Logo
Regional

Feiras Novas de Ponte de Lima em vias de classificação nacional

10 Agosto, 2023 | 12:28
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de inscrição das Feiras Novas, festas concelhias de Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pretensão hoje iniciada com a abertura da consulta pública.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, a DGPC abriu a consulta pública, por 30 dias, para efeitos de inscrição das Feiras Novas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Segundo o documento, a DGPC “decide sobre o pedido de inventariação da manifestação Feiras Novas no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da consulta pública”, hoje iniciada.

Os elementos do processo de inventariação das Feiras Novas encontram-se disponíveis para consulta através do sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, MatrizPCI.

A proposta de classificação partiu do município, que submeteu o pedido em 2017, tendo sido feitos sucessivos pedidos de aperfeiçoamento pela DGPC, de acordo com os dados do processo.

As Feiras Novas de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, criadas pelo rei Pedro IV, por provisão de 5 de maio de 1826, vão decorrer este ano entre os dias 6 e 11 de setembro.

Organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela Câmara Municipal, a romaria começa no dia 6 de setembro com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa que junta centenas de tocadores de concertina e cantadores ao desafio.

Pode ser arte pop de 1 pessoa e texto que diz "FEIRAS NOVAS Ponte de Lima 6a11 setembro 2023 Ferreira Madr ៖ nm"

Fotografia de capa: José Maria Barroso

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 31 Dezembro, 2025

Luís Nobre rejeita ilegalidade em revisão orçamental da Câmara de Viana

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.

Nacional 31 Dezembro, 2025

F-16 da Força Aérea Portuguesa sobrevoam Viana do Castelo às 10h28 para desejar um Bom Ano

Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.

Música 31 Dezembro, 2025

MetaSonora atua na Praça da República no evento “Viana, Moscatel e Banana”

O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.

Regional 31 Dezembro, 2025

Chega acusa Câmara de Viana de violar a lei em revisão orçamental

O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.