É já este fim de semana, dias 25 a 27 de agosto (sexta, sábado e domingo) que o festival pioneiro da Sidra e das bebidas do pomar regressa a Ponte de Lima para a sua 2ª edição.
Este ano são mais de 100 sidras e bebidas do pomar de mais de 25 produtores nacionais e internacionais, que marcam presença naquela que é a segunda 2ª edição, no idílico recinto da Avenida dos Plátanos, do Centro Histórico de Ponte de Lima.
Entre os vários produtores nacionais destaca-se a limiana Nua, uma marca da “casa”, que recupera a tradição e faz um trabalho sustentável de recuperação e recolha de macieiras e maçãs da região, em parceria com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Quanto a produtores internacionais, registam-se participações das regiões sidreiras de Itália, Suécia, Letonia, Noruega, Inglaterra e Austria, a que se juntam as regiões espanholas da Cantábria, Galiza, Astúrias e País Basco. E ainda uma novidade muito especial, que vai surpreender muitos visitantes, as sidras da África do Sul, uma estreia que fará as delícias do público.
Do programa do festival fazem ainda parte duas master classes sobre sidra e harmonizações gastronómicas. A programação musical está a cargo de bandas como Morherfluters, Djalmados e Toque Social e dos DJ’s Ricardo Beja, Fino o Português Suave, Mok Groove, Sergio Bastos e Carlos Fontoura.
Da agenda Sidrama consta ainda outro dos pontos altos do networking sidreiro do evento: uma visita dos produtores convidados ao Mosteiro de Refóios onde a Escola Agrária de Ponte de Lima preserva e tem identificado todo o ADN das maçãs do Vale do Lima.
Todos os espetáculos são de acesso gratuito, tal como o acesso e circulação na Avenida dos Plátanos – um amplo e majestoso passeio pedonal no centro histórico da vila.
Horário
Sexta-feira, 26 agosto – 17h – 01h
Sábado, 27 agosto – 13h – 01h
Domingo, 28 agosto – 13h – 23h

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.