Fernando Pimenta é a referência de uma seleção portuguesa de canoagem muito reduzida aos Europeus da Hungria, em junho, na qual se destacam a ausências de Teresa Portela e dos campeões do Mundo João Ribeiro e Messias Baptista.
João e Messias, ouro mundial em K2 500 metros em 2023, cumprem preparação específica com o treinador Rui Fernandes para os Jogos Olímpicos Paris2024, tal como Teresa Portela, que estará igualmente ausente em Szeged, de 13 a 16 de junho.
Este trio e Fernando Pimenta voltam a juntar-se no início de junho para um estágio de cinco dias da equipa nacional para adaptação às condições da pista olímpica de Paris.
O campeão do Mundo e multimedalhado Fernando Pimenta vai participar em três provas, em K1 500, 1.000 e 5.000 metros, as mesmas nas quais conquistou o ouro este fim de semana na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia, na qual a maior parte dos seus maiores rivais internacionais optou por não participar, para se focarem em Paris.
Na equipa nacional, destaque ainda para o jovem K4 500, com os sub-23 Iago Bebiano, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, reforçados pela maior experiência de Kevin Santos.
Gustavo e Pedro juntam-se também em K2 500 metros, distância na qual foram vice-campeões do Mundo sub-23 há dois anos e bronze europeu em 2023, sendo que Pedro Casinha fará ainda o K1 200, no qual foi ouro europeu a época passada, igualmente em sub-23.
Este quarteto inicia o caminho para Los Angeles2028 onde a Federação Portuguesa de Canoagem deseja voltar a ter esta embarcação, presente no Rio2016 e Tóquio2020, mas que não conseguiu vaga para Paris.
Na paracanoagem, destaque para Norberto Mourão em VL2, atleta bronze em Tóquio2020 e que tem sido pódio regular nas maiores competições internacionais, sendo acompanhado de Alex Santos em KL1, seu companheiro igualmente nos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Convocados de Portugal:
– 200 metros:
K1 Pedro Casinha
K2 Iago Bebiano/Kevin Santos
– 500 metros:
K1 Fernando Pimenta
K2 Gustavo Gonçalves/Pedro Casinha
K4 Iago Bebiano/Pedro Casinha/Gustavo Gonçalves/Kevin Santos
– 1.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
– 5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
Paracanoagem:
VL2 Norberto Mourão
KL1 Alex Santos
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.