É já este fim de semana, dias 25 a 27 de agosto (sexta, sábado e domingo) que o festival pioneiro da Sidra e das bebidas do pomar regressa a Ponte de Lima para a sua 2ª edição.
Este ano são mais de 100 sidras e bebidas do pomar de mais de 25 produtores nacionais e internacionais, que marcam presença naquela que é a segunda 2ª edição, no idílico recinto da Avenida dos Plátanos, do Centro Histórico de Ponte de Lima.
Entre os vários produtores nacionais destaca-se a limiana Nua, uma marca da “casa”, que recupera a tradição e faz um trabalho sustentável de recuperação e recolha de macieiras e maçãs da região, em parceria com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Quanto a produtores internacionais, registam-se participações das regiões sidreiras de Itália, Suécia, Letonia, Noruega, Inglaterra e Austria, a que se juntam as regiões espanholas da Cantábria, Galiza, Astúrias e País Basco. E ainda uma novidade muito especial, que vai surpreender muitos visitantes, as sidras da África do Sul, uma estreia que fará as delícias do público.
Do programa do festival fazem ainda parte duas master classes sobre sidra e harmonizações gastronómicas. A programação musical está a cargo de bandas como Morherfluters, Djalmados e Toque Social e dos DJ’s Ricardo Beja, Fino o Português Suave, Mok Groove, Sergio Bastos e Carlos Fontoura.
Da agenda Sidrama consta ainda outro dos pontos altos do networking sidreiro do evento: uma visita dos produtores convidados ao Mosteiro de Refóios onde a Escola Agrária de Ponte de Lima preserva e tem identificado todo o ADN das maçãs do Vale do Lima.
Todos os espetáculos são de acesso gratuito, tal como o acesso e circulação na Avenida dos Plátanos – um amplo e majestoso passeio pedonal no centro histórico da vila.
Horário
Sexta-feira, 26 agosto – 17h – 01h
Sábado, 27 agosto – 13h – 01h
Domingo, 28 agosto – 13h – 23h

Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.