Logo
Regional

Fernando Pimenta e Hélio Lucas são convidados de honra do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas

3 Setembro, 2024 | 18:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Ponte de Lima prepara-se para celebrar mais uma edição das Feiras Novas, de 4 a 9 de setembro, oficialmente no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, publicado em Diário da República de 29 de novembro de 2023. Fernando Pimenta e Hélio Lucas vão participar no Cortejo Etnográfico.

Fernando Pimenta e Hélio Lucas, o notável atleta limiano e o seu treinador, são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico com início agendado para as 15h30 de sábado, dia 7 de setembro. O Cortejo Etnográfico das Feiras Novas que saiu pela primeira vez, no dia 16 de setembro de 1964, foi um momento histórico para a romaria.

Os convidados de honra que tem feito história ao longo dos anos, vão assistir da tribuna, na Avenida António Feijó, ao Cortejo que este ano comemora 60 anos, e que continua a ser um dos momentos mais altos das festas, enquanto museu vivo das atividades, costumes e tradições das freguesias limianas.

Fernando Pimenta, consagrado atleta limiano, detentor de dezenas de títulos europeus, mundiais e olímpicos, é o atleta português de canoagem mais galardoado. Recentemente, participou no campeonato de canoagem de distâncias não olímpicas, no Uzbequistão, no qual conquistou três medalhas: prata em K1 500 e K1 5000 e bronze em K4 misto. Ainda este mês, vai participar no campeonato do mundo de maratonas, a realizar de 19 a 22, na Croácia.

Hélio Lucas treina Fernando Pimenta há mais de 20 anos e grande parte da sua vida foi dedicada à modalidade de canoagem, ao Clube Náutico de Ponte de Lima de quem foi membro fundador.

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente na quarta-feira, dia 4 de setembro às 21h15 com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Forças Armadas continuam a apoiar populações afetadas pela depressão Kristin

As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo entre os dez distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Castelense ganha em Paredes de Coura e reforça liderança da 1ª divisão distrital

Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora seguem lado a lado na frente da 2ª divisão distrital

A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.