Logo
Regional

Festival de Cinema Escolar reafirma sentimento de pertença para com o Castelo de Cerveira

28 Maio, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Castelo de Cerveira volta a ser palco de novas histórias, desta vez contadas por jovens estudantes dos ensinos básico e secundário que lhe dão voz, imagem e alma.

A 1ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo” apresenta, a 14 de junho, no Palco das Artes, sete curtas-metragens que reinventam o Castelo de Cerveira, através de uma reapropriação simbólica e criativa, reforçando o sentimento de identidade e coesão social na comunidade e dando contributos para que o Castelo volte a ser um símbolo vivo e ativo da história, economia e turismo.

Este projeto, promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira com o apoio do programa europeu URBACT, através do projeto ARCHETICS, e desenvolvido em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e a ETAP – Escola Profissional, envolveu cerca de 200 alunos ao longo do ano letivo 2024/2025. Os jovens, ao mesmo tempo autores e cidadãos ativos, dão o seu contributo – com ideias, com criatividade e com futuro – para devolver sentido e presença a um lugar que, durante décadas, foi ficando à margem da vida social.

“Estamos perante um movimento de cidadania, identidade e futuro”. Para o Presidente da Câmara Municipal, “ao promover a diversidade, a inclusão e a cidadania europeia, o projeto liga o local ao global e dá voz a uma nova geração que quer pertencer ao mundo sem perder as suas raízes. Neste encontro entre memória e modernidade, o Castelo de Cerveira deixa de ser apenas uma ruína admirada à distância e passa a ser um lugar vivo, participativo e representativo de todos”. Rui Teixeira sublinha que “o grande momento de celebração acontece com exibição pública dos trabalhos, havendo muita expetativa no rumo adotado, com histórias contadas por dentro e por fora das muralhas, mas todas elas com o mesmo propósito: devolver o Castelo à comunidade e fazer dele um símbolo de encontro, pertença e criação coletiva”.

Mais do que um concurso de curtas-metragens, esta é uma movimentação cultural, educativa e emocional que pretende devolver ao Castelo o seu lugar central no imaginário coletivo. Sob o lema “O Castelo é Nosso”, já abraçado pela comunidade com o lançamento de um vídeo identitário, este projeto incitou os jovens a olhar para o Castelo de Cerveira com novas perspetivas, através da exploração da relação entre o Castelo e a vida local, recorrendo à história, a lendas locais, ou até mesmo a visões futuristas do papel do Castelo na sociedade.

Sustentada na vontade da população, através do movimento ‘O Castelo é Nosso!’, esta é uma luta que o executivo cerveirense tem liderado, por forma a reverter o processo do Programa REVIVE, assinado em 2019, para a transformação do imóvel num hotel 4 estrelas e que, volvidos quase seis anos, nada foi feito pelo promotor vencedor, nem a Câmara Municipal pode avançar com uma proposta de Hub Criativo e Cultural, onde podem ser organizados eventos culturais, implementados programas educativos para os jovens, dinamizados encontros intergeracionais de valorização da herança histórica material e imaterial, bem como residências artísticas e científicas que liguem conhecimento e arte.

O júri constituído para o efeito vai avaliar as sete curtas-metragens com base na Criatividade e originalidade; Qualidade técnica e narrativa; Integração do Castelo de Vila Nova de Cerveira na narrativa; e a adequação ao tema proposto. Na cerimónia final de 14 de junho, a partir das 21h30, no Palco das Artes, serão atribuídos prémios nas seguintes categorias: Melhor Filme; Melhor História Original; Melhor Interpretação; e Prémio Castelo de Cerveira – Valorização do Património. Evento com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Setembro, 2025

Festival “Viana Bate Forte” recebe Todagente neste sábado à noite

A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.

Regional 9 Setembro, 2025

Ponte de Lima faz resistir Tauromaquia no Alto Minho com Tourada nas Feiras Novas

A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.

Regional 9 Setembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém quatro pessoas e regista 285 infrações numa semana de operações

O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.

Regional 9 Setembro, 2025

Exposição no Museu Municipal revela como estrangeiros viam Caminha entre 1820 e 1974

Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.

Regional 9 Setembro, 2025

Encontro de Bandas de Gaitas anima Praça da República em Viana do Castelo

A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.

Desporto 9 Setembro, 2025

Academia do Santa Luzia FC realizou estágio de pré-época em Melgaço

A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.

Regional 9 Setembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém três indivíduos por condução ilegal e furto de bicicleta

Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.