Logo
Regional

Fernando Pimenta e Hélio Lucas são convidados de honra do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas

3 Setembro, 2024 | 18:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Ponte de Lima prepara-se para celebrar mais uma edição das Feiras Novas, de 4 a 9 de setembro, oficialmente no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, publicado em Diário da República de 29 de novembro de 2023. Fernando Pimenta e Hélio Lucas vão participar no Cortejo Etnográfico.

Fernando Pimenta e Hélio Lucas, o notável atleta limiano e o seu treinador, são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico com início agendado para as 15h30 de sábado, dia 7 de setembro. O Cortejo Etnográfico das Feiras Novas que saiu pela primeira vez, no dia 16 de setembro de 1964, foi um momento histórico para a romaria.

Os convidados de honra que tem feito história ao longo dos anos, vão assistir da tribuna, na Avenida António Feijó, ao Cortejo que este ano comemora 60 anos, e que continua a ser um dos momentos mais altos das festas, enquanto museu vivo das atividades, costumes e tradições das freguesias limianas.

Fernando Pimenta, consagrado atleta limiano, detentor de dezenas de títulos europeus, mundiais e olímpicos, é o atleta português de canoagem mais galardoado. Recentemente, participou no campeonato de canoagem de distâncias não olímpicas, no Uzbequistão, no qual conquistou três medalhas: prata em K1 500 e K1 5000 e bronze em K4 misto. Ainda este mês, vai participar no campeonato do mundo de maratonas, a realizar de 19 a 22, na Croácia.

Hélio Lucas treina Fernando Pimenta há mais de 20 anos e grande parte da sua vida foi dedicada à modalidade de canoagem, ao Clube Náutico de Ponte de Lima de quem foi membro fundador.

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente na quarta-feira, dia 4 de setembro às 21h15 com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.