A Festa do Espumante de Melgaço está de regresso, este fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de novembro ao Largo do Mercado. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, vai presidir à abertura oficial da nona edição do evento gratuito.
O momento solene está marcado para as 18h00 horas, esta sexta-feira, no Largo do Mercado, local onde irá decorrer o certame.
A nona edição do certame volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes.
Ao longo dos três dias, 17 produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes presentearão os visitantes também com sessões de showcooking. Protagonizadas pelos chefs Óscar Geadas, Renato Cunha e Marco Gomes, durante as demonstrações serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes.
O público poderá, também, nestes três dias, assistir a provas comentadas, guiadas, individualmente, pelos especialistas em vinho e enogastronomia Luís Gradíssimo, David Teixeira e André Figuinha.
As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: no dia 24 com Paulo Baixinho e com o DJ Paulo Barrocas; no dia 25 com Bianca Barros, seguindo-se a DJ Rita Mendes; e, na tarde de domingo, dia 26, o momento musical estará a cargo de Paulo Pires e Patrícia Teixeira (piano e voz).
“A Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos produtores de vinho. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Segundo a autarquia, a Festa do Espumante de Melgaço tem como propósito “não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência”. “Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, sublinhou Manoel Batista.
O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5 euros.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) arrancou com um conjunto de ações de sensibilização em mais de 4.600 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 678 mil alunos em todo o território continental. A iniciativa, integrada no Programa Escola Segura (PES), assinala os 33 anos do projeto e visa reforçar a segurança no meio escolar no regresso às aulas.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.