A Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, no Município de Monção, prepara-se para acolher este fim de semana, 15 e 16 de julho, a Festa da Rosca e do Papudo.
De acordo com a autarquia de Monção, a festividade pretende divulgar, promover e comercializar o produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
A festa inicia no dia 15 de julho, pelas 16h00, com a a inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres. O momento será presidido pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. “A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade”, explicou a Câmara Municipal de Monção, numa nota de imprensa.
Posteriormente, o grupo de bombos “Os Toca a Bombar” abre o certame, pelas 16h30, dando passo, ao longo da tarde e noite, ao Coro de Nossa Senhora dos Milagres, pelas 16h50, à Banda Juvenil da Banda Musical de Monção, pelas 18h30, ao Grupo Popular “Os Teimosos”, pelas 21h30 e ao Grupo de Metais “Monção Brass”, pelas 22h30.
A festa mais doce do concelho de Monção vai ainda realizar no domingo, 16 de julho, pelas 10h30, um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo.
Ainda durante o dia, sobem ao palco o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, pelas 17h00, seguindo-se Joana e Lucas, pelas 18h00 e Grupo “6 tás 9”, pelas 21h00. Antes, decorrem atividades lúdicas promovidas pela Subzone – Academia de Tiro com Arco, pelas 11h00 e Escola de Dança Sismaterz Dance Studio, pelas 15h30.
A última edição da festa da rosca e do papudo decorreu em 2019 e, segundo a autarquia de Monção, este ano, os munícipes e visitantes vão poder deliciar-se com as roscas e os papudos tradicionais mas, também, com as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.