Fernando Pimenta é a referência de uma seleção portuguesa de canoagem muito reduzida aos Europeus da Hungria, em junho, na qual se destacam a ausências de Teresa Portela e dos campeões do Mundo João Ribeiro e Messias Baptista.
João e Messias, ouro mundial em K2 500 metros em 2023, cumprem preparação específica com o treinador Rui Fernandes para os Jogos Olímpicos Paris2024, tal como Teresa Portela, que estará igualmente ausente em Szeged, de 13 a 16 de junho.
Este trio e Fernando Pimenta voltam a juntar-se no início de junho para um estágio de cinco dias da equipa nacional para adaptação às condições da pista olímpica de Paris.
O campeão do Mundo e multimedalhado Fernando Pimenta vai participar em três provas, em K1 500, 1.000 e 5.000 metros, as mesmas nas quais conquistou o ouro este fim de semana na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia, na qual a maior parte dos seus maiores rivais internacionais optou por não participar, para se focarem em Paris.
Na equipa nacional, destaque ainda para o jovem K4 500, com os sub-23 Iago Bebiano, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, reforçados pela maior experiência de Kevin Santos.
Gustavo e Pedro juntam-se também em K2 500 metros, distância na qual foram vice-campeões do Mundo sub-23 há dois anos e bronze europeu em 2023, sendo que Pedro Casinha fará ainda o K1 200, no qual foi ouro europeu a época passada, igualmente em sub-23.
Este quarteto inicia o caminho para Los Angeles2028 onde a Federação Portuguesa de Canoagem deseja voltar a ter esta embarcação, presente no Rio2016 e Tóquio2020, mas que não conseguiu vaga para Paris.
Na paracanoagem, destaque para Norberto Mourão em VL2, atleta bronze em Tóquio2020 e que tem sido pódio regular nas maiores competições internacionais, sendo acompanhado de Alex Santos em KL1, seu companheiro igualmente nos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Convocados de Portugal:
– 200 metros:
K1 Pedro Casinha
K2 Iago Bebiano/Kevin Santos
– 500 metros:
K1 Fernando Pimenta
K2 Gustavo Gonçalves/Pedro Casinha
K4 Iago Bebiano/Pedro Casinha/Gustavo Gonçalves/Kevin Santos
– 1.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
– 5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
Paracanoagem:
VL2 Norberto Mourão
KL1 Alex Santos
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.