A XX edição do Dancerveira – Festival Internacional de Dança realiza-se entre os dias 26 e 30 de junho com 1.200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha.
Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira esclarece que o evento da ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico foi “alargado a cinco dias”, realizando-se “em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris”.
Em causa está a Brainstorm Dance Company estabelecida desde 2022 na França e o espetáculo Entrelacées, que apresenta “a mais atual e contemporânea da dança no momento”, no Auditório Municipal (30 de junho, 18:00).
“Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espetador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor”, descreve o município.
Entre as novidades escolhidas para a celebração da 20.ª edição está também a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes (quarta-feira, 20:00) e a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipal (29 de junho, 23:00), acrescenta.
O festival inclui também “’workshops’ com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes”.
A agenda inclui ainda os eventos Dança no Teatro, no Palco das Artes, Dança na Água e DJ na Água, no Parque do Castelinho, Festa da Espuma e Party Insufláveis, no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Parti, no Pavilhão Municipal, Festa de Fantasias, no Auditório Municipal, e DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco), no Auditório Municipal.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.