Contra o desperdício alimentar na fronteira, o novo núcleo da REFOOD de Vila Nova de Cerveira, serve cerca de 580 refeições por semana a famílias carenciadas. Desta forma, este domingo, dia 18 de Novembro, o 65º núcleo desta organização independente orientada por cidadãos e 100% voluntária vai organizar um momento de convívio sob o mote do desperdício alimentar.
Cerca de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza e 400 mil têm carências alimentares. Ao mesmo tempo, estima-se que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos — mais de 180 quilos por cada português, com um impacto económico negativo que se estima nos 3,3 mil milhões de euros anuais.
Assim surge a REFOOD em 2011. Realizado 100% por voluntários que disponibilizam duas horas do seu tempo para ajudar, o movimento tem a missão de resgatar comida em bom estado e combater a fome. Atualmente existem 65 núcleos em todo o país.
A história do núcleo de Cerveira começou na Festa da História, quando se questionaram para onde iria a comida remanescente do centro da vila. Assim, 5 cidadãos de Cerveira colocaram “mãos à obra” para entender o panorama do desperdício alimentar e a pobreza existente.
A inauguração remonta a maio de 2023, e já ajudaram mais de 100 pessoas sendo que 40% são crianças. Até à data, prestam apoio a 56 pessoas semanalmente.
Para o núcleo de Vila Nova de Cerveira a conjuntura e a realidade vivida: “É uma verdade escondida, que nos assusta todos os dias, a quantidade de comida desperdiçada versus as pessoas que precisam dessa comida para sobreviver! Uma verdade com que lidamos todos os dias e acreditamos que estes números são baixos versus a realidade social do município.”
“Contudo, a nossa visão é não só ajudar o máximo de pessoas possível através do combate ao desperdício diário com +250kg de comida resgatada por semana, como também ativar a comunidade através de parcerias estratégicas e medição de impacto.” reforçam.
Após 6 meses, “queremos inaugurar o espaço junto da nossa equipa, parceiros e comunidade, para que consigamos crescer e ajudar cada vez mais pessoas.”

Desta vontade surge o evento que será dividido em duas partes: a apresentação do núcleo com representantes da direção nacional da REFOOD 4Good e o segundo momento será uma festa comunitária com música, boa comida e animação.
Assim e de forma a crescer, o núcleo apela ao apoio da comunidade de maneira a colmatar as necessidades, pedindo:
• Voluntários para abrir mais dias de turnos;
• Voluntários para trabalho logístico e organizacional
• Perecíveis como luvas, toucas, detergentes
• Donativos em género/monetário para criar melhores condições no espaço e aquisição de uma carrinha elétrica, de forma a suportarmos as recolhas diárias.

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.