É já este fim de semana, dias 25 a 27 de agosto (sexta, sábado e domingo) que o festival pioneiro da Sidra e das bebidas do pomar regressa a Ponte de Lima para a sua 2ª edição.
Este ano são mais de 100 sidras e bebidas do pomar de mais de 25 produtores nacionais e internacionais, que marcam presença naquela que é a segunda 2ª edição, no idílico recinto da Avenida dos Plátanos, do Centro Histórico de Ponte de Lima.
Entre os vários produtores nacionais destaca-se a limiana Nua, uma marca da “casa”, que recupera a tradição e faz um trabalho sustentável de recuperação e recolha de macieiras e maçãs da região, em parceria com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Quanto a produtores internacionais, registam-se participações das regiões sidreiras de Itália, Suécia, Letonia, Noruega, Inglaterra e Austria, a que se juntam as regiões espanholas da Cantábria, Galiza, Astúrias e País Basco. E ainda uma novidade muito especial, que vai surpreender muitos visitantes, as sidras da África do Sul, uma estreia que fará as delícias do público.
Do programa do festival fazem ainda parte duas master classes sobre sidra e harmonizações gastronómicas. A programação musical está a cargo de bandas como Morherfluters, Djalmados e Toque Social e dos DJ’s Ricardo Beja, Fino o Português Suave, Mok Groove, Sergio Bastos e Carlos Fontoura.
Da agenda Sidrama consta ainda outro dos pontos altos do networking sidreiro do evento: uma visita dos produtores convidados ao Mosteiro de Refóios onde a Escola Agrária de Ponte de Lima preserva e tem identificado todo o ADN das maçãs do Vale do Lima.
Todos os espetáculos são de acesso gratuito, tal como o acesso e circulação na Avenida dos Plátanos – um amplo e majestoso passeio pedonal no centro histórico da vila.
Horário
Sexta-feira, 26 agosto – 17h – 01h
Sábado, 27 agosto – 13h – 01h
Domingo, 28 agosto – 13h – 23h

O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.