Bordalo II e mais seis artistas vão deixar as suas criações em Arcos de Valdevez durante a segunda edição do MurArcos Festival de Arte Urbana que decorre a partir de segunda-feira, até 03 de agosto.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez indicou que Bordalo II “vai intervir na parede lateral do restaurante A Regional”, em pleno centro histórico do concelho.
O artista, “que utiliza o lixo como matéria-prima, aborda no seu trabalho o consumo excessivo e consequente destruição do Planeta e usa sempre uma figura de um animal como bandeira de comunicação”.
Já os artistas Regg Salgado, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos vão “criar um mural coletivo sobre o museu Espaço Valdevez: História e Arqueologia, situado na rua da Valeta de Cima”.
Mutes, artista natural de Arcos de Valdevez que “pratica a linguagem pictórica ‘DesCubismo Contornismo’, irá intervir no mesmo museu”.
A argentina Milu Correch “vai intervir no antigo posto de transformação de eletricidade, em plena marginal ribeirinha”.
O trabalho da artista “retrata, principalmente, figuras mitológicas e antropomórficas utilizando um estilo figurativo e pictórico muito pessoal”.
Na edição deste ano do MurArcos, “a sua intervenção incidirá sobre interpretações das estórias, tradições e mitos particulares do concelho”.
O artista português Pantónio vai deixar a sua criação no novo Eco parque do Vez.
“Conhecido nacional e internacionalmente pelos seus murais com elementos ondulados, de forte movimento, que interpretam e interligam com a natureza e a ecologia, elementos que interligam na perfeição com o Rio Vez e com a sua fauna e flora”, adianta a nota de imprensa.
O festival, lançado em 2023, é “dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo”.
Com a realização do MurArcos, a Câmara de Arcos de Valdevez “procura dinamizar a reabilitação do espaço público urbano, valorizar o património e promover a reabilitação urbana, contribuindo para a promoção do concelho e para a dinamização da atividade económica e turística”.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.