A 'CouraMe - Festa dos produtos Locais' volta a marcar presença no calendário courense, trazendo à tenda gigante instalada no Largo Hintze Ribeiro, ao longo de três dias, sexta, sábado e domingo, as muitas tasquinhas que representam as associações do concelho, não faltando a animação musical com Kalhambeke, Tiago Silva, Festival de Folclore, Escola de dança Emotion e a animação pela Xaranga a Tu Ritmo (Espanha), bem como os melhores produtos locais reunidos numa única marca que identifica Paredes de Coura: CouraMe.
‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ volta a trazer-nos o melhor dos biscoitos às compotas, dos acessórios às peças de joalharia, do fumeiro tradicional às mais criativas propostas vegans, da cosmética ao artesanato contemporâneo, das peças decorativas aos licores e à broa, mas também os mais típicos petiscos das tasquinhas onde toda a animação começa e também termina. Começa com os petiscos da terra, joias da nossa gastronomia de apurado e acentuado sabor, cativando o visitante até ao seu encerramento.
Os mais típicos petiscos, fumeiro, bolo do tacho, broa caseira, doçaria e demais produtos de confeção tradicional de sabores únicos, mas também artesanato urbano e decorativo – com alguns dos artesãos a trabalhar no local as suas próprias peças –, marcam presença nesta ‘CouraMe’.
Folclore, artesanato e muita música
Vocacionada para a exposição e venda de produtos tradicionais, doçaria conventual, doçaria regional, mel, compotas, vinhos, licores ou outros produtos derivados da terra, ao percorrer a ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ é nas tasquinhas das associações que boa parte da animação se concentra.
A música também não falta na ‘CouraMe’, com o concerto de Tiago Silva na noite de sexta-feira, pelas 22h30, enquanto no sábado a Xaranga a Tu Ritmo dá as boas-vindas ao longo da tarde, reservado que está para a noite, a partir das 22h30, a Escola de Dança Emotion seguido dos sempre entusiasmantes Kalhambeke. No domingo, o genuíno folclore atravessa a tarde a partir das 15h30 com o Grupo Etnográfico da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, Rancho Folclórico Esperança na Juventude do Nadadouro (Caldas da Rainha) e Danças e Cantares de Vermil (Guimarães).
Organizada pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Landra Associação, por esta ‘CouraMe – Festa dos produtos Locais’ vão passar 20 expositores e dezena e meia de tasquinhas a representar as associações culturais do concelho, que farão desta feira uma montra privilegiada para a promoção e escoamento dos seus produtos.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.