Começou a contagem decrescente para a 8ª edição da Festa do Espumante de Melgaço, que será realizada naquele município de 25 a 27 de novembro. O cartaz promete uma celebração a preceito, tendo os produtores de Alvarinho como protagonistas centrais, aos que se juntam outros artífices de produtos regionais.
Nos últimos anos, a espumantização da casta Alvarinho tem apresentado resultados francamente encorajadores, pelo que os produtores da subregião têm apostado forte na elaboração de vinhos dessa tipologia, com diferentes tempos de estágio e respetivos graus de complexidade. A Festa do Espumante foi o evento criado pelo Município de Melgaço para sublinhar essa tendência, aportando ao lançamento e apresentação anuais de espumantes um conjunto diversificado de outras atividades.
Nesta edição, em sessões de show cooking, os chefes Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) vão confecionar propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho. Já Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, conduzirá diariamente provas comentadas que ajudarão a decifrar os segredos e as virtudes da espumantização da casta estrela da subregião.
A Real Confraria do Vinho Alvarinho fará a habitual saudação ao Alvarinho de Monção e Melgaço e as noites de sexta-feira e sábado terão animação musical que promete: dia 25, Paulo Jorge Pires (piano e voz) e o DJ Tata; dia 26, o trio Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), antes da atuação do DJ Pedro Simões (RFM).
Festa do Espumante de Melgaço decorre dias 26 (sexta-feira, 11:00-02:00), 27 (sábado, 12:00-02:00) e 28 de novembro (domingo, 12:00-18:00) no Largo do Mercado, com entrada livre. É uma organização do Município local com produção Essência – Comunicação e Eventos.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.