O músico português Fernando Daniel inicia no outono a primeira digressão internacional, que se estenderá por 2025, com concertos na Europa e uma passagem pela Ásia e Estados Unidos, revelou a editora Universal Music.
A série de concertos intitula-se “VHS Sessions Tour Internacional” e o primeiro concerto confirmado está marcado para 10 de novembro em Paris, embora a editora discográfica aponte uma data anterior, a 26 de outubro na Ásia, “a anunciar”.
Estão também confirmados concertos a 01 de fevereiro em Londres e a 06 de abril em Lausanne, na Suíça. Em maio, Fernando Daniel vai atuar em França (dias 03, 04 e 18), no Luxemburgo (dia 10) e na Bélgica (no dia 11).
Está ainda por anunciar o local de um concerto a 12 de abril de 2025, nos Estados Unidos.
Fernando Daniel prepara esta digressão internacional para apresentar o álbum “V.H.S. vol. 1”, que lançou em 2023 e com o qual já fez mais de uma centena de concertos em palcos portugueses.
“V.H.S Vol.1” é um álbum com uma assumida inspiração nas décadas de 1980-90, no qual o músico explora uma nova identidade, como contou à agência Lusa em maio de 2023, aquando da edição.
O álbum “acaba por ser uma viagem”: “Vem dos anos 1980-90, mas vou pondo, com o passar das músicas, cada vez mais elementos atuais”, explicou na entrevista.
Autodidata, Fernando Daniel começou por cantar em bares e festas, mas tornou-se conhecido do público através da televisão, em concursos de talentos.
Em 2016, venceu o The Voice Portugal, um programa televisivo no qual atualmente trabalha como mentor. Em 2018 editou o álbum de estreia, “Salto”, que apresentou numa digressão com mais de 150 concertos.
Em 2019 e em 2020, Fernando Daniel foi distinguido com o prémio Best Portuguese Act dos prémios de música da MTV Europa. Em 2020, editou o segundo álbum, “Presente”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.