Logo
Regional

Fernando Pimenta e Hélio Lucas são convidados de honra do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas

3 Setembro, 2024 | 18:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Ponte de Lima prepara-se para celebrar mais uma edição das Feiras Novas, de 4 a 9 de setembro, oficialmente no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, publicado em Diário da República de 29 de novembro de 2023. Fernando Pimenta e Hélio Lucas vão participar no Cortejo Etnográfico.

Fernando Pimenta e Hélio Lucas, o notável atleta limiano e o seu treinador, são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico com início agendado para as 15h30 de sábado, dia 7 de setembro. O Cortejo Etnográfico das Feiras Novas que saiu pela primeira vez, no dia 16 de setembro de 1964, foi um momento histórico para a romaria.

Os convidados de honra que tem feito história ao longo dos anos, vão assistir da tribuna, na Avenida António Feijó, ao Cortejo que este ano comemora 60 anos, e que continua a ser um dos momentos mais altos das festas, enquanto museu vivo das atividades, costumes e tradições das freguesias limianas.

Fernando Pimenta, consagrado atleta limiano, detentor de dezenas de títulos europeus, mundiais e olímpicos, é o atleta português de canoagem mais galardoado. Recentemente, participou no campeonato de canoagem de distâncias não olímpicas, no Uzbequistão, no qual conquistou três medalhas: prata em K1 500 e K1 5000 e bronze em K4 misto. Ainda este mês, vai participar no campeonato do mundo de maratonas, a realizar de 19 a 22, na Croácia.

Hélio Lucas treina Fernando Pimenta há mais de 20 anos e grande parte da sua vida foi dedicada à modalidade de canoagem, ao Clube Náutico de Ponte de Lima de quem foi membro fundador.

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente na quarta-feira, dia 4 de setembro às 21h15 com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Janeiro, 2026

ULSAM reforça equipas com 84 novos profissionais de saúde

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.

Regional 3 Janeiro, 2026

AdAM lança concursos para melhorar abastecimento e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Regional 3 Janeiro, 2026

Estradas de Viana do Castelo não registam mortes durante as festas de Ano Novo

O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube é penalizado no Ranking Nacional por falta de apoios

O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Santa Luzia defronta hoje o Atlético CP na Liga Feminina de Futsal

Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.

Nacional 3 Janeiro, 2026

ASAE apreende 21 carcaças e instaura cinco processos por abate clandestino em várias cidades do país

Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.

Nacional 3 Janeiro, 2026

Treze mortos nas estradas e 470 detidos por álcool no Ano Novo

Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.