Contra o desperdício alimentar na fronteira, o novo núcleo da REFOOD de Vila Nova de Cerveira, serve cerca de 580 refeições por semana a famílias carenciadas. Desta forma, este domingo, dia 18 de Novembro, o 65º núcleo desta organização independente orientada por cidadãos e 100% voluntária vai organizar um momento de convívio sob o mote do desperdício alimentar.
Cerca de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza e 400 mil têm carências alimentares. Ao mesmo tempo, estima-se que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos — mais de 180 quilos por cada português, com um impacto económico negativo que se estima nos 3,3 mil milhões de euros anuais.
Assim surge a REFOOD em 2011. Realizado 100% por voluntários que disponibilizam duas horas do seu tempo para ajudar, o movimento tem a missão de resgatar comida em bom estado e combater a fome. Atualmente existem 65 núcleos em todo o país.
A história do núcleo de Cerveira começou na Festa da História, quando se questionaram para onde iria a comida remanescente do centro da vila. Assim, 5 cidadãos de Cerveira colocaram “mãos à obra” para entender o panorama do desperdício alimentar e a pobreza existente.
A inauguração remonta a maio de 2023, e já ajudaram mais de 100 pessoas sendo que 40% são crianças. Até à data, prestam apoio a 56 pessoas semanalmente.
Para o núcleo de Vila Nova de Cerveira a conjuntura e a realidade vivida: “É uma verdade escondida, que nos assusta todos os dias, a quantidade de comida desperdiçada versus as pessoas que precisam dessa comida para sobreviver! Uma verdade com que lidamos todos os dias e acreditamos que estes números são baixos versus a realidade social do município.”
“Contudo, a nossa visão é não só ajudar o máximo de pessoas possível através do combate ao desperdício diário com +250kg de comida resgatada por semana, como também ativar a comunidade através de parcerias estratégicas e medição de impacto.” reforçam.
Após 6 meses, “queremos inaugurar o espaço junto da nossa equipa, parceiros e comunidade, para que consigamos crescer e ajudar cada vez mais pessoas.”

Desta vontade surge o evento que será dividido em duas partes: a apresentação do núcleo com representantes da direção nacional da REFOOD 4Good e o segundo momento será uma festa comunitária com música, boa comida e animação.
Assim e de forma a crescer, o núcleo apela ao apoio da comunidade de maneira a colmatar as necessidades, pedindo:
• Voluntários para abrir mais dias de turnos;
• Voluntários para trabalho logístico e organizacional
• Perecíveis como luvas, toucas, detergentes
• Donativos em género/monetário para criar melhores condições no espaço e aquisição de uma carrinha elétrica, de forma a suportarmos as recolhas diárias.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.