A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de inscrição das Feiras Novas, festas concelhias de Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pretensão hoje iniciada com a abertura da consulta pública.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a DGPC abriu a consulta pública, por 30 dias, para efeitos de inscrição das Feiras Novas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Segundo o documento, a DGPC “decide sobre o pedido de inventariação da manifestação Feiras Novas no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da consulta pública”, hoje iniciada.
Os elementos do processo de inventariação das Feiras Novas encontram-se disponíveis para consulta através do sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, MatrizPCI.
A proposta de classificação partiu do município, que submeteu o pedido em 2017, tendo sido feitos sucessivos pedidos de aperfeiçoamento pela DGPC, de acordo com os dados do processo.
As Feiras Novas de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, criadas pelo rei Pedro IV, por provisão de 5 de maio de 1826, vão decorrer este ano entre os dias 6 e 11 de setembro.
Organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela Câmara Municipal, a romaria começa no dia 6 de setembro com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa que junta centenas de tocadores de concertina e cantadores ao desafio.

Fotografia de capa: José Maria Barroso
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.