O centro histórico de Vila Nova de Cerveira recebe, no domingo, 22 de setembro, mais uma edição do Festival de Bandas de Música. À programação habitual, o XVII encontro fica marcado pela homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, pela entrega à música, em geral, e à filarmónica, em particular, sendo detentor de uma distinta carreira.
Organizado pela Cervaria – Associação Cultural e Recreativa, com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, o evento assume-se como um momento de intercâmbio cultural e convívio em torno da valorização da música filarmónica, atraindo um público diversificado, do Norte de Portugal, bem como dos nossos vizinhos galegos.
Mantendo a tradição, há cinco bandas convidadas: Banda Musical de Tangil (Monção); Banda Musical de Angeja (Albergaria-a-Velha); Banda Musical da Lousada (Lousada); Associação Cultural Banda de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão); Associação recreativa de e Musical de Vilela (Vilela – Paredes).
A edição 2024 tem uma ligeira alteração na programação, pois arranca com a homenagem ao maestro e compositor Ilídio Ferreira da Costa, que marcará presença neste momento e na cerimónia de encerramento a liderar as cinco bandas que vão interpretar, em uníssono, uma das marchas da sua autoria e com ligação a Vila Nova de Cerveira, a Marcha ‘Cerveira, Vila Das Artes’.
Ilídio Ferreira da Costa nasceu em 1937, em Nogueira da Maia. Do seu vasto currículo, pode destacar-se os 21 anos como Maestro da Banda de G.N.R. do Porto, e 24 a fazer parte dos quadros da Orquestra Sinfónica do Porto (RDP) como Fagote Solista. Foi também, durante alguns anos, professor no Conservatório de Música de Braga, e fagotista na Orquestra do Norte durante 13 anos. Como compositor de música para Banda Filarmónica, a que se dedicou desde a sua juventude, escreveu aberturas, fantasias, divertimentos, suites, rapsódias, marchas de concerto, marchas de rua, pasodobles, marchas de procissão, transcrições e adaptações. Pelos serviços prestados às Bandas como compositor e à música em geral teve várias homenagens e distinções.
De resto, a programação segue nos moldes habituais, com o habitual desfile das bandas pelas principais ruas do centro, e às 15h00 decorre o grande concerto. O encerramento está marcado para as 19h00, com a Marcha ‘Cerveira, Vila das Artes’ de Ilídio Ferreira da Costa e a Marcha ‘Ponte da Amizade’ de Valdemar Sequeira.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.