O centro histórico de Vila Nova de Cerveira recebe, no domingo, 22 de setembro, mais uma edição do Festival de Bandas de Música. À programação habitual, o XVII encontro fica marcado pela homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, pela entrega à música, em geral, e à filarmónica, em particular, sendo detentor de uma distinta carreira.
Organizado pela Cervaria – Associação Cultural e Recreativa, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, o evento assume-se como um momento de intercâmbio cultural e convívio em torno da valorização da música filarmónica, atraindo um público diversificado, do Norte de Portugal, bem como dos nossos vizinhos galegos.
Mantendo a tradição, há cinco bandas convidadas: Banda Musical de Tangil (Monção); Banda Musical de Angeja (Albergaria-a-Velha); Banda Musical da Lousada (Lousada); Associação Cultural Banda de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão); Associação recreativa de e Musical de Vilela (Vilela – Paredes).
A edição 2024 tem uma ligeira alteração na programação, pois arranca com a homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, que marcará presença neste momento e na cerimónia de encerramento a liderar as cinco bandas que vão interpretar, em uníssono, uma das marchas da sua autoria e com ligação a Vila Nova de Cerveira, a Marcha ‘Cerveira, Vila Das Artes’.
Ilídio Ferreira da Costa nasceu em 1937, em Nogueira da Maia. Do seu vasto currículo, pode destacar-se os 21 anos como Maestro da Banda de G.N.R. do Porto, e 24 a fazer parte dos quadros da Orquestra Sinfónica do Porto (RDP) como Fagote Solista. Foi também, durante alguns anos, professor no Conservatório de Música de Braga, e fagotista na Orquestra do Norte durante 13 anos. Como compositor de música para Banda Filarmónica, a que se dedicou desde a sua juventude, escreveu aberturas, fantasias, divertimentos, suites, rapsódias, marchas de concerto, marchas de rua, pasodobles, marchas de procissão, transcrições e adaptações. Pelos serviços prestados às Bandas como compositor e à música em geral teve várias homenagens e distinções.
De resto, a programação segue nos moldes habituais, com o habitual desfile das bandas pelas principais ruas do centro, e às 15h00 decorre o grande concerto. O encerramento está marcado para as 19h00, com a Marcha ‘Cerveira, Vila das Artes’ de Ilídio Ferreira da Costa e a Marcha ‘Ponte da Amizade’ de Valdemar Sequeira.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.