A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de inscrição das Feiras Novas, festas concelhias de Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pretensão hoje iniciada com a abertura da consulta pública.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a DGPC abriu a consulta pública, por 30 dias, para efeitos de inscrição das Feiras Novas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Segundo o documento, a DGPC “decide sobre o pedido de inventariação da manifestação Feiras Novas no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da consulta pública”, hoje iniciada.
Os elementos do processo de inventariação das Feiras Novas encontram-se disponíveis para consulta através do sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, MatrizPCI.
A proposta de classificação partiu do município, que submeteu o pedido em 2017, tendo sido feitos sucessivos pedidos de aperfeiçoamento pela DGPC, de acordo com os dados do processo.
As Feiras Novas de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, criadas pelo rei Pedro IV, por provisão de 5 de maio de 1826, vão decorrer este ano entre os dias 6 e 11 de setembro.
Organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela Câmara Municipal, a romaria começa no dia 6 de setembro com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa que junta centenas de tocadores de concertina e cantadores ao desafio.

Fotografia de capa: José Maria Barroso
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.