A XX edição do Dancerveira – Festival Internacional de Dança realiza-se entre os dias 26 e 30 de junho com 1.200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha.
Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira esclarece que o evento da ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico foi “alargado a cinco dias”, realizando-se “em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris”.
Em causa está a Brainstorm Dance Company estabelecida desde 2022 na França e o espetáculo Entrelacées, que apresenta “a mais atual e contemporânea da dança no momento”, no Auditório Municipal (30 de junho, 18:00).
“Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espetador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor”, descreve o município.
Entre as novidades escolhidas para a celebração da 20.ª edição está também a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes (quarta-feira, 20:00) e a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipal (29 de junho, 23:00), acrescenta.
O festival inclui também “’workshops’ com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes”.
A agenda inclui ainda os eventos Dança no Teatro, no Palco das Artes, Dança na Água e DJ na Água, no Parque do Castelinho, Festa da Espuma e Party Insufláveis, no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Parti, no Pavilhão Municipal, Festa de Fantasias, no Auditório Municipal, e DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco), no Auditório Municipal.

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.