Fernando Pimenta é a referência de uma seleção portuguesa de canoagem muito reduzida aos Europeus da Hungria, em junho, na qual se destacam a ausências de Teresa Portela e dos campeões do Mundo João Ribeiro e Messias Baptista.
João e Messias, ouro mundial em K2 500 metros em 2023, cumprem preparação específica com o treinador Rui Fernandes para os Jogos Olímpicos Paris2024, tal como Teresa Portela, que estará igualmente ausente em Szeged, de 13 a 16 de junho.
Este trio e Fernando Pimenta voltam a juntar-se no início de junho para um estágio de cinco dias da equipa nacional para adaptação às condições da pista olímpica de Paris.
O campeão do Mundo e multimedalhado Fernando Pimenta vai participar em três provas, em K1 500, 1.000 e 5.000 metros, as mesmas nas quais conquistou o ouro este fim de semana na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia, na qual a maior parte dos seus maiores rivais internacionais optou por não participar, para se focarem em Paris.
Na equipa nacional, destaque ainda para o jovem K4 500, com os sub-23 Iago Bebiano, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, reforçados pela maior experiência de Kevin Santos.
Gustavo e Pedro juntam-se também em K2 500 metros, distância na qual foram vice-campeões do Mundo sub-23 há dois anos e bronze europeu em 2023, sendo que Pedro Casinha fará ainda o K1 200, no qual foi ouro europeu a época passada, igualmente em sub-23.
Este quarteto inicia o caminho para Los Angeles2028 onde a Federação Portuguesa de Canoagem deseja voltar a ter esta embarcação, presente no Rio2016 e Tóquio2020, mas que não conseguiu vaga para Paris.
Na paracanoagem, destaque para Norberto Mourão em VL2, atleta bronze em Tóquio2020 e que tem sido pódio regular nas maiores competições internacionais, sendo acompanhado de Alex Santos em KL1, seu companheiro igualmente nos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Convocados de Portugal:
– 200 metros:
K1 Pedro Casinha
K2 Iago Bebiano/Kevin Santos
– 500 metros:
K1 Fernando Pimenta
K2 Gustavo Gonçalves/Pedro Casinha
K4 Iago Bebiano/Pedro Casinha/Gustavo Gonçalves/Kevin Santos
– 1.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
– 5.000 metros:
K1 Fernando Pimenta
Paracanoagem:
VL2 Norberto Mourão
KL1 Alex Santos
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.