Bordalo II e mais seis artistas vão deixar as suas criações em Arcos de Valdevez durante a segunda edição do MurArcos Festival de Arte Urbana que decorre a partir de segunda-feira, até 03 de agosto.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez indicou que Bordalo II “vai intervir na parede lateral do restaurante A Regional”, em pleno centro histórico do concelho.
O artista, “que utiliza o lixo como matéria-prima, aborda no seu trabalho o consumo excessivo e consequente destruição do Planeta e usa sempre uma figura de um animal como bandeira de comunicação”.
Já os artistas Regg Salgado, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos vão “criar um mural coletivo sobre o museu Espaço Valdevez: História e Arqueologia, situado na rua da Valeta de Cima”.
Mutes, artista natural de Arcos de Valdevez que “pratica a linguagem pictórica ‘DesCubismo Contornismo’, irá intervir no mesmo museu”.
A argentina Milu Correch “vai intervir no antigo posto de transformação de eletricidade, em plena marginal ribeirinha”.
O trabalho da artista “retrata, principalmente, figuras mitológicas e antropomórficas utilizando um estilo figurativo e pictórico muito pessoal”.
Na edição deste ano do MurArcos, “a sua intervenção incidirá sobre interpretações das estórias, tradições e mitos particulares do concelho”.
O artista português Pantónio vai deixar a sua criação no novo Eco parque do Vez.
“Conhecido nacional e internacionalmente pelos seus murais com elementos ondulados, de forte movimento, que interpretam e interligam com a natureza e a ecologia, elementos que interligam na perfeição com o Rio Vez e com a sua fauna e flora”, adianta a nota de imprensa.
O festival, lançado em 2023, é “dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo”.
Com a realização do MurArcos, a Câmara de Arcos de Valdevez “procura dinamizar a reabilitação do espaço público urbano, valorizar o património e promover a reabilitação urbana, contribuindo para a promoção do concelho e para a dinamização da atividade económica e turística”.
Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.
O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.
Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.
O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.
Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.
O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.
Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.