Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.
Entre 16 e 25 de Junho, as festas trarão a Braga milhares de foliões para 10 dias imperdíveis com 164 iniciativas, 365 entidades envolvidas e 270 horas de programação. As bandas filarmónicas são o mote para o imaginário desta edição, num momento de celebração destas bandas na história do São João.
Com um programa que volta a defender a preservação da matriz tradicional do São João, as festas contarão com dois espaços distintos do habitual, reunindo na Praça Municipal mais de 20 artesãos para a Feira do Artesanato e juntando, no Pópulo, alguns dos melhores DJ´s para um “São João Pop’ular”.
Estes novos espaços, que terão uma programação cultural forte, respondem à necessidade de reconduzir parte do programa para outras áreas da cidade, como consequência das obras de reabilitação da Avenida da Liberdade.
Com sete cortejos, sete exposições e dois concursos, o programa volta a contar com as iniciativas Braga Capital do Cavaquinho, Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Gala Sanjoanina, Cantares ao Desafio e Festival Etnográfico, sendo a banda “Os Quatro e Meia”, Plutónio, José Malhoa e Zézé Fernandes alguns dos destaques do programa de concertos das festas.
Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, as Festas de São João têm uma “componente absolutamente distinta” ao serem o “corolário” do trabalho levado a cabo pelas várias entidades envolvidas na defesa e preservação das tradições. O autarca destacou que estas festividades apresentam um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
Já Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, garantiu que este volta a ser um São João “tradicional, mas com capacidade de criar novos momentos e sinergias”.
O programa das festas de São João de Braga poderá ser consultado em www.saojoaobraga.pt.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.