O Festival de Folclore Internacional Alto Minho, de Viana do Castelo, assim como o FestARTE - Festival Internacional de Artes e Tradição Populares, de Matosinhos, foram reconhecidos como Festivais com a chancela FIDAF.
Esta distinção da Federação Internacional de Festivais de Dança, para além de cimentar a marca de qualidade destes festivais, alarga, o grau de visibilidade do país, e dos referidos certames.
Ambos os Festivais já tinham sido reconhecidos em 2002 pelo CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes.
Estas distinções garantem a elevada qualidade artística e valor cultural, assim como a integração nos calendários internacionais, do FIDAF e do CIOFF.
Viana do Castelo e Matosinhos, já se deram a conhecer 75 nacionalidades na partilha de conhecimento cultural tradicional pelo mundo e comunidades.

Alberto Rego, Presidente da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, e um dos diretores da Comissão Europeia da FIDAF, que representa Portugal neste organismo internacional.

Ambos Festivais são apoiados pelas Câmaras Municipais das respetivas localidades e são muito acarinhados pela população.
A reunião anual decorreu na Coreia do Sul.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.