O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
“Há vários anos que andávamos a tentar a sua participação no festival. A companhia do Chapitô é multipremiada e apresenta-se quase tanto ou mais no estrangeiro do que em Portugal”, afirmou o diretor artístico do Teatro do Noroeste Centro Dramático de Viana (CDV), Ricardo Simões.
O diretor adiantou que a companhia de Lisboa apresenta, no dia 14 de novembro, às 21:00, a peça “Júlio César”, “uma paródia a partir da figura tirânica do imperador romano”.
A abertura da oitava edição do festival, que deixou de ter data fixa acontece seis dias antes, no dia 8 de novembro, às 21:00, na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, “com a próxima criação” do CDV.
Trata-se da peça “Rottweiller vs Chihuahua”, um texto de Guilhermo Heras, de setembro de 2022, “sobre o populismo e a ascensão da extrema-direita no mundo”.
O festival, cuja programação abrange dois fins de semana, encerra no dia 17 de novembro, com a peça “As que limpan”, pela companhia A Panadaria, de Vigo, na Galiza.
Dos 12 espetáculos do festival, três são dirigidos a famílias, incluindo o programa uma exposição de esculturas sonoras de João Ricardo Oliveira e a “performance soundivarius” do mesmo artista.
Para Ricardo Simões, a realização do festival é “um pequeno milagre da sustentabilidade e gestão” face a um orçamento de 60 mil euros, no qual se destacam os apoios da Câmara de Viana do Castelo e do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.