Logo
Regional

‘Ferry’ que liga Caminha-A Guarda foi rebocado para avaliação técnica

26 Julho, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O ‘ferryboat’ internacional que liga Caminha, no Alto Minho, a A Guarda, na Galiza, foi rebocado para um estaleiro galego para “avaliação das condições da embarcação”, que está parada desde 2020 devido ao assoreamento do rio Minho.

O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, adiantou que a operação, “foi planeada em articulação com a capitania do porto de Caminha”.

Segundo Rui Lages, a operação de reboque do ‘ferry’ Santa Rita de Cássia foi “planeada há longos meses”.

O autarca explicou que o objetivo é “fazer uma inspeção à embarcação para ver da viabilidade” de continuar a cruzar o rio internacional.

O ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995. Está ancorado e parado desde 2020, inicialmente por restrições nas fronteiras por causa da pandemia de covid-19 e, posteriormente, porque o pontão em Espanha esteve inoperacional.

Após a conclusão das obras no pontão galego, em 2023, o ‘ferry’ continuou parado por causa do assoreamento do rio.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza. Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.

“Precisamos de ter o rio navegável para que a embarcação, se tiver viabilidade, possa operar no dia seguinte ao desassoreamento”, disse, acrescentando que é essa a “pressão” que o município tem vindo a fazer há longos anos”.

“Não temos tido sucesso nas respostas que nos são dadas por parte do Governo, mas entendemos que é urgente e premente que se possa fazer este desassoreamento. Ainda na semana passada o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do (AECT) Rio Minho esteve reunido na capitania do porto de Caminha e foi colocada em cima da mesa a preocupação por termos um rio cada vez mais a definhar pela falta de desassoreamento. As condições de navegação estão postas em causa, as condições de segurança estão postas em causa. Os postos de atracagem da Polícia Marítima também se encontram numa zona totalmente assoreada. Não raras vezes as embarcações estão assentes em bancos de areia e a operacionalidade do socorro também está em causa”, frisou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2025

Jogos Equestres estão de volta a Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima prepara-se para a realização dos Jogos Equestres, de 14 a 17 de agosto na Expolima. O evento que reúne cavalos e cavaleiros das mais diversas modalidades, assinala a sua sétima edição.

Opinião 26 Julho, 2025

OPINIÃO: Hepatites – Vamos descomplicar!

O dia 28 de julho assinala, anualmente, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com outras associações internacionais, para aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais, que continuam a ser um importante problema de saúde pública e sensibilizar a população em geral e os profissionais de saúde, para a importância da prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento precoces, para evitar complicações de doença crónica e avançada, nomeadamente o cancro do fígado.

Regional 26 Julho, 2025

‘Ferry’ que liga Caminha-A Guarda foi rebocado para avaliação técnica

O ‘ferryboat’ internacional que liga Caminha, no Alto Minho, a A Guarda, na Galiza, foi rebocado para um estaleiro galego para “avaliação das condições da embarcação”, que está parada desde 2020 devido ao assoreamento do rio Minho.

Desporto 26 Julho, 2025

Portugal acaba em 10.º na estafeta mista do Europeu de BTT em Melgaço

A seleção portuguesa foi esta sexta-feira 10.ª classificada na prova de estafeta mista dos Europeus de BTT, a decorrer até domingo em Melgaço.

Opinião 25 Julho, 2025

OPINIÃO: Quando a Diferença Era Natural 

Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros  guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de  uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam  mesmo. 

Regional 25 Julho, 2025

Arte nas ruas de Tomiño e Cerveira com Concurso de Pintura

As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.

Regional 25 Julho, 2025

Paredes de Coura com “O Mundo ao Contrário”

Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.