Vila Nova de Cerveira vai viver, entre 2 e 6 de agosto, as tradicionais festividades concelhias. O programa conjuga religião, tradição, animação e uma grande aposta na juventude, segundo o Município de Vila Nova de Cerveira.
“A música é um dos grandes destaques da edição deste ano das Festas em Honra do Mártir São Sebastião, com um cartaz para todos os gostos e idades. Zézé Fernandes, Chico da Tina, Diogo Piçarra, Tradição d’Ouro e Paulo Baixinho são os artistas convidados, além da atuação de vários Dj’s do Alto Minho”, revelou a autarquia, numa nota de imprensa.
O arranque da programação acontece a 2 de agosto, pelas 22h00, com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’, com a presença de grupos de África do Sul, da Bolívia, da Ucrânia e da Venezuela. Já o segundo dia, 3 de agosto, é mais direcionado para a tradição popular com as atuações de três ranchos folclóricos do concelho de Vila Nova de Cerveira: de Campos, de Gondarém e de Sopo.
A programação prossegue na sexta-feira, 4 de agosto, com arruadas pelo Grupo de Bombos ‘Figueiras na Rua’, o Cortejo Etnográfico das Freguesias com o tema “O Ciclo da Vida” e as atuações de Zezé Fernandes e Chico da Tina.
No sábado, 5 de agosto, estão previstas arruadas dos grupos de bombos do concelho, nomeadamente, Bombos Linho de Nogueira, Divino Salvador de Covas, S. Pantaleão de Cornes e S. Tiago de Sopo. O período noturno fica marcado pela atuação de Diogo Piçarra.
Para o último dia, 6 de agosto, há atuação do grupo de Marco de Canaveses, “Tradição d’Ouro”, cabendo a Paulo Baixinho encerrar a edição 2023 das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira.
No que respeita à vertente religiosa, destaque para a missa na Capela de S. Sebastião, no sábado, dia 5 de agosto, às 10h00, e para o domingo, com a Missa Solene e Sermão em Honra do Mártir S. Sebastião, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h30.
As Festas Concelhias em Honra de S. Sebastião contam também com fogo de artifício no castelo no sábado e fogo de artifício no Rio Minho no domingo, às 00h00.
A festividade é organizada pela Comissão das Festas Concelhias 2023 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Consulte aqui a programação na íntegra:

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.