Logo
Cultura

Festival de Folclore de Viana do Castelo reconhecido pela FIDAF Internacional

9 Outubro, 2023 | 14:55
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O Festival de Folclore Internacional Alto Minho, de Viana do Castelo, assim como o FestARTE - Festival Internacional de Artes e Tradição Populares, de Matosinhos, foram reconhecidos como Festivais com a chancela FIDAF.

Esta distinção da Federação Internacional de Festivais de Dança, para além de cimentar a marca de qualidade destes festivais, alarga, o grau de visibilidade do país, e dos referidos certames.

Ambos os Festivais já tinham sido reconhecidos em 2002 pelo CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes.

Estas distinções garantem a elevada qualidade artística e valor cultural, assim como a integração nos calendários internacionais, do FIDAF e do CIOFF.

Viana do Castelo e Matosinhos, já se deram a conhecer 75 nacionalidades na partilha de conhecimento cultural tradicional pelo mundo e comunidades.

Alberto Rego, Presidente da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, e um dos diretores da Comissão Europeia da FIDAF, que representa Portugal neste organismo internacional.

Ambos Festivais são apoiados pelas Câmaras Municipais das respetivas localidades e são muito acarinhados pela população.

A reunião anual decorreu na Coreia do Sul.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 8 Maio, 2024

OPINIÃO: Sangue Novo

Concluídos quase dois meses de governação, esperava-se uma mudança abrupta na liderança do país. No entanto, parece certo que a infantilização dos portugueses irá continuar a acontecer, com consequências nefastas na forma como os mesmos se interessam pelos temas políticos e até para a notoriedade das Instituições Democráticas.

Nacional 12 Maio, 2024

Artesão fez da madeira forma de arte e constrói réplicas de catedrais famosas

O artesão Guilhermino Rodrigues constrói réplicas em madeira de famosas catedrais numa oficina, em Vila Pouca de Aguiar, onde corta e cola as milhares de peças que já ergueram a Sagrada Família ou a Basílica de São Pedro.

Nacional 12 Maio, 2024

Mais de um milhão de adultos concluíram o ensino básico ou secundário desde 2005

Mais de um milhão de adultos concluíram o ensino básico e secundário nas últimas duas décadas, mas ainda há barreiras para quem quer continuar a estudar e tirar um curso superior, revela um estudo da Universidade de Lisboa.

Internacional 12 Maio, 2024

Eurovisão: Suíça vence e Portugal acaba em 10º lugar

A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia, com o tema "The Code", numa cerimónia com vaias à representante de Israel e apelos à paz.

Nacional 11 Maio, 2024

Região Demarcada dos Vinhos Verdes distingue 4 produtos com chancela Grande Ouro

A edição 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes premiou, na noite de sexta-feira, quatro produtos com a chancela Grande Ouro e 11 com a de Ouro num total de 242 amostras em prova para 14 categorias.

Música 11 Maio, 2024

Concertos, oficinas e caminhadas em Paredes de Coura ao fim de semana

Paredes de Coura acolhe até domingo a quarta edição da iniciativa Ciclo de Polinização Musical, que se repete nos dias 17 a 19, e cuja programação inclui concertos, oficinas e caminhadas.

Regional 11 Maio, 2024

Juventude Viana tenta manter 2º lugar do campeonato

A Juventude Viana desloca-se, este sábado às 21h15, a Paredes para defrontar a Casa do Povo de Sobreira, em jogo correspondente à 24.ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei Patins.

Regional 11 Maio, 2024

“Queridos Avós” ajuda famílias no cuidado dos idosos em Arcos de Valdevez

A “Queridos Avós”, empresa localizada em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, ajuda famílias com a prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas, tendo surgido da necessidade de duas primas tratarem da avó após ter adoecido.