O músico português Fernando Daniel inicia no outono a primeira digressão internacional, que se estenderá por 2025, com concertos na Europa e uma passagem pela Ásia e Estados Unidos, revelou a editora Universal Music.
A série de concertos intitula-se “VHS Sessions Tour Internacional” e o primeiro concerto confirmado está marcado para 10 de novembro em Paris, embora a editora discográfica aponte uma data anterior, a 26 de outubro na Ásia, “a anunciar”.
Estão também confirmados concertos a 01 de fevereiro em Londres e a 06 de abril em Lausanne, na Suíça. Em maio, Fernando Daniel vai atuar em França (dias 03, 04 e 18), no Luxemburgo (dia 10) e na Bélgica (no dia 11).
Está ainda por anunciar o local de um concerto a 12 de abril de 2025, nos Estados Unidos.
Fernando Daniel prepara esta digressão internacional para apresentar o álbum “V.H.S. vol. 1”, que lançou em 2023 e com o qual já fez mais de uma centena de concertos em palcos portugueses.
“V.H.S Vol.1” é um álbum com uma assumida inspiração nas décadas de 1980-90, no qual o músico explora uma nova identidade, como contou à agência Lusa em maio de 2023, aquando da edição.
O álbum “acaba por ser uma viagem”: “Vem dos anos 1980-90, mas vou pondo, com o passar das músicas, cada vez mais elementos atuais”, explicou na entrevista.
Autodidata, Fernando Daniel começou por cantar em bares e festas, mas tornou-se conhecido do público através da televisão, em concursos de talentos.
Em 2016, venceu o The Voice Portugal, um programa televisivo no qual atualmente trabalha como mentor. Em 2018 editou o álbum de estreia, “Salto”, que apresentou numa digressão com mais de 150 concertos.
Em 2019 e em 2020, Fernando Daniel foi distinguido com o prémio Best Portuguese Act dos prémios de música da MTV Europa. Em 2020, editou o segundo álbum, “Presente”.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.