Bordalo II e mais seis artistas vão deixar as suas criações em Arcos de Valdevez durante a segunda edição do MurArcos Festival de Arte Urbana que decorre a partir de segunda-feira, até 03 de agosto.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez indicou que Bordalo II “vai intervir na parede lateral do restaurante A Regional”, em pleno centro histórico do concelho.
O artista, “que utiliza o lixo como matéria-prima, aborda no seu trabalho o consumo excessivo e consequente destruição do Planeta e usa sempre uma figura de um animal como bandeira de comunicação”.
Já os artistas Regg Salgado, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos vão “criar um mural coletivo sobre o museu Espaço Valdevez: História e Arqueologia, situado na rua da Valeta de Cima”.
Mutes, artista natural de Arcos de Valdevez que “pratica a linguagem pictórica ‘DesCubismo Contornismo’, irá intervir no mesmo museu”.
A argentina Milu Correch “vai intervir no antigo posto de transformação de eletricidade, em plena marginal ribeirinha”.
O trabalho da artista “retrata, principalmente, figuras mitológicas e antropomórficas utilizando um estilo figurativo e pictórico muito pessoal”.
Na edição deste ano do MurArcos, “a sua intervenção incidirá sobre interpretações das estórias, tradições e mitos particulares do concelho”.
O artista português Pantónio vai deixar a sua criação no novo Eco parque do Vez.
“Conhecido nacional e internacionalmente pelos seus murais com elementos ondulados, de forte movimento, que interpretam e interligam com a natureza e a ecologia, elementos que interligam na perfeição com o Rio Vez e com a sua fauna e flora”, adianta a nota de imprensa.
O festival, lançado em 2023, é “dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo”.
Com a realização do MurArcos, a Câmara de Arcos de Valdevez “procura dinamizar a reabilitação do espaço público urbano, valorizar o património e promover a reabilitação urbana, contribuindo para a promoção do concelho e para a dinamização da atividade económica e turística”.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.