A Festa do Espumante de Melgaço está de regresso nos dias 24, 25 e 26 de novembro ao Largo do Mercado. A nona edição do certame volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes. O evento é gratuito.
Ao longo dos três dias, 17 produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes presentearão os visitantes também com sessões de showcooking. Protagonizadas pelos chefs Óscar Geadas, Renato Cunha e Marco Gomes, durante as demonstrações serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes.
O público poderá, também, nestes três dias, assistir a provas comentadas, guiadas, individualmente, pelos especialistas em vinho e enogastronomia Luís Gradíssimo, David Teixeira e André Figuinha.
As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: no dia 24 com Paulo Baixinho e com o DJ Paulo Barrocas; no dia 25 com Bianca Barros, seguindo-se a DJ Rita Mendes; e, na tarde de domingo, dia 26, o momento musical estará a cargo de Paulo Pires e Patrícia Teixeira (piano e voz).
“A Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos produtores de vinho. É hoje um evento âncora para a economia do vinho na sub-região de Monção e Melgaço”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
Segundo a autarquia, a Festa do Espumante de Melgaço tem como propósito “não só valorizar o espumante e os produtos locais, mas contribuir para afirmar a identidade de Monção & Melgaço como território vínico de excelência”. “Este evento é, também, uma forma de darmos a conhecer o território, os produtos do território, facilitando a realização de negócios”, sublinhou Manoel Batista.
O evento, de entrada livre, acontece no Largo do Mercado. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento, pelo valor de 3,5 euros.
A Câmara de Viana do Castelo abriu o concurso público, por 721.516,35 euros, para criar um bairro comercial digital na zona histórica cidade, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Santa Luzia Futebol Clube deslocou-se no domingo a Lisboa, para defrontar o Sport Lisboa e Benfica, na 13ª jornada da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa vianenses perdeu (5-0) com as encarnadas o seu último jogo de 2024.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração da Fábrica de Memórias, na antiga escola primária de Freixieiro de Soutelo, momento marcado pela abertura da exposição SOMOS NÓS – 1º Encontro de Saberes e Tradições, promovido no âmbito do projeto “Souto e Freixo”.
A passagem do ano vai ficar marcada em Portugal continental por “temperaturas mais amenas” do que habitualmente e ausência de precipitação, um cenário que se repete na Madeira, enquanto nos Açores se prevê vento por vezes forte e chuva.
As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 1 de janeiro, enquanto as da A2, entre Lisboa e Algarve, avançam 60 cêntimos, para 23,30 euros, anunciou a concessionária.
O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, esteve em Vila Nova de Cerveira para uma visita à XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira e ao Palco das Artes.