A 'CouraMe - Festa dos produtos Locais' volta a marcar presença no calendário courense, trazendo à tenda gigante instalada no Largo Hintze Ribeiro, ao longo de três dias, sexta, sábado e domingo, as muitas tasquinhas que representam as associações do concelho, não faltando a animação musical com Kalhambeke, Tiago Silva, Festival de Folclore, Escola de dança Emotion e a animação pela Xaranga a Tu Ritmo (Espanha), bem como os melhores produtos locais reunidos numa única marca que identifica Paredes de Coura: CouraMe.
‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ volta a trazer-nos o melhor dos biscoitos às compotas, dos acessórios às peças de joalharia, do fumeiro tradicional às mais criativas propostas vegans, da cosmética ao artesanato contemporâneo, das peças decorativas aos licores e à broa, mas também os mais típicos petiscos das tasquinhas onde toda a animação começa e também termina. Começa com os petiscos da terra, joias da nossa gastronomia de apurado e acentuado sabor, cativando o visitante até ao seu encerramento.
Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato urbano e decorativo – com alguns dos artesãos a trabalhar no local as suas próprias peças –, marcam presença nesta ‘CouraMe’.
Folclore, artesanato e muita música
Vocacionada para a exposição e venda de produtos tradicionais, doçaria conventual, doçaria regional, mel, compotas, vinhos, licores ou outros produtos derivados da terra, ao percorrer a ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ é nas tasquinhas das associações que boa parte da animação se concentra.
A música também não falta na ‘CouraMe’, com o concerto de Tiago Silva na noite de sexta-feira, pelas 22h30, enquanto no sábado a Xaranga a Tu Ritmo dá as boas-vindas ao longo da tarde, reservado que está para a noite, a partir das 22h30, a Escola de Dança Emotion seguido dos sempre entusiasmantes Kalhambeke. No domingo, o genuíno folclore atravessa a tarde a partir das 15h30 com o Grupo Etnográfico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, Rancho Folclórico Esperança na Juventude do Nadadouro (Caldas da Rainha) e Danças e Cantares de Vermil (Guimarães).
Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Landra Associação, por esta ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ vão passar 20 expositores e dezena e meia de tasquinhas a representar as associações culturais do concelho, que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.