A Festa do Espumante de Melgaço está de regresso nos dias 24, 25 e 26 de novembro ao Largo do Mercado. A nona edição do certame volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes. O evento é gratuito.
Ao longo dos três dias, 17 produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes presentearão os visitantes também com sessões de showcooking. Protagonizadas pelos chefs Óscar Geadas, Renato Cunha e Marco Gomes, durante as demonstrações serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes.
O público poderá, também, nestes três dias, assistir a provas comentadas, guiadas, individualmente, pelos especialistas em vinho e enogastronomia Luís Gradíssimo, David Teixeira e André Figuinha.
As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: no dia 24 com Paulo Baixinho e com o DJ Paulo Barrocas; no dia 25 com Bianca Barros, seguindo-se a DJ Rita Mendes; e, na tarde de domingo, dia 26, o momento musical estará a cargo de Paulo Pires e Patrícia Teixeira (piano e voz).
“A Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos produtores de vinho. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Segundo a autarquia, a Festa do Espumante de Melgaço tem como propósito “não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência”. “Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, sublinhou Manoel Batista.
O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5 euros.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.