O canoísta limiano Fernando Pimenta e a atleta Auriol Dongmo, recordista portuguesa do lançamento do peso, foram eleitos atletas do ano de 2023 pelo CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, anunciou este domingo o organismo.
Fernando Pimenta, de 34 anos, viveu mais um ano repleto de conquistas, com destaque para as três medalhas conquistadas nos Mundiais de Duisburgo, na Alemanha, uma de cada ‘metal’: ouro, em K1 1.000 metros, prata, em K1 5.000, e bronze, em K1 500.
O canoísta de Ponte de Lima sucede ao atleta Pedro Pablo Pichardo, recordista português do triplo salto, na lista de vencedores do prémio, que vai na quarta edição, enquanto Auriol Dongmo, de 33 anos, repete a distinção que lhe foi atribuída no ano passado.
A lançadora do Sporting foi quarta classificada nos Mundiais de Budapeste, a melhor classificação de um atleta português na competição, tendo ainda conquistado a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta, em Istambul, na Turquia.
Auriol Dongmo, natural dos Camarões, que já alcançou a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, vai estar afastada das pistas durante vários meses, devido a uma lesão sofrida na perna num treino, que a obrigou a ser submetida a uma intervenção cirúrgica.
A eleição resulta dos votos de um júri composto por jornalistas, dirigentes e personalidades influentes do desporto, a partir de uma lista com cinco nomes masculinos e cinco nomes femininos, escolhida pela direção do CNID, em função dos resultados obtidos durante o ano.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.