Foi apresentada no Cine Teatro João Verde, a Festa do Futebol jovem em Monção, que passa de quatro para oito dias, abrangendo dois fins de semana (19 a 22 e 26 a 29 de junho).
A organização espera cerca de quatro mil atletas de várias nacionalidades, cumprindo um dos seus objetivos, recebe, pela primeira vez, equipas de futebol feminino nos escalões de sub-15 e Sub-17.
Os jogos realizam-se no Estádio Manuel Lima, no Parque Desportivo Municipal das Caldas, no Campo Sintético do Areal, em Messegães, no Campo Sintético da Tomada, em Moreira, e no Campo de Santo António, em Longos Vales. A estes juntam-se, o Campo Municipal Dextros, em Salvaterra de Miño, e o Campo Pepe Capón, em As Neves, ambas na Galiza.
Constituindo-se como um verdadeiro sucesso, dentro e fora do retângulo de jogo, o torneio apresenta-se, em 2025, com grande potencial de crescimento, tanto em termos desportivos como organizativos, revelando-se, mais uma vez, como um importante veículo de dinamização económica e social.
Com a presença do Presidente da AFVC, Jorge Sárria, e representantes dos clubes de futebol local, António Barbosa, Presidente da Câmara de Monção, salientou a dimensão do “Portugal Undercup Monção” e as implicações positivas em termos de capacitação e fortalecimento da atividade desportiva e económica do nosso concelho.
Nesta edição, acrescentou, estamos empenhados em melhorar as condições logísticas no âmbito do alojamento, transporte e alimentação, de forma a consagrar o “Portugal Undercup Monção” como o melhor torneio de formação jovem em Portugal e uma referência a nível mundial.
Agradeceu o apoio dos patrocinadores e a disponibilidade dos voluntários e funcionários camarários: “Com gente assim, que sente a terra com fervor, entusiasmo e alegria, temos as condições necessárias para transformar este torneio desportivo num acontecimento relevante no contexto nacional e internacional”.
Convicto que a edição de 2025 irá suplantar o sucesso verificado na edição de 2024, José Manuel Ferreira, principal rosto da organização, enalteceu o processo de aprendizagem e a extraordinária troca de experiências entre os jovens praticantes. Jorge Sárria falou de um torneio brutal que contribuirá para uma maior visibilidade e mediatização do desporto na região.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.