Logo
Desporto

Fernando Pimenta soma novas medalhas em 2025 e reforça estatuto de lenda do desporto português

29 Agosto, 2025 | 17:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.

Nos Europeus, Pimenta venceu as finais de K1 1 000 metros e K1 5 000 metros, provas onde já havia conquistado múltiplos títulos ao longo da carreira. Com estas vitórias, reforça a sua posição como um dos maiores especialistas mundiais em canoagem de velocidade.

No Campeonato do Mundo, o atleta do Sport Lisboa e Benfica voltou a subir ao pódio ao conquistar a medalha de bronze em K1 1 000 metros, numa prova disputada ao mais alto nível. Pimenta terminou ainda em 4.º lugar na final de K1 500 metros e em 6.º lugar na prova de K1 5 000 metros.

Com estes resultados, Fernando Pimenta ultrapassa as 145 medalhas conquistadas em competições internacionais, incluindo Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, da Europa, Jogos Europeus e Taças do Mundo, consolidando-se como o atleta português mais medalhado da história.

“É um orgulho representar o meu país e a minha terra. Continuo motivado e com ambição para o futuro”, afirmou o atleta no final das provas em Milão.

Natural de Ponte de Lima, Fernando Pimenta iniciou a sua carreira no Clube Náutico local, onde deu os primeiros passos na modalidade. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, tem mantido uma ligação forte à sua terra natal, sendo uma figura de destaque do Alto Minho no desporto mundial.

Aos 36 anos, o canoísta mantém a ambição de competir ao mais alto nível e tem já no horizonte os Jogos Olímpicos de Paris 2028.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.