Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.
Entre 16 e 25 de Junho, as festas trarão a Braga milhares de foliões para 10 dias imperdíveis com 164 iniciativas, 365 entidades envolvidas e 270 horas de programação. As bandas filarmónicas são o mote para o imaginário desta edição, num momento de celebração destas bandas na história do São João.
Com um programa que volta a defender a preservação da matriz tradicional do São João, as festas contarão com dois espaços distintos do habitual, reunindo na Praça Municipal mais de 20 artesãos para a Feira do Artesanato e juntando, no Pópulo, alguns dos melhores DJ´s para um “São João Pop’ular”.
Estes novos espaços, que terão uma programação cultural forte, respondem à necessidade de reconduzir parte do programa para outras áreas da cidade, como consequência das obras de reabilitação da Avenida da Liberdade.
Com sete cortejos, sete exposições e dois concursos, o programa volta a contar com as iniciativas Braga Capital do Cavaquinho, Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Gala Sanjoanina, Cantares ao Desafio e Festival Etnográfico, sendo a banda “Os Quatro e Meia”, Plutónio, José Malhoa e Zézé Fernandes alguns dos destaques do programa de concertos das festas.
Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, as Festas de São João têm uma “componente absolutamente distinta” ao serem o “corolário” do trabalho levado a cabo pelas várias entidades envolvidas na defesa e preservação das tradições. O autarca destacou que estas festividades apresentam um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
Já Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, garantiu que este volta a ser um São João “tradicional, mas com capacidade de criar novos momentos e sinergias”.
O programa das festas de São João de Braga poderá ser consultado em www.saojoaobraga.pt.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.