O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se realizará de 10 a 18 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Este ano, a abertura será feita com À Espera de Godot, de Samuel Beckett com encenação do romeno Gábor Tompa, dia 10, às 21h00, na Sala Principal, havendo uma segunda récita dia 11 de novembro, também às 21h00. Já no dia 12, às 19h00, na Sala Experimental, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresenta Pedras com Asas, com encenação de Luís Vicente, seguindo-se A Comuna – Teatro de Pesquisa, com A Casa da Bernarda Alba, de Federico García Lorca, com encenação de Hugo Franco e João Mota, João Grosso e Carlos Paulo no elenco, no dia 13 de novembro, às 16h00, na Sala Principal. De Espanha, o Tranvía Teatro apresenta El Jardín de Valentín, com encenação de Crístina Yáñez, dia 15 de novembro, às 19h00, na Sala Experimental e A Verdade Tem Três Bocas, texto de Hanneke Pauwe, encenado por Graeme Pulleyn, sobe ao palco da Sala Principal dia 16 de novembro, às 21h00, na Sala Principal, pelo coletivo Cem Palcos.
A programação infantojuvenil apresenta O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe, de Cátia Terrinca de UMCOLETIVO, dia 13 de novembro, às 11h00 a abrir as sessões que o festival vai ter para escolas, também com a apresentação da 151ª criação da companhia A Maior Flor do Mundo, dia 16 de novembro, às 9h30 e 11h00, dia em que José Saramago, autor do conto original, faria 100 anos. Este espetáculo, encenado por Isabel Barros tem ainda uma apresentação para público geral, dia 17 de novembro, às 18h00, na Sala Experimental. No dia 18 de novembro, às 21h00, na Sala Principal, o festival culmina com Massa Mãe, de Sara Inês Gigante, artista emergente natural de Viana do Castelo, sobre uma gaiata a esmiuçar parte da sua identidade – a que está bordada com corações minhotos, numa reflexão acerca das tradições e convenções culturais do Alto Minho.
Numa organização conjunta entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, este é um Festival que se distingue pela acessibilidade, com Audiodescrição e Reconhecimento de Palco, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e Conversas Pós-Espetáculo em todos os espetáculos.
Os bilhetes estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online e existem Passes do Festival que podem ser adquiridos no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, podendo também ser encomendados através do email geral@tmsm.pt ou pelos telefones 258 823 259 e 957 552 988.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.