O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
“Há vários anos que andávamos a tentar a sua participação no festival. A companhia do Chapitô é multipremiada e apresenta-se quase tanto ou mais no estrangeiro do que em Portugal”, afirmou o diretor artístico do Teatro do Noroeste Centro Dramático de Viana (CDV), Ricardo Simões.
O diretor adiantou que a companhia de Lisboa apresenta, no dia 14 de novembro, às 21:00, a peça “Júlio César”, “uma paródia a partir da figura tirânica do imperador romano”.
A abertura da oitava edição do festival, que deixou de ter data fixa acontece seis dias antes, no dia 8 de novembro, às 21:00, na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, “com a próxima criação” do CDV.
Trata-se da peça “Rottweiller vs Chihuahua”, um texto de Guilhermo Heras, de setembro de 2022, “sobre o populismo e a ascensão da extrema-direita no mundo”.
O festival, cuja programação abrange dois fins de semana, encerra no dia 17 de novembro, com a peça “As que limpan”, pela companhia A Panadaria, de Vigo, na Galiza.
Dos 12 espetáculos do festival, três são dirigidos a famílias, incluindo o programa uma exposição de esculturas sonoras de João Ricardo Oliveira e a “performance soundivarius” do mesmo artista.
Para Ricardo Simões, a realização do festival é “um pequeno milagre da sustentabilidade e gestão” face a um orçamento de 60 mil euros, no qual se destacam os apoios da Câmara de Viana do Castelo e do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.