O festival de teatro de Viana do Castelo, que vai decorrer de 8 a 17 de novembro, vai apresentar 12 espetáculos no teatro Sá de Miranda, um deles pela companhia Chapitô, integrada pela primeira vez na programação do certame.
“Há vários anos que andávamos a tentar a sua participação no festival. A companhia do Chapitô é multipremiada e apresenta-se quase tanto ou mais no estrangeiro do que em Portugal”, afirmou o diretor artístico do Teatro do Noroeste Centro Dramático de Viana (CDV), Ricardo Simões.
O diretor adiantou que a companhia de Lisboa apresenta, no dia 14 de novembro, às 21:00, a peça “Júlio César”, “uma paródia a partir da figura tirânica do imperador romano”.
A abertura da oitava edição do festival, que deixou de ter data fixa acontece seis dias antes, no dia 8 de novembro, às 21:00, na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, “com a próxima criação” do CDV.
Trata-se da peça “Rottweiller vs Chihuahua”, um texto de Guilhermo Heras, de setembro de 2022, “sobre o populismo e a ascensão da extrema-direita no mundo”.
O festival, cuja programação abrange dois fins de semana, encerra no dia 17 de novembro, com a peça “As que limpan”, pela companhia A Panadaria, de Vigo, na Galiza.
Dos 12 espetáculos do festival, três são dirigidos a famílias, incluindo o programa uma exposição de esculturas sonoras de João Ricardo Oliveira e a “performance soundivarius” do mesmo artista.
Para Ricardo Simões, a realização do festival é “um pequeno milagre da sustentabilidade e gestão” face a um orçamento de 60 mil euros, no qual se destacam os apoios da Câmara de Viana do Castelo e do Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
A APPACDM de Viana do Castelo participou no Campeonato Nacional de Remo Indoor da Federação Portuguesa de Remo, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar, com uma comitiva composta por 7 atletas da Unidade de Areosa, que competiram nas provas de 500m e de 2000m, na categoria PR3i, tendo alcançado resultados fantásticos, com os atletas da instituição a preencher os pódios.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para o agravamento do estado mar em Portugal continental a partir das 00:00 de quarta-feira, que levou o IPMA a colocar sete distritos sob aviso vermelho, o mais grave.
O espaço "Valença, Artes e Ofícios", situado na Loja de Turismo de Valença, recebe uma exposição de pintura do artista valenciano Carlos Amoedo até 7 de fevereiro.
Após um adiamento forçado alheio à organização, a I Corrida de Reis - Troféu Ponte da Amizade, promovida pela Eurocidade Cerveira-Tomiño (prevista para 11 de janeiro), acontece este domingo, 2 de fevereiro, com a participação de cerca de 200 atletas, portugueses e espanhóis. A prova passa a realizar-se no período da manhã e não ao final da tarde.
A rede de fibra ótica chegou a todas as freguesias do Vale do Gadanha, sendo expectável que, até ao final do segundo trimestre deste ano, atinja a totalidade do nosso concelho, abrangendo 95% das habitações.
Foi assinado, no lugar de Paradamonte, na freguesia de Britelo, o contrato de adjudicação da empreitada para a reconversão da antiga escola primária num Centro Interpretativo da Montanha e do Homem.
A Câmara Municipal de Valença já avançou com a obra de requalificação integral do Bairro da Raposeira, em Valença, num investimento de cerca de 635 mil euros.