O ‘ferryboat’ internacional que liga Caminha, no Alto Minho, a A Guarda, na Galiza, foi rebocado para um estaleiro galego para “avaliação das condições da embarcação”, que está parada desde 2020 devido ao assoreamento do rio Minho.
O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, adiantou que a operação, “foi planeada em articulação com a capitania do porto de Caminha”.
Segundo Rui Lages, a operação de reboque do ‘ferry’ Santa Rita de Cássia foi “planeada há longos meses”.
O autarca explicou que o objetivo é “fazer uma inspeção à embarcação para ver da viabilidade” de continuar a cruzar o rio internacional.
O ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995. Está ancorado e parado desde 2020, inicialmente por restrições nas fronteiras por causa da pandemia de covid-19 e, posteriormente, porque o pontão em Espanha esteve inoperacional.
Após a conclusão das obras no pontão galego, em 2023, o ‘ferry’ continuou parado por causa do assoreamento do rio.
Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza. Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.
“Precisamos de ter o rio navegável para que a embarcação, se tiver viabilidade, possa operar no dia seguinte ao desassoreamento”, disse, acrescentando que é essa a “pressão” que o município tem vindo a fazer há longos anos”.
“Não temos tido sucesso nas respostas que nos são dadas por parte do Governo, mas entendemos que é urgente e premente que se possa fazer este desassoreamento. Ainda na semana passada o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do (AECT) Rio Minho esteve reunido na capitania do porto de Caminha e foi colocada em cima da mesa a preocupação por termos um rio cada vez mais a definhar pela falta de desassoreamento. As condições de navegação estão postas em causa, as condições de segurança estão postas em causa. Os postos de atracagem da Polícia Marítima também se encontram numa zona totalmente assoreada. Não raras vezes as embarcações estão assentes em bancos de areia e a operacionalidade do socorro também está em causa”, frisou.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.