Fernando Pimenta é a referência de uma seleção portuguesa de canoagem muito reduzida aos Europeus da Hungria, em junho, na qual se destacam a ausências de Teresa Portela e dos campeões do Mundo João Ribeiro e Messias Baptista.
João e Messias, ouro mundial em K2 500 metros em 2023, cumprem preparação específica com o treinador Rui Fernandes para os Jogos Olímpicos Paris2024, tal como Teresa Portela, que estará igualmente ausente em Szeged, de 13 a 16 de junho.
Este trio e Fernando Pimenta voltam a juntar-se no início de junho para um estágio de cinco dias da equipa nacional para adaptação às condições da pista olímpica de Paris.
O campeão do Mundo e multimedalhado Fernando Pimenta vai participar em três provas, em K1 500, 1.000 e 5.000 metros, as mesmas nas quais conquistou o ouro este fim de semana na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia, na qual a maior parte dos seus maiores rivais internacionais optou por não participar, para se focarem em Paris.
Na equipa nacional, destaque ainda para o jovem K4 500, com os sub-23 Iago Bebiano, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, reforçados pela maior experiência de Kevin Santos.
Gustavo e Pedro juntam-se também em K2 500 metros, distância na qual foram vice-campeões do Mundo sub-23 há dois anos e bronze europeu em 2023, sendo que Pedro Casinha fará ainda o K1 200, no qual foi ouro europeu a época passada, igualmente em sub-23.
Este quarteto inicia o caminho para Los Angeles2028 onde a Federação Portuguesa de Canoagem deseja voltar a ter esta embarcação, presente no Rio2016 e Tóquio2020, mas que não conseguiu vaga para Paris.
Na paracanoagem, destaque para Norberto Mourão em VL2, atleta bronze em Tóquio2020 e que tem sido pódio regular nas maiores competições internacionais, sendo acompanhado de Alex Santos em KL1, seu companheiro igualmente nos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Convocados de Portugal:
– 200 metros:
K1 Pedro Casinha
K2 Iago Bebiano/Kevin Santos
– 500 metros:
K1 Fernando Pimenta
K2 Gustavo Gonçalves/Pedro Casinha
K4 Iago Bebiano/Pedro Casinha/Gustavo Gonçalves/Kevin Santos
– 1.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
– 5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
Paracanoagem:
VL2 Norberto Mourão
KL1 Alex Santos
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.