O Castelo de Cerveira volta a ser palco de novas histórias, desta vez contadas por jovens estudantes dos ensinos básico e secundário que lhe dão voz, imagem e alma.
A 1ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo” apresenta, a 14 de junho, no Palco das Artes, sete curtas-metragens que reinventam o Castelo de Cerveira, através de uma reapropriação simbólica e criativa, reforçando o sentimento de identidade e coesão social na comunidade e dando contributos para que o Castelo volte a ser um símbolo vivo e ativo da história, economia e turismo.
Este projeto, promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira com o apoio do programa europeu URBACT, através do projeto ARCHETICS, e desenvolvido em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e a ETAP – Escola Profissional, envolveu cerca de 200 alunos ao longo do ano letivo 2024/2025. Os jovens, ao mesmo tempo autores e cidadãos ativos, dão o seu contributo – com ideias, com criatividade e com futuro – para devolver sentido e presença a um lugar que, durante décadas, foi ficando à margem da vida social.
“Estamos perante um movimento de cidadania, identidade e futuro”. Para o Presidente da Câmara Municipal, “ao promover a diversidade, a inclusão e a cidadania europeia, o projeto liga o local ao global e dá voz a uma nova geração que quer pertencer ao mundo sem perder as suas raízes. Neste encontro entre memória e modernidade, o Castelo de Cerveira deixa de ser apenas uma ruína admirada à distância e passa a ser um lugar vivo, participativo e representativo de todos”. Rui Teixeira sublinha que “o grande momento de celebração acontece com exibição pública dos trabalhos, havendo muita expetativa no rumo adotado, com histórias contadas por dentro e por fora das muralhas, mas todas elas com o mesmo propósito: devolver o Castelo à comunidade e fazer dele um símbolo de encontro, pertença e criação coletiva”.
Mais do que um concurso de curtas-metragens, esta é uma movimentação cultural, educativa e emocional que pretende devolver ao Castelo o seu lugar central no imaginário coletivo. Sob o lema “O Castelo é Nosso”, já abraçado pela comunidade com o lançamento de um vídeo identitário, este projeto incitou os jovens a olhar para o Castelo de Cerveira com novas perspetivas, através da exploração da relação entre o Castelo e a vida local, recorrendo à história, a lendas locais, ou até mesmo a visões futuristas do papel do Castelo na sociedade.
Sustentada na vontade da população, através do movimento ‘O Castelo é Nosso!’, esta é uma luta que o executivo cerveirense tem liderado, por forma a reverter o processo do Programa REVIVE, assinado em 2019, para a transformação do imóvel num hotel 4 estrelas e que, volvidos quase seis anos, nada foi feito pelo promotor vencedor, nem a Câmara Municipal pode avançar com uma proposta de Hub Criativo e Cultural, onde podem ser organizados eventos culturais, implementados programas educativos para os jovens, dinamizados encontros intergeracionais de valorização da herança histórica material e imaterial, bem como residências artísticas e científicas que liguem conhecimento e arte.
O júri constituído para o efeito vai avaliar as sete curtas-metragens com base na Criatividade e originalidade; Qualidade técnica e narrativa; Integração do Castelo de Vila Nova de Cerveira na narrativa; e a adequação ao tema proposto. Na cerimónia final de 14 de junho, a partir das 21h30, no Palco das Artes, serão atribuídos prémios nas seguintes categorias: Melhor Filme; Melhor História Original; Melhor Interpretação; e Prémio Castelo de Cerveira – Valorização do Património. Evento com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.