Vila Nova de Cerveira vai viver, entre 2 e 6 de agosto, as tradicionais festividades concelhias. O programa conjuga religião, tradição, animação e uma grande aposta na juventude, segundo o Município de Vila Nova de Cerveira.
“A música é um dos grandes destaques da edição deste ano das Festas em Honra do Mártir São Sebastião, com um cartaz para todos os gostos e idades. Zézé Fernandes, Chico da Tina, Diogo Piçarra, Tradição d’Ouro e Paulo Baixinho são os artistas convidados, além da atuação de vários Dj’s do Alto Minho”, revelou a autarquia, numa nota de imprensa.
O arranque da programação acontece a 2 de agosto, pelas 22h00, com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’, com a presença de grupos de África do Sul, da Bolívia, da Ucrânia e da Venezuela. Já o segundo dia, 3 de agosto, é mais direcionado para a tradição popular com as atuações de três ranchos folclóricos do concelho de Vila Nova de Cerveira: de Campos, de Gondarém e de Sopo.
A programação prossegue na sexta-feira, 4 de agosto, com arruadas pelo Grupo de Bombos ‘Figueiras na Rua’, o Cortejo Etnográfico das Freguesias com o tema “O Ciclo da Vida” e as atuações de Zezé Fernandes e Chico da Tina.
No sábado, 5 de agosto, estão previstas arruadas dos grupos de bombos do concelho, nomeadamente, Bombos Linho de Nogueira, Divino Salvador de Covas, S. Pantaleão de Cornes e S. Tiago de Sopo. O período noturno fica marcado pela atuação de Diogo Piçarra.
Para o último dia, 6 de agosto, há atuação do grupo de Marco de Canaveses, “Tradição d’Ouro”, cabendo a Paulo Baixinho encerrar a edição 2023 das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira.
No que respeita à vertente religiosa, destaque para a missa na Capela de S. Sebastião, no sábado, dia 5 de agosto, às 10h00, e para o domingo, com a Missa Solene e Sermão em Honra do Mártir S. Sebastião, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h30.
As Festas Concelhias em Honra de S. Sebastião contam também com fogo de artifício no castelo no sábado e fogo de artifício no Rio Minho no domingo, às 00h00.
A festividade é organizada pela Comissão das Festas Concelhias 2023 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Consulte aqui a programação na íntegra:

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.