Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.
Entre 16 e 25 de Junho, as festas trarão a Braga milhares de foliões para 10 dias imperdíveis com 164 iniciativas, 365 entidades envolvidas e 270 horas de programação. As bandas filarmónicas são o mote para o imaginário desta edição, num momento de celebração destas bandas na história do São João.
Com um programa que volta a defender a preservação da matriz tradicional do São João, as festas contarão com dois espaços distintos do habitual, reunindo na Praça Municipal mais de 20 artesãos para a Feira do Artesanato e juntando, no Pópulo, alguns dos melhores DJ´s para um “São João Pop’ular”.
Estes novos espaços, que terão uma programação cultural forte, respondem à necessidade de reconduzir parte do programa para outras áreas da cidade, como consequência das obras de reabilitação da Avenida da Liberdade.
Com sete cortejos, sete exposições e dois concursos, o programa volta a contar com as iniciativas Braga Capital do Cavaquinho, Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Gala Sanjoanina, Cantares ao Desafio e Festival Etnográfico, sendo a banda “Os Quatro e Meia”, Plutónio, José Malhoa e Zézé Fernandes alguns dos destaques do programa de concertos das festas.
Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, as Festas de São João têm uma “componente absolutamente distinta” ao serem o “corolário” do trabalho levado a cabo pelas várias entidades envolvidas na defesa e preservação das tradições. O autarca destacou que estas festividades apresentam um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
Já Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, garantiu que este volta a ser um São João “tradicional, mas com capacidade de criar novos momentos e sinergias”.
O programa das festas de São João de Braga poderá ser consultado em www.saojoaobraga.pt.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.