Logo
Regional

Festa da Rosca e do Papudo realiza-se este fim de semana em Monção

19 Julho, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Festa da Rosca e do Papudo decorre este fim de semana, 20 e 21 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, visando a divulgação, promoção e comercialização daquele produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das "7 Maravilhas Doces de Portugal".

O programa da festa mais doce do concelho de Monção, cuja cerimónia protocolar está marcada para as 15h30, envolve muita música, desde bombos ao fado, passando pelo folclore, bem como a realização de workshops sobre a confeção da rosca e do papudo.

O primeiro dia termina com o espetáculo de Pedro Cachadinha e Deolinda Passos, com início às 21h00. Antes, a partir das 16h00, decorre o 1º Encontro de Bombos promovido pelo Grupo “Os Toca a Bombar”, de Cambeses. Na estreia, prometem uma batida forte para chamar o público ao palco da festa, usufruindo de momentos surpreendentes e deliciosos.

Após representação teatral “O calor do chá das cinco”, pela Associação Filarmónica Milagrense, pelas 11h30, o domingo reserva uma tarde bastante animada: Atuação do Rancho Folclórico de Pinheiros (16h30), Concerto Musical do Grupo Des`fado (17h30) e Atuação do Grupo Popular “Os Teimosos”. O programa termina, pelas 19h30, com convívio popular ao som de concertinas e cantares ao desafio.

Na Festa da Rosca e do Papudo, dois dias com momentos deliciosos, os munícipes e visitantes podem provar as roscas e papudos tradicionais e, também, as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.

Com as novas abordagens, que tem ganho afeto dos comensais e expressividade comercial, este doce típico do nosso concelho amplia a sua imagem e oferta, permitindo chegar a um público cada vez mais diversificado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.