A XX edição do Dancerveira – Festival Internacional de Dança realiza-se entre os dias 26 e 30 de junho com 1.200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha.
Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Cerveira esclarece que o evento da ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico foi “alargado a cinco dias”, realizando-se “em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris”.
Em causa está a Brainstorm Dance Company estabelecida desde 2022 na França e o espetáculo Entrelacées, que apresenta “a mais atual e contemporânea da dança no momento”, no Auditório Municipal (30 de junho, 18:00).
“Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espetador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor”, descreve o município.
Entre as novidades escolhidas para a celebração da 20.ª edição está também a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes (quarta-feira, 20:00) e a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipal (29 de junho, 23:00), acrescenta.
O festival inclui também “’workshops’ com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes”.
A agenda inclui ainda os eventos Dança no Teatro, no Palco das Artes, Dança na Água e DJ na Água, no Parque do Castelinho, Festa da Espuma e Party Insufláveis, no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Parti, no Pavilhão Municipal, Festa de Fantasias, no Auditório Municipal, e DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco), no Auditório Municipal.

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.