades para crianças como um teatro de sombras para crianças, um atelier de trabalhos manuais inspirados pelo mar, e muito mais.
Outras experiências a não perder, aula yoga com taças tibetanas para relaxamento, palestras sobre as origens do mergulho e a história marítima de Viana do Castelo, e a oportunidade de saborear os autênticos sabores do Alto Minho.
Viana do Castelo e Caminha serão os pontos centrais do festival, com eventos a decorrer em vários locais emblemáticos da região, proporcionando aos participantes uma verdadeira imersão na cultura e natureza locais.
A organização do festival destaca a importância de sensibilizar a comunidade e os visitantes para a preservação ambiental e o turismo sustentável. A proposta do iAMnature Fest é promover a cultura local, reforçar a identidade regional e fomentar o respeito pelos ecossistemas marinhos, sempre com um foco na autenticidade e no baixo impacto ambiental.
O iAMnature Fest é um festival de turismo de natureza sustentável que tem como objetivo promover a valorização dos espaços naturais da região do Alto Minho, sensibilizando para a preservação ambiental, o turismo responsável e a imersão cultural.
O evento, que ocorre anualmente, é uma plataforma para a promoção de experiências autênticas de baixo impacto, guiadas por locais, para aqueles que buscam uma conexão genuína com a natureza.
As inscrições para as atividades estão abertas em www.exploreiberia.pt/iamnature
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.
O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.
Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).