A 'CouraMe - Festa dos produtos Locais' volta a marcar presença no calendário courense, trazendo à tenda gigante instalada no Largo Hintze Ribeiro, ao longo de três dias, sexta, sábado e domingo, as muitas tasquinhas que representam as associações do concelho, não faltando a animação musical com Kalhambeke, Tiago Silva, Festival de Folclore, Escola de dança Emotion e a animação pela Xaranga a Tu Ritmo (Espanha), bem como os melhores produtos locais reunidos numa única marca que identifica Paredes de Coura: CouraMe.
‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ volta a trazer-nos o melhor dos biscoitos às compotas, dos acessórios às peças de joalharia, do fumeiro tradicional às mais criativas propostas vegans, da cosmética ao artesanato contemporâneo, das peças decorativas aos licores e à broa, mas também os mais típicos petiscos das tasquinhas onde toda a animação começa e também termina. Começa com os petiscos da terra, joias da nossa gastronomia de apurado e acentuado sabor, cativando o visitante até ao seu encerramento.
Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato urbano e decorativo – com alguns dos artesãos a trabalhar no local as suas próprias peças –, marcam presença nesta ‘CouraMe’.
Folclore, artesanato e muita música
Vocacionada para a exposição e venda de produtos tradicionais, doçaria conventual, doçaria regional, mel, compotas, vinhos, licores ou outros produtos derivados da terra, ao percorrer a ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ é nas tasquinhas das associações que boa parte da animação se concentra.
A música também não falta na ‘CouraMe’, com o concerto de Tiago Silva na noite de sexta-feira, pelas 22h30, enquanto no sábado a Xaranga a Tu Ritmo dá as boas-vindas ao longo da tarde, reservado que está para a noite, a partir das 22h30, a Escola de Dança Emotion seguido dos sempre entusiasmantes Kalhambeke. No domingo, o genuíno folclore atravessa a tarde a partir das 15h30 com o Grupo Etnográfico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, Rancho Folclórico Esperança na Juventude do Nadadouro (Caldas da Rainha) e Danças e Cantares de Vermil (Guimarães).
Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Landra Associação, por esta ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ vão passar 20 expositores e dezena e meia de tasquinhas a representar as associações culturais do concelho, que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.