Vila Nova de Cerveira vai viver, entre 2 e 6 de agosto, as tradicionais festividades concelhias. O programa conjuga religião, tradição, animação e uma grande aposta na juventude, segundo o Município de Vila Nova de Cerveira.
“A música é um dos grandes destaques da edição deste ano das Festas em Honra do Mártir São Sebastião, com um cartaz para todos os gostos e idades. Zézé Fernandes, Chico da Tina, Diogo Piçarra, Tradição d’Ouro e Paulo Baixinho são os artistas convidados, além da atuação de vários Dj’s do Alto Minho”, revelou a autarquia, numa nota de imprensa.
O arranque da programação acontece a 2 de agosto, pelas 22h00, com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’, com a presença de grupos de África do Sul, da Bolívia, da Ucrânia e da Venezuela. Já o segundo dia, 3 de agosto, é mais direcionado para a tradição popular com as atuações de três ranchos folclóricos do concelho de Vila Nova de Cerveira: de Campos, de Gondarém e de Sopo.
A programação prossegue na sexta-feira, 4 de agosto, com arruadas pelo Grupo de Bombos ‘Figueiras na Rua’, o Cortejo Etnográfico das Freguesias com o tema “O Ciclo da Vida” e as atuações de Zezé Fernandes e Chico da Tina.
No sábado, 5 de agosto, estão previstas arruadas dos grupos de bombos do concelho, nomeadamente, Bombos Linho de Nogueira, Divino Salvador de Covas, S. Pantaleão de Cornes e S. Tiago de Sopo. O período noturno fica marcado pela atuação de Diogo Piçarra.
Para o último dia, 6 de agosto, há atuação do grupo de Marco de Canaveses, “Tradição d’Ouro”, cabendo a Paulo Baixinho encerrar a edição 2023 das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira.
No que respeita à vertente religiosa, destaque para a missa na Capela de S. Sebastião, no sábado, dia 5 de agosto, às 10h00, e para o domingo, com a Missa Solene e Sermão em Honra do Mártir S. Sebastião, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h30.
As Festas Concelhias em Honra de S. Sebastião contam também com fogo de artifício no castelo no sábado e fogo de artifício no Rio Minho no domingo, às 00h00.
A festividade é organizada pela Comissão das Festas Concelhias 2023 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Consulte aqui a programação na íntegra:

O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.