A Festa da Rosca e do Papudo decorre este fim de semana, 20 e 21 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, visando a divulgação, promoção e comercialização daquele produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das "7 Maravilhas Doces de Portugal".
O programa da festa mais doce do concelho de Monção, cuja cerimónia protocolar está marcada para as 15h30, envolve muita música, desde bombos ao fado, passando pelo folclore, bem como a realização de workshops sobre a confeção da rosca e do papudo.
O primeiro dia termina com o espetáculo de Pedro Cachadinha e Deolinda Passos, com início às 21h00. Antes, a partir das 16h00, decorre o 1º Encontro de Bombos promovido pelo Grupo “Os Toca a Bombar”, de Cambeses. Na estreia, prometem uma batida forte para chamar o público ao palco da festa, usufruindo de momentos surpreendentes e deliciosos.
Após representação teatral “O calor do chá das cinco”, pela Associação Filarmónica Milagrense, pelas 11h30, o domingo reserva uma tarde bastante animada: Atuação do Rancho Folclórico de Pinheiros (16h30), Concerto Musical do Grupo Des`fado (17h30) e Atuação do Grupo Popular “Os Teimosos”. O programa termina, pelas 19h30, com convívio popular ao som de concertinas e cantares ao desafio.
Na Festa da Rosca e do Papudo, dois dias com momentos deliciosos, os munícipes e visitantes podem provar as roscas e papudos tradicionais e, também, as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.
Com as novas abordagens, que tem ganho afeto dos comensais e expressividade comercial, este doce típico do nosso concelho amplia a sua imagem e oferta, permitindo chegar a um público cada vez mais diversificado.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.