Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.
Entre 16 e 25 de Junho, as festas trarão a Braga milhares de foliões para 10 dias imperdíveis com 164 iniciativas, 365 entidades envolvidas e 270 horas de programação. As bandas filarmónicas são o mote para o imaginário desta edição, num momento de celebração destas bandas na história do São João.
Com um programa que volta a defender a preservação da matriz tradicional do São João, as festas contarão com dois espaços distintos do habitual, reunindo na Praça Municipal mais de 20 artesãos para a Feira do Artesanato e juntando, no Pópulo, alguns dos melhores DJ´s para um “São João Pop’ular”.
Estes novos espaços, que terão uma programação cultural forte, respondem à necessidade de reconduzir parte do programa para outras áreas da cidade, como consequência das obras de reabilitação da Avenida da Liberdade.
Com sete cortejos, sete exposições e dois concursos, o programa volta a contar com as iniciativas Braga Capital do Cavaquinho, Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Gala Sanjoanina, Cantares ao Desafio e Festival Etnográfico, sendo a banda “Os Quatro e Meia”, Plutónio, José Malhoa e Zézé Fernandes alguns dos destaques do programa de concertos das festas.
Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, as Festas de São João têm uma “componente absolutamente distinta” ao serem o “corolário” do trabalho levado a cabo pelas várias entidades envolvidas na defesa e preservação das tradições. O autarca destacou que estas festividades apresentam um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
Já Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, garantiu que este volta a ser um São João “tradicional, mas com capacidade de criar novos momentos e sinergias”.
O programa das festas de São João de Braga poderá ser consultado em www.saojoaobraga.pt.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.