Contra o desperdício alimentar na fronteira, o novo núcleo da REFOOD de Vila Nova de Cerveira, serve cerca de 580 refeições por semana a famílias carenciadas. Desta forma, este domingo, dia 18 de Novembro, o 65º núcleo desta organização independente orientada por cidadãos e 100% voluntária vai organizar um momento de convívio sob o mote do desperdício alimentar.
Cerca de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza e 400 mil têm carências alimentares. Ao mesmo tempo, estima-se que 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos — mais de 180 quilos por cada português, com um impacto económico negativo que se estima nos 3,3 mil milhões de euros anuais.
Assim surge a REFOOD em 2011. Realizado 100% por voluntários que disponibilizam duas horas do seu tempo para ajudar, o movimento tem a missão de resgatar comida em bom estado e combater a fome. Atualmente existem 65 núcleos em todo o país.
A história do núcleo de Cerveira começou na Festa da História, quando se questionaram para onde iria a comida remanescente do centro da vila. Assim, 5 cidadãos de Cerveira colocaram “mãos à obra” para entender o panorama do desperdício alimentar e a pobreza existente.
A inauguração remonta a maio de 2023, e já ajudaram mais de 100 pessoas sendo que 40% são crianças. Até à data, prestam apoio a 56 pessoas semanalmente.
Para o núcleo de Vila Nova de Cerveira a conjuntura e a realidade vivida: “É uma verdade escondida, que nos assusta todos os dias, a quantidade de comida desperdiçada versus as pessoas que precisam dessa comida para sobreviver! Uma verdade com que lidamos todos os dias e acreditamos que estes números são baixos versus a realidade social do município.”
“Contudo, a nossa visão é não só ajudar o máximo de pessoas possível através do combate ao desperdício diário com +250kg de comida resgatada por semana, como também ativar a comunidade através de parcerias estratégicas e medição de impacto.” reforçam.
Após 6 meses, “queremos inaugurar o espaço junto da nossa equipa, parceiros e comunidade, para que consigamos crescer e ajudar cada vez mais pessoas.”

Desta vontade surge o evento que será dividido em duas partes: a apresentação do núcleo com representantes da direção nacional da REFOOD 4Good e o segundo momento será uma festa comunitária com música, boa comida e animação.
Assim e de forma a crescer, o núcleo apela ao apoio da comunidade de maneira a colmatar as necessidades, pedindo:
• Voluntários para abrir mais dias de turnos;
• Voluntários para trabalho logístico e organizacional
• Perecíveis como luvas, toucas, detergentes
• Donativos em género/monetário para criar melhores condições no espaço e aquisição de uma carrinha elétrica, de forma a suportarmos as recolhas diárias.

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.