Vila Nova de Cerveira volta a acolher, em julho, dois concertos marcados pela singularidade do carismático ‘Cerveira ao Piano’.
Reconhecido como um dos mais emblemáticos encontros de piano da região norte, a edição 2025 deste festival apresenta-se no formato dentro e fora de portas. Dia 4, o Palco das Artes recebe um espetáculo especial com Lena d’Agua & Benjamim, e no dia 5, Miguel Araújo atua no Auditório Municipal.
“O ‘Cerveira ao Piano’ é mais do que um festival, é uma celebração da música enquanto forma de encontro, de partilha e de identidade cultural”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. “Queremos que residentes e quem nos visita sintam o poder transformador da arte nos mais belos cenários do concelho, no Palco das Artes e na envolvência da arte e natureza”, sublinha Rui Teixeira.
Sempre inovador e surpreendente, o arranque do ‘Cerveira ao Piano’ 2025 acontece em duo, com a maior diva da Pop Portuguesa, Lena d’Agua, e o aclamado músico Benjamim. A 4 de julho, o espetáculo em causa assume-se como uma viagem pelas quase cinco décadas da prestigiada carreira da artista cuja voz ocupa uma parte significativa da banda sonora das nossas vidas.
No dia 5 de julho, um dos melhores fazedores de melodias em Portugal. O músico, cantor, compositor e letrista português, Miguel Araújo, tem no seu percurso profissional alguns dos maiores sucessos portugueses do início do séc. XXI: ‘Anda Comigo Ver os Aviões’, ‘Os Maridos das Outras’, ‘Quem És Tu Miúda’, ‘Nos Desenhos Animados’ (Nunca Acaba Mal), ‘Pica do Sete’, ‘Dona Laura’, ‘Balada Astral’, entre outros. Além do seu reportório a solo e da banda Os Azeitonas, da qual é fundador e na qual se manteve até final de 2016, tem escrito para alguns dos mais destacados intérpretes portugueses, como é o caso de António Zambujo, Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares e Ana Bacalhau.
Os concertos têm início às 22h00, com um preço de 10 euros por concerto. Os bilhetes já se encontram disponíveis em bol.pt, na Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira e no Palco das Artes.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.