A Festa do Espumante de Melgaço está de regresso, este fim de semana, nos dias 24, 25 e 26 de novembro ao Largo do Mercado. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, vai presidir à abertura oficial da nona edição do evento gratuito.
O momento solene está marcado para as 18h00 horas, esta sexta-feira, no Largo do Mercado, local onde irá decorrer o certame.
A nona edição do certame volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes.
Ao longo dos três dias, 17 produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes presentearão os visitantes também com sessões de showcooking. Protagonizadas pelos chefs Óscar Geadas, Renato Cunha e Marco Gomes, durante as demonstrações serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes.
O público poderá, também, nestes três dias, assistir a provas comentadas, guiadas, individualmente, pelos especialistas em vinho e enogastronomia Luís Gradíssimo, David Teixeira e André Figuinha.
As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: no dia 24 com Paulo Baixinho e com o DJ Paulo Barrocas; no dia 25 com Bianca Barros, seguindo-se a DJ Rita Mendes; e, na tarde de domingo, dia 26, o momento musical estará a cargo de Paulo Pires e Patrícia Teixeira (piano e voz).
“A Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos produtores de vinho. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Segundo a autarquia, a Festa do Espumante de Melgaço tem como propósito “não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência”. “Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, sublinhou Manoel Batista.
O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5 euros.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.