A 'CouraMe - Festa dos produtos Locais' volta a marcar presença no calendário courense, trazendo à tenda gigante instalada no Largo Hintze Ribeiro, ao longo de três dias, sexta, sábado e domingo, as muitas tasquinhas que representam as associações do concelho, não faltando a animação musical com Kalhambeke, Tiago Silva, Festival de Folclore, Escola de dança Emotion e a animação pela Xaranga a Tu Ritmo (Espanha), bem como os melhores produtos locais reunidos numa única marca que identifica Paredes de Coura: CouraMe.
‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ volta a trazer-nos o melhor dos biscoitos às compotas, dos acessórios às peças de joalharia, do fumeiro tradicional às mais criativas propostas vegans, da cosmética ao artesanato contemporâneo, das peças decorativas aos licores e à broa, mas também os mais típicos petiscos das tasquinhas onde toda a animação começa e também termina. Começa com os petiscos da terra, joias da nossa gastronomia de apurado e acentuado sabor, cativando o visitante até ao seu encerramento.
Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato urbano e decorativo – com alguns dos artesãos a trabalhar no local as suas próprias peças –, marcam presença nesta ‘CouraMe’.
Folclore, artesanato e muita música
Vocacionada para a exposição e venda de produtos tradicionais, doçaria conventual, doçaria regional, mel, compotas, vinhos, licores ou outros produtos derivados da terra, ao percorrer a ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ é nas tasquinhas das associações que boa parte da animação se concentra.
A música também não falta na ‘CouraMe’, com o concerto de Tiago Silva na noite de sexta-feira, pelas 22h30, enquanto no sábado a Xaranga a Tu Ritmo dá as boas-vindas ao longo da tarde, reservado que está para a noite, a partir das 22h30, a Escola de Dança Emotion seguido dos sempre entusiasmantes Kalhambeke. No domingo, o genuíno folclore atravessa a tarde a partir das 15h30 com o Grupo Etnográfico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, Rancho Folclórico Esperança na Juventude do Nadadouro (Caldas da Rainha) e Danças e Cantares de Vermil (Guimarães).
Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Landra Associação, por esta ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ vão passar 20 expositores e dezena e meia de tasquinhas a representar as associações culturais do concelho, que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.
Lucas Jacob, atleta do Darque Kayak Clube, já se encontra a caminho de Sydney, na Austrália, onde irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Slalom em Canoagem, que decorre entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro.
Viana do Castelo junta-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro em centenas de cidades europeias. Este ano, o tema central é “Mobilidade para todos”, reforçando a importância de garantir acessibilidade, segurança e sustentabilidade nos modos de transporte para todos os cidadãos, independentemente da idade, condição física ou local de residência.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda vai ser alvo de uma profunda intervenção de reabilitação e conservação, num investimento global de quase dois milhões de euros, anunciou a Confraria responsável pelo monumento.
O Alcalde de Lugo, Miguel Fernández, esteve em Viana do Castelo para uma reunião de trabalho e visita a diversos equipamentos da cidade, no âmbito do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A deslocação teve como principal objetivo reforçar os laços entre as duas cidades, que são geminadas desde 1990.
Chegou ao fim a ligação entre o SC Vianense e um dos seus atletas mais titulados dos últimos anos. Após três épocas consecutivas marcadas por inúmeros títulos nacionais e internacionais, Henrique Correia, mais conhecido por Kiko,confirmou nas suas redes sociais a saída do clube, deixando em aberto o seu próximo destino desportivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, um pagamento adicional de 724.938 euros (acrescidos de IVA) por erros e omissões detetados na empreitada da nova ponte sobre o rio Lima, atualmente em construção e com um custo global estimado de 20 milhões de euros.
Na madrugada do passado dia 16 de setembro, pelas 03h20, um jovem de 25 anos, estudante e residente em Ponte de Lima, foi detido por elementos da PSP na sequência de desacatos registados na Rua do Mercado, em pleno centro da vila limiana.