O festival Paredes Coura regressa à vila minhota que lhe dá nome entre 14 e 17 de agosto para a 30.ª edição, com um cartaz "que representa o passado, o presente e o futuro da música".
A lista de artistas e bandas inclui também Idles, Girl in Red, The Jesus And The Mary Chain, Slowdive, Slow J, Baxter Dury, Gilsons, Nouvelle Vague, Allah-Las, Branko, Wolf Manhattan e Conferência Inferno, entre outros.
Os espetáculos dividem-se em três palcos, no recinto instalado na zona junto à praia fluvial do Taboão: um principal, um secundário, “que se transforma em ‘after-hours’ depois das 02h00”, e o palco Jazz na Relva.
O festival, que muitos apelidam de “couraíso”, tem uma lotação máxima de 25 mil pessoas por dia e este ano a perspetiva é que esteja cheio nos quatro dias.
O festival começa no dia 14, mas nos três dias anteriores — 11, 12 e 13 de agosto – “Sobe à Vila”, com concertos gratuitos.
No dia 11 haverá atuações de We Know a Place, Girls 96, Nocivo e Ugho, no dia 12 de Marquise, Scúru Fitchádu e Boca de Sino Club, e no dia 13 de 800 Gondomar, Classe Crua e Peter Castro.
A maneira mais fácil de chegar ao festival com transportes públicos é de camioneta da Rede Expressos.
Quem optar por levar carro deve ter como ponto de referência a Autoestrada 3 (A3), que liga o Porto a Valença. “Agora Paredes de Coura fica à distância de cinco minutos da saída da autoestrada, e não é força de expressão são mesmo cinco minutos. O que é fantástico para quem vem do Porto, de Lisboa, do Algarve”, salientou João Carvalho.
De acordo com a organização do festival, há parques de estacionamento no centro da vila, a cerca de 900 metros do recinto.
O passe de quatro dias do Vodafone Paredes de Coura custa 120 euros. Há também bilhetes diários, que custam 60 euros.
A programação da 30.ª edição inclui a apresentação do livro “Paraíso de Coura”, que reúne imagens captadas por Alfredo Cunha no festival, que acontece todos os verões, desde 1993.
O festival de Paredes de Coura aconteceu pela primeira vez em 1993 por iniciativa de um grupo de amigos, do qual faz parte o atual presidente da câmara de Paredes de Coura, que queria organizar um evento dedicado ao rock independente.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.