A Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, no Município de Monção, prepara-se para acolher este fim de semana, 15 e 16 de julho, a Festa da Rosca e do Papudo.
De acordo com a autarquia de Monção, a festividade pretende divulgar, promover e comercializar o produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
A festa inicia no dia 15 de julho, pelas 16h00, com a a inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres. O momento será presidido pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. “A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade”, explicou a Câmara Municipal de Monção, numa nota de imprensa.
Posteriormente, o grupo de bombos “Os Toca a Bombar” abre o certame, pelas 16h30, dando passo, ao longo da tarde e noite, ao Coro de Nossa Senhora dos Milagres, pelas 16h50, à Banda Juvenil da Banda Musical de Monção, pelas 18h30, ao Grupo Popular “Os Teimosos”, pelas 21h30 e ao Grupo de Metais “Monção Brass”, pelas 22h30.
A festa mais doce do concelho de Monção vai ainda realizar no domingo, 16 de julho, pelas 10h30, um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo.
Ainda durante o dia, sobem ao palco o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, pelas 17h00, seguindo-se Joana e Lucas, pelas 18h00 e Grupo “6 tás 9”, pelas 21h00. Antes, decorrem atividades lúdicas promovidas pela Subzone – Academia de Tiro com Arco, pelas 11h00 e Escola de Dança Sismaterz Dance Studio, pelas 15h30.
A última edição da festa da rosca e do papudo decorreu em 2019 e, segundo a autarquia de Monção, este ano, os munícipes e visitantes vão poder deliciar-se com as roscas e os papudos tradicionais mas, também, com as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.