É já este fim de semana, dias 25 a 27 de agosto (sexta, sábado e domingo) que o festival pioneiro da Sidra e das bebidas do pomar regressa a Ponte de Lima para a sua 2ª edição.
Este ano são mais de 100 sidras e bebidas do pomar de mais de 25 produtores nacionais e internacionais, que marcam presença naquela que é a segunda 2ª edição, no idílico recinto da Avenida dos Plátanos, do Centro Histórico de Ponte de Lima.
Entre os vários produtores nacionais destaca-se a limiana Nua, uma marca da “casa”, que recupera a tradição e faz um trabalho sustentável de recuperação e recolha de macieiras e maçãs da região, em parceria com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Quanto a produtores internacionais, registam-se participações das regiões sidreiras de Itália, Suécia, Letonia, Noruega, Inglaterra e Austria, a que se juntam as regiões espanholas da Cantábria, Galiza, Astúrias e País Basco. E ainda uma novidade muito especial, que vai surpreender muitos visitantes, as sidras da África do Sul, uma estreia que fará as delícias do público.
Do programa do festival fazem ainda parte duas master classes sobre sidra e harmonizações gastronómicas. A programação musical está a cargo de bandas como Morherfluters, Djalmados e Toque Social e dos DJ’s Ricardo Beja, Fino o Português Suave, Mok Groove, Sergio Bastos e Carlos Fontoura.
Da agenda Sidrama consta ainda outro dos pontos altos do networking sidreiro do evento: uma visita dos produtores convidados ao Mosteiro de Refóios onde a Escola Agrária de Ponte de Lima preserva e tem identificado todo o ADN das maçãs do Vale do Lima.
Todos os espetáculos são de acesso gratuito, tal como o acesso e circulação na Avenida dos Plátanos – um amplo e majestoso passeio pedonal no centro histórico da vila.
Horário
Sexta-feira, 26 agosto – 17h – 01h
Sábado, 27 agosto – 13h – 01h
Domingo, 28 agosto – 13h – 23h

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.