Vila Nova de Cerveira volta a acolher, em julho, dois concertos marcados pela singularidade do carismático ‘Cerveira ao Piano’.
Reconhecido como um dos mais emblemáticos encontros de piano da região norte, a edição 2025 deste festival apresenta-se no formato dentro e fora de portas. Dia 4, o Palco das Artes recebe um espetáculo especial com Lena d’Agua & Benjamim, e no dia 5, Miguel Araújo atua no Auditório Municipal.
“O ‘Cerveira ao Piano’ é mais do que um festival, é uma celebração da música enquanto forma de encontro, de partilha e de identidade cultural”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. “Queremos que residentes e quem nos visita sintam o poder transformador da arte nos mais belos cenários do concelho, no Palco das Artes e na envolvência da arte e natureza”, sublinha Rui Teixeira.
Sempre inovador e surpreendente, o arranque do ‘Cerveira ao Piano’ 2025 acontece em duo, com a maior diva da Pop Portuguesa, Lena d’Agua, e o aclamado músico Benjamim. A 4 de julho, o espetáculo em causa assume-se como uma viagem pelas quase cinco décadas da prestigiada carreira da artista cuja voz ocupa uma parte significativa da banda sonora das nossas vidas.
No dia 5 de julho, um dos melhores fazedores de melodias em Portugal. O músico, cantor, compositor e letrista português, Miguel Araújo, tem no seu percurso profissional alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI: ‘Anda Comigo Ver os Aviões’, ‘Os Maridos das Outras’, ‘Quem És Tu Miúda’, ‘Nos Desenhos Animados’ (Nunca Acaba Mal), ‘Pica do Sete’, ‘Dona Laura’, ‘Balada Astral’, entre outros. Além do seu reportório a solo e da banda Os Azeitonas, da qual é fundador e na qual se manteve até final de 2016, tem escrito para alguns dos mais destacados intérpretes portugueses, como é o caso de António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares e Ana Bacalhau.
Os concertos têm início às 22h00, com um preço de 10 euros por concerto. Os bilhetes já se encontram disponíveis em bol.pt, na Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira e no Palco das Artes.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.