O canoísta limiano Fernando Pimenta e a atleta Auriol Dongmo, recordista portuguesa do lançamento do peso, foram eleitos atletas do ano de 2023 pelo CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, anunciou este domingo o organismo.
Fernando Pimenta, de 34 anos, viveu mais um ano repleto de conquistas, com destaque para as três medalhas conquistadas nos Mundiais de Duisburgo, na Alemanha, uma de cada ‘metal’: ouro, em K1 1.000 metros, prata, em K1 5.000, e bronze, em K1 500.
O canoísta de Ponte de Lima sucede ao atleta Pedro Pablo Pichardo, recordista português do triplo salto, na lista de vencedores do prémio, que vai na quarta edição, enquanto Auriol Dongmo, de 33 anos, repete a distinção que lhe foi atribuída no ano passado.
A lançadora do Sporting foi quarta classificada nos Mundiais de Budapeste, a melhor classificação de um atleta português na competição, tendo ainda conquistado a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta, em Istambul, na Turquia.
Auriol Dongmo, natural dos Camarões, que já alcançou a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, vai estar afastada das pistas durante vários meses, devido a uma lesão sofrida na perna num treino, que a obrigou a ser submetida a uma intervenção cirúrgica.
A eleição resulta dos votos de um júri composto por jornalistas, dirigentes e personalidades influentes do desporto, a partir de uma lista com cinco nomes masculinos e cinco nomes femininos, escolhida pela direção do CNID, em função dos resultados obtidos durante o ano.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.