As ruas de Viana do Castelo encheram-se de alegria, fé e tradição com mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que decorrem até 20 de agosto e continuam a ser uma das maiores celebrações populares do país.
Consideradas uma das maiores e mais tradicionais romarias de Portugal, as Festas da Agonia combinam o fervor religioso com o folclore, o artesanato, a gastronomia e uma forte expressão da cultura popular minhota.
A edição de 2025 inclui o regresso de eventos emblemáticos como o Desfile da Mordomia, o Cortejo Etnográfico, a Majestosa Procissão ao Mar e a deslumbrante Serenata (fogo de artifício) sobre o rio Lima.
O tradicional Desfile da Mordomia — com centenas de mulheres trajadas com os típicos trajes à vianesa e ostentando ouro ao peito — enchem as ruas de cor, brilho e orgulho minhoto. A festa também se faz ouvir ao som dos bombos, concertinas e das bandas filarmónicas, num ambiente que mistura devoção e celebração.
As previsões voltam a apontar, que mais de 1 milhão de pessoas passem pela cidade ao longo das festividades, com um impacto significativo no turismo e na economia local.
Com entrada gratuita, em praticamente todos os quadros, e programação para todas as idades, as Festas da Agonia continuam a afirmar-se como um dos pontos altos do verão em Portugal, unindo fé, tradição e alegria em cada canto da cidade.
A Polícia Judiciária desenvolveu uma operação policial na qual identificou e deteve, na zona do Fafe, dois homens fortemente indiciados da prática do crime de tráfico internacional de produtos estupefacientes, tendo ainda apreendido uma tonelada e meia de cocaína.
O argentino Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) venceu esta quinta-feira a primeira etapa da 86.ª edição da Volta a Portugal, impondo-se ao sprint na inédita e exigente chegada ao Santuário do Sameiro, em Braga.
As ruas de Viana do Castelo encheram-se de alegria, fé e tradição com mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que decorrem até 20 de agosto e continuam a ser uma das maiores celebrações populares do país.
Já alguma vez sentiu que a comida “fica parada” no estômago durante horas após a refeição? Para algumas pessoas, este desconforto é diário, e pode significar mais do que uma má digestão.
A tradição ancestral do linho ganha nova vida na exposição “De Fio a Pavio: Tecendo Memórias”, de Marta Alves, que será inaugurada no dia 10 de agosto, às 17h, nos Paços do Concelho de Ponte da Barca, onde ficará patente até 31 de agosto.
A dupla Calema sobe ao palco do Campo da Feira esta quinta-feira, às 22h00, integrando a programação das Festas Concelhias de Nossa Senhora da Lapa, que decorrem até ao dia 10 de agosto em Arcos de Valdevez.
A construção da nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, vai ser prorrogada por 47 dias, apontando-se a conclusão para o dia 27 de junho de 2026, de acordo com a proposta aprovada pela autarquia.