Logo
Regional

Festa da rosca e do papudo delicia, este fim de semana, Monção

14 Julho, 2023 | 11:44
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, no Município de Monção, prepara-se para acolher este fim de semana, 15 e 16 de julho, a Festa da Rosca e do Papudo.

De acordo com a autarquia de Monção, a festividade pretende divulgar, promover e comercializar o produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

A festa inicia no dia 15 de julho, pelas 16h00, com a a inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres. O momento será presidido pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. “A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade”, explicou a Câmara Municipal de Monção, numa nota de imprensa.

Posteriormente, o grupo de bombos “Os Toca a Bombar” abre o certame, pelas 16h30, dando passo, ao longo da tarde e noite, ao Coro de Nossa Senhora dos Milagres, pelas 16h50, à Banda Juvenil da Banda Musical de Monção, pelas 18h30, ao Grupo Popular “Os Teimosos”, pelas 21h30 e ao Grupo de Metais “Monção Brass”, pelas 22h30.

A festa mais doce do concelho de Monção vai ainda realizar no domingo, 16 de julho, pelas 10h30, um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo.

Ainda durante o dia, sobem ao palco o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, pelas 17h00, seguindo-se Joana e Lucas, pelas 18h00 e Grupo “6 tás 9”, pelas 21h00. Antes, decorrem atividades lúdicas promovidas pela Subzone – Academia de Tiro com Arco, pelas 11h00 e Escola de Dança Sismaterz Dance Studio, pelas 15h30.

A última edição da festa da rosca e do papudo decorreu em 2019 e, segundo a autarquia de Monção, este ano, os munícipes e visitantes vão poder deliciar-se com as roscas e os papudos tradicionais mas, também, com as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Valença promove no Dia Internacional da Mulher uma “conversa à volta dos livros”

Valença vai celebrar o Dia Internacional da Mulher esta sexta-feira, 8 de março, com atividades para o público escolar e com a apresentação dos livros "As revolucionárias: doze mulheres desobedientes" e "Palavra de Mulher", de Maria João Lopo de Carvalho, na Biblioteca Municipal, pelas 21h00. 

Regional 5 Março, 2024

Associação denuncia falta de medicação para artrite reumatóide na ULS do Alto Minho

A presidente da Associação dos Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR), Arsisete Saraiva, denunciou hoje que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) não está a disponibilizar o tratamento para a artrite reumatoide.

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).