O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou a programação do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se realizará de 10 a 18 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Este ano, a abertura será feita com À Espera de Godot, de Samuel Beckett com encenação do romeno Gábor Tompa, dia 10, às 21h00, na Sala Principal, havendo uma segunda récita dia 11 de novembro, também às 21h00. Já no dia 12, às 19h00, na Sala Experimental, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve apresenta Pedras com Asas, com encenação de Luís Vicente, seguindo-se A Comuna – Teatro de Pesquisa, com A Casa da Bernarda Alba, de Federico García Lorca, com encenação de Hugo Franco e João Mota, João Grosso e Carlos Paulo no elenco, no dia 13 de novembro, às 16h00, na Sala Principal. De Espanha, o Tranvía Teatro apresenta El Jardín de Valentín, com encenação de Crístina Yáñez, dia 15 de novembro, às 19h00, na Sala Experimental e A Verdade Tem Três Bocas, texto de Hanneke Pauwe, encenado por Graeme Pulleyn, sobe ao palco da Sala Principal dia 16 de novembro, às 21h00, na Sala Principal, pelo coletivo Cem Palcos.
A programação infantojuvenil apresenta O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe, de Cátia Terrinca de UMCOLETIVO, dia 13 de novembro, às 11h00 a abrir as sessões que o festival vai ter para escolas, também com a apresentação da 151ª criação da companhia A Maior Flor do Mundo, dia 16 de novembro, às 9h30 e 11h00, dia em que José Saramago, autor do conto original, faria 100 anos. Este espetáculo, encenado por Isabel Barros tem ainda uma apresentação para público geral, dia 17 de novembro, às 18h00, na Sala Experimental. No dia 18 de novembro, às 21h00, na Sala Principal, o festival culmina com Massa Mãe, de Sara Inês Gigante, artista emergente natural de Viana do Castelo, sobre uma gaiata a esmiuçar parte da sua identidade – a que está bordada com corações minhotos, numa reflexão acerca das tradições e convenções culturais do Alto Minho.
Numa organização conjunta entre o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, este é um Festival que se distingue pela acessibilidade, com Audiodescrição e Reconhecimento de Palco, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e Conversas Pós-Espetáculo em todos os espetáculos.
Os bilhetes estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online e existem Passes do Festival que podem ser adquiridos no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, podendo também ser encomendados através do email geral@tmsm.pt ou pelos telefones 258 823 259 e 957 552 988.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.