Começou a contagem decrescente para a 8ª edição da Festa do Espumante de Melgaço, que será realizada naquele município de 25 a 27 de novembro. O cartaz promete uma celebração a preceito, tendo os produtores de Alvarinho como protagonistas centrais, aos que se juntam outros artífices de produtos regionais.
Nos últimos anos, a espumantização da casta Alvarinho tem apresentado resultados francamente encorajadores, pelo que os produtores da subregião têm apostado forte na elaboração de vinhos dessa tipologia, com diferentes tempos de estágio e respetivos graus de complexidade. A Festa do Espumante foi o evento criado pelo Município de Melgaço para sublinhar essa tendência, aportando ao lançamento e apresentação anuais de espumantes um conjunto diversificado de outras atividades.
Nesta edição, em sessões de show cooking, os chefes Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) vão confecionar propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho. Já Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, conduzirá diariamente provas comentadas que ajudarão a decifrar os segredos e as virtudes da espumantização da casta estrela da subregião.
A Real Confraria do Vinho Alvarinho fará a habitual saudação ao Alvarinho de Monção e Melgaço e as noites de sexta-feira e sábado terão animação musical que promete: dia 25, Paulo Jorge Pires (piano e voz) e o DJ Tata; dia 26, o trio Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), antes da atuação do DJ Pedro Simões (RFM).
Festa do Espumante de Melgaço decorre dias 26 (sexta-feira, 11:00-02:00), 27 (sábado, 12:00-02:00) e 28 de novembro (domingo, 12:00-18:00) no Largo do Mercado, com entrada livre. É uma organização do Município local com produção Essência – Comunicação e Eventos.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.