O músico português Fernando Daniel inicia no outono a primeira digressão internacional, que se estenderá por 2025, com concertos na Europa e uma passagem pela Ásia e Estados Unidos, revelou a editora Universal Music.
A série de concertos intitula-se “VHS Sessions Tour Internacional” e o primeiro concerto confirmado está marcado para 10 de novembro em Paris, embora a editora discográfica aponte uma data anterior, a 26 de outubro na Ásia, “a anunciar”.
Estão também confirmados concertos a 01 de fevereiro em Londres e a 06 de abril em Lausanne, na Suíça. Em maio, Fernando Daniel vai atuar em França (dias 03, 04 e 18), no Luxemburgo (dia 10) e na Bélgica (no dia 11).
Está ainda por anunciar o local de um concerto a 12 de abril de 2025, nos Estados Unidos.
Fernando Daniel prepara esta digressão internacional para apresentar o álbum “V.H.S. vol. 1”, que lançou em 2023 e com o qual já fez mais de uma centena de concertos em palcos portugueses.
“V.H.S Vol.1” é um álbum com uma assumida inspiração nas décadas de 1980-90, no qual o músico explora uma nova identidade, como contou à agência Lusa em maio de 2023, aquando da edição.
O álbum “acaba por ser uma viagem”: “Vem dos anos 1980-90, mas vou pondo, com o passar das músicas, cada vez mais elementos atuais”, explicou na entrevista.
Autodidata, Fernando Daniel começou por cantar em bares e festas, mas tornou-se conhecido do público através da televisão, em concursos de talentos.
Em 2016, venceu o The Voice Portugal, um programa televisivo no qual atualmente trabalha como mentor. Em 2018 editou o álbum de estreia, “Salto”, que apresentou numa digressão com mais de 150 concertos.
Em 2019 e em 2020, Fernando Daniel foi distinguido com o prémio Best Portuguese Act dos prémios de música da MTV Europa. Em 2020, editou o segundo álbum, “Presente”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.