Vila Nova de Cerveira vai viver, entre 2 e 6 de agosto, as tradicionais festividades concelhias. O programa conjuga religião, tradição, animação e uma grande aposta na juventude, segundo o Município de Vila Nova de Cerveira.
“A música é um dos grandes destaques da edição deste ano das Festas em Honra do Mártir São Sebastião, com um cartaz para todos os gostos e idades. Zézé Fernandes, Chico da Tina, Diogo Piçarra, Tradição d’Ouro e Paulo Baixinho são os artistas convidados, além da atuação de vários Dj’s do Alto Minho”, revelou a autarquia, numa nota de imprensa.
O arranque da programação acontece a 2 de agosto, pelas 22h00, com o Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’, com a presença de grupos de África do Sul, da Bolívia, da Ucrânia e da Venezuela. Já o segundo dia, 3 de agosto, é mais direcionado para a tradição popular com as atuações de três ranchos folclóricos do concelho de Vila Nova de Cerveira: de Campos, de Gondarém e de Sopo.
A programação prossegue na sexta-feira, 4 de agosto, com arruadas pelo Grupo de Bombos ‘Figueiras na Rua’, o Cortejo Etnográfico das Freguesias com o tema “O Ciclo da Vida” e as atuações de Zezé Fernandes e Chico da Tina.
No sábado, 5 de agosto, estão previstas arruadas dos grupos de bombos do concelho, nomeadamente, Bombos Linho de Nogueira, Divino Salvador de Covas, S. Pantaleão de Cornes e S. Tiago de Sopo. O período noturno fica marcado pela atuação de Diogo Piçarra.
Para o último dia, 6 de agosto, há atuação do grupo de Marco de Canaveses, “Tradição d’Ouro”, cabendo a Paulo Baixinho encerrar a edição 2023 das Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira.
No que respeita à vertente religiosa, destaque para a missa na Capela de S. Sebastião, no sábado, dia 5 de agosto, às 10h00, e para o domingo, com a Missa Solene e Sermão em Honra do Mártir S. Sebastião, agendada para as 11h00, e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h30.
As Festas Concelhias em Honra de S. Sebastião contam também com fogo de artifício no castelo no sábado e fogo de artifício no Rio Minho no domingo, às 00h00.
A festividade é organizada pela Comissão das Festas Concelhias 2023 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Consulte aqui a programação na íntegra:

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.