Foi apresentada no Cine Teatro João Verde, a Festa do Futebol jovem em Monção, que passa de quatro para oito dias, abrangendo dois fins de semana (19 a 22 e 26 a 29 de junho).
A organização espera cerca de quatro mil atletas de várias nacionalidades, cumprindo um dos seus objetivos, recebe, pela primeira vez, equipas de futebol feminino nos escalões de sub-15 e Sub-17.
Os jogos realizam-se no Estádio Manuel Lima, no Parque Desportivo Municipal das Caldas, no Campo Sintético do Areal, em Messegães, no Campo Sintético da Tomada, em Moreira, e no Campo de Santo António, em Longos Vales. A estes juntam-se, o Campo Municipal Dextros, em Salvaterra de Miño, e o Campo Pepe Capón, em As Neves, ambas na Galiza.
Constituindo-se como um verdadeiro sucesso, dentro e fora do retângulo de jogo, o torneio apresenta-se, em 2025, com grande potencial de crescimento, tanto em termos desportivos como organizativos, revelando-se, mais uma vez, como um importante veículo de dinamização económica e social.
Com a presença do Presidente da AFVC, Jorge Sárria, e representantes dos clubes de futebol local, António Barbosa, Presidente da Câmara de Monção, salientou a dimensão do “Portugal Undercup Monção” e as implicações positivas em termos de capacitação e fortalecimento da atividade desportiva e económica do nosso concelho.
Nesta edição, acrescentou, estamos empenhados em melhorar as condições logísticas no âmbito do alojamento, transporte e alimentação, de forma a consagrar o “Portugal Undercup Monção” como o melhor torneio de formação jovem em Portugal e uma referência a nível mundial.
Agradeceu o apoio dos patrocinadores e a disponibilidade dos voluntários e funcionários camarários: “Com gente assim, que sente a terra com fervor, entusiasmo e alegria, temos as condições necessárias para transformar este torneio desportivo num acontecimento relevante no contexto nacional e internacional”.
Convicto que a edição de 2025 irá suplantar o sucesso verificado na edição de 2024, José Manuel Ferreira, principal rosto da organização, enalteceu o processo de aprendizagem e a extraordinária troca de experiências entre os jovens praticantes. Jorge Sárria falou de um torneio brutal que contribuirá para uma maior visibilidade e mediatização do desporto na região.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.