O último dia do ano, mas sobretudo a primeira noite de 2023, prevêem-se chuvosos e ventosos, perspetivas que levaram a Câmara de Caminha a transferir as iniciativas de passagem de ano para um espaço coberto, o Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima.
A partir das 23h00 haverá música, a cargo dos DJ’s do Club Alfândega de Caminha e Vírgul atuará às zero horas de 2023, no início do novo ano. No espaço estarão também os bares da Rua Direita. O acesso ao Pavilhão é livre, não havendo lugar a pagamento de entrada para participar na festa de boas-vindas a 2023.
As previsões meteorológicas desaconselham festas ao ar livre, sobretudo perto da costa e obrigaram à mudança de planos, mas a comemoração mantém-se. O Município pediu ontem de manhã parecer ao IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, confirmando-se as perspetivas de chuva e vento. Assim, os funcionários da Câmara Municipal começaram ontem à noite a preparar o Pavilhão Municipal de Caminha – Fernando Lima para acolher o concerto de Vírgul, os espaços para os bares, e as muitas pessoas que são esperadas no concelho para a despedida de 2022, como é tradição, regressando às passagens de ano memoráveis, que a pandemia interrompeu.

O palco não regressará ainda ao coração do Centro Histórico de Caminha, mas estão reunidas todas as condições para uma comemoração ao nível dos anos anteriores à pandemia, que tornaram Caminha conhecida também como o concelho onde o Norte passa o ano.
Tal como previsto, Caminha vai despedir-se de 2022 na companhia do cantor, compositor e músico Vírgul. O antigo membro dos Da Weasel continua a somar sucessos. Este sábado, dia 31 de dezembro, o palco será de Vírgul, artista reconhecido como dono de uma longa carreira que tem episódios mais antigos com os Da Weasel. Com o grupo gravou os álbuns “Dou-lhe com a Alma” (1995), “3º capítulo” (1997), “Iniciação a Uma Vida Banal – O Manual” (1999), “Podes fugir, mas não te Podes Esconder” (2001) ou os mega-sucessos “Re-Definições” (2004) e “Amor, Escárnio e Maldizer” (2007”.
Vírgul nasceu no dia 7 de agosto de 1979, na ilha de São Tomé e a música foi sempre a sua paixão. Depois dos Da Weasel, esteve à frente dos Nu Soul Family, Aí gravou “Never Too Late to Dance” (2010) e “Unconditional Love” (2012) e conquistou com a banda o Best Portuguese Act de 2010 nos MTV Europe Music Awards.
Já numa numa carreira a solo, o músico continua a somar sucessos e a colaborar em estúdio com outros nomes da música. Dia 31 de dezembro, o encontro com Vírgul é em Caminha, onde o Norte passa o ano!
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.
O Município de Ponte da Barca abriu, na passada segunda-feira, dia 16, as inscrições para aulas de pintura dirigidas à população de todas as idades. A iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção cultural e artística no concelho.
O diretor do Departamento de Medicina Crítica da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Pedro Moura, demitiu-se do cargo, invocando “falta de alinhamento estratégico” e “múltiplas situações de desrespeito institucional”.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia vai regressar a Viana do Castelo entre os dias 15 e 23 de agosto de 2026. A confirmação foi avançada pela VianaFestas, entidade responsável pela organização das celebrações.